olá a todos.
o paako, o boxer cá de casa, tem três anos. os papás resolveram mudar-se para um apartamento, mudança que vai ser complicada para o paako.
Actualmente ele está num canil, com abertura para a rua, cercado e está habituado a fazer as suas necessidades às horas que bem quer e lhe apetece, como é normal.
como deverei fazer? o apartamento tem um terraço, mas ainda assim queria habituá-lo a fazer as necessidades na rua. será que aos três anos ainda vou a tempo? como devo proceder? ele cá em casa só fez necessidades uma ou duas vezes e como foi repreendido, quando está em casa pede para ir à rua. como faço tenções de lhe dar total liberdade de movimentos, penso que ele vai pensar que o terraço é rua e logo pode fazer as suas necessidades.
será que a mudança de casa dos meus pais para o apartamento terá ser gradual. o paako é um cão muito sentimental e não me parece que vá gostar de se separar dos meus pais.
obrigado por me "ouvirem". aceitam-se sujestões
Ana
Mudança para apartamento
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro
- Registado: domingo dez 26, 2004 8:52 pm
- Contacto:
Os cães geralmente necessitam de 2 semanas para se habituarem ao seu novo espaço. Nesse tempo será necessário ter alguma paciência, uma vez que o canito puderá descuidar-se e fazer o serviço dentro de casa (pelo stress da mudança, por estar sozinho, por não saber onde é o seu espaço ainda).
Da minha pouco experiência, sugiro que lhe incutam o hábito de ir à rua, a horas certas e gratificando-o sempre que ele fizer as necessidades na rua ou no terraço.
Considero que o acto de lhe bater/repreender/gritar, não ajuda neste processo de aprendizagem e só serve para que o animal ganhe medos, stress, ansiedade e nervos...levando a outros problemas.
Por isso, optem por estabelecer uma rotina e recompensar o seu sucesso na integração da mesma.
Da minha pouco experiência, sugiro que lhe incutam o hábito de ir à rua, a horas certas e gratificando-o sempre que ele fizer as necessidades na rua ou no terraço.
Considero que o acto de lhe bater/repreender/gritar, não ajuda neste processo de aprendizagem e só serve para que o animal ganhe medos, stress, ansiedade e nervos...levando a outros problemas.
Por isso, optem por estabelecer uma rotina e recompensar o seu sucesso na integração da mesma.
<p>A minha cadela põe-nos cabeça em água!!!</p>
Olá ricarudo,
Uma vez que temos uma cadela com a mm idade (5 meses) gostaria de perguntar:
Ela já faz as necessidades somente na rua!??!
A aprendizagem de fazer só na rua leva muito tempo, tipo meses!?!? (p/ eu ficar mais descansada de que um belo dia ela vai aprender
). De resto sigo tb o teu metodo de aprendizagem.
Obrigada,
Kátia
Uma vez que temos uma cadela com a mm idade (5 meses) gostaria de perguntar:
Ela já faz as necessidades somente na rua!??!
A aprendizagem de fazer só na rua leva muito tempo, tipo meses!?!? (p/ eu ficar mais descansada de que um belo dia ela vai aprender

Obrigada,
Kátia
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
quiduxa escreveu:
tendo em conta que normalmente o cão acaba por se fazer à imagem do dono, as diferenças nas aprendizagens podem ser substanciais!!
sem querer meter o bedelho na vossa conversa!! gostava de salientar que cada boxer é um boxer e cada dono é um dono!Uma vez que temos uma cadela com a mm idade (5 meses) gostaria de perguntar:
tendo em conta que normalmente o cão acaba por se fazer à imagem do dono, as diferenças nas aprendizagens podem ser substanciais!!
Olá Pedrobaleia,
Acho que fez mt bem em meter o bedelho
, alias eu acho que o forum é mm para isso!!
Tendo em conta a tua experiencia com cães, podias me aconselhar o melhor metodo para conseguir uma melhor aprendizagem ?!? Eu realmente tenho tentado ir sempre as mesmas horas à rua e recompenso-a na rua e em casa ralho com ela, mas o problema é qd ela esta sozinha e ninguem lhe chama a tenção e a posteriori nós tb não o fazemos (não sendo em flagrante, n vale a pena), ela deve ficar um poquito confusa !!!
Confesso que fiquei um bocadinho preocupada com a afirmação "...tendo em conta que normalmente o cão acaba por se fazer à imagem do dono" . Que tipo de erros devo evitar cometer com a minha cadela de modo a não interferir no seu "caracter" !!?!
Mt obrigada
Kátia
Acho que fez mt bem em meter o bedelho

Tendo em conta a tua experiencia com cães, podias me aconselhar o melhor metodo para conseguir uma melhor aprendizagem ?!? Eu realmente tenho tentado ir sempre as mesmas horas à rua e recompenso-a na rua e em casa ralho com ela, mas o problema é qd ela esta sozinha e ninguem lhe chama a tenção e a posteriori nós tb não o fazemos (não sendo em flagrante, n vale a pena), ela deve ficar um poquito confusa !!!
Confesso que fiquei um bocadinho preocupada com a afirmação "...tendo em conta que normalmente o cão acaba por se fazer à imagem do dono" . Que tipo de erros devo evitar cometer com a minha cadela de modo a não interferir no seu "caracter" !!?!
Mt obrigada
Kátia
-
- Membro Veterano
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
moi?!?!Tendo em conta a tua experiencia com cães
é o meu primeiro boxer...e já tinha tido um caniche...
escolinha!!! vai com ela para uma escola, para aprenderem as duas como se devem fazer as coisas! há vários tópicos no fórum dos cães que falam sobre escolas, faz uma pesquisa e vê qual se adequa melhor à tua situação geográfica...podias me aconselhar o melhor metodo para conseguir uma melhor aprendizagem ?!?
os erros são normais e é com eles que vamos aprendendo!! quer queiras quer não, e se é contigo que a menina passa mais tempo, vão haver traços de carácter comuns a cadela e dona!!Que tipo de erros devo evitar cometer com a minha cadela de modo a não interferir no seu "caracter" !!?!
a melhor maneira de evitares cometer erros, é como disse acima, ir pá escolinha!!
ora essa!!! não tens de quê!!Mt obrigada
Bom dia pedrobaleia,
Pois eu tb já tinha pensado na alternativa da escolinha para dogs !!! Vou fazer a pesquisa como sugeriste e avançar com isso, pois não quero q a minha Amelie venha a ser uma cadela "dificil".
Bem, o meu marido não vai gostar mt de saber que a Amelie vai ter traços do meu caracter
, pois agora vai ter de "aturar" duas Escorpiãzinhas (signo, entenda-se
!!!
Um abraço e bom fim de semana,
Kátia
Pois eu tb já tinha pensado na alternativa da escolinha para dogs !!! Vou fazer a pesquisa como sugeriste e avançar com isso, pois não quero q a minha Amelie venha a ser uma cadela "dificil".
Bem, o meu marido não vai gostar mt de saber que a Amelie vai ter traços do meu caracter

Um abraço e bom fim de semana,
Kátia
-
- Membro
- Registado: domingo dez 26, 2004 8:52 pm
- Contacto:
Como o Pedro já referiu....cada dono é um dono e cada cão é um cão. Ambos os seres com personalidade individuais e complexas quanto baste!!
A Emma está em processo de aprendizagem à 2 meses...
já faz tudo na rua, muito embora leve uma eternidade para o fazer. Tem as seguintes prioridades na rua:
1º-Brincar com os papeis esvoaçantes;
2º-Meter à boca tudo o que o meu dono não vir;
3º-Cheirar todos os rastos possiveis e os "imaginários";
4º-Fazer um xi-xi;
5º-Fazer birra e deitar-me no chão;
6ª-Obrigar o meu dono a ir por aquela rua e não outra
7º-Cheirar mais um pouco
8º-Meter à boca beatas e obrigar o meu dono a meter a mão na minha goela
9º-Saltar para cima de estranho;
10º-Defeccar....finalmente, porque já estava muito apertadinha!!!
Ou seja,
Em menos de 30 min não te safas com a minha cadela.
Lógicamente não é sempre assim, de manhã ela demora muito menos, porque dorme a noite toda e alivia-se rapidamente. Mas por vezes, lá tem um descuido ou outro, como esta noite, em que teve de fazer xixi e cóco porque se armou em lambona e devorou 400 gr de ração quando chegou a casa.
Mas de resto, temos de ter paciência e mostrar-lhe que é errado fazer as necessidades em casa (quando a apanhamos em flagrante), que é bom fazer na rua (com festas, alegria e guloseimas) e meter na cabeça que não vale a pena gritar, stressar, gesticular, aparvalhar...porque eles acabam por fazer as coisas à maneira deles e como as entendem/percebem.
A Emma está em processo de aprendizagem à 2 meses...

1º-Brincar com os papeis esvoaçantes;
2º-Meter à boca tudo o que o meu dono não vir;
3º-Cheirar todos os rastos possiveis e os "imaginários";
4º-Fazer um xi-xi;
5º-Fazer birra e deitar-me no chão;
6ª-Obrigar o meu dono a ir por aquela rua e não outra
7º-Cheirar mais um pouco
8º-Meter à boca beatas e obrigar o meu dono a meter a mão na minha goela

9º-Saltar para cima de estranho;
10º-Defeccar....finalmente, porque já estava muito apertadinha!!!
Ou seja,
Em menos de 30 min não te safas com a minha cadela.
Lógicamente não é sempre assim, de manhã ela demora muito menos, porque dorme a noite toda e alivia-se rapidamente. Mas por vezes, lá tem um descuido ou outro, como esta noite, em que teve de fazer xixi e cóco porque se armou em lambona e devorou 400 gr de ração quando chegou a casa.
Mas de resto, temos de ter paciência e mostrar-lhe que é errado fazer as necessidades em casa (quando a apanhamos em flagrante), que é bom fazer na rua (com festas, alegria e guloseimas) e meter na cabeça que não vale a pena gritar, stressar, gesticular, aparvalhar...porque eles acabam por fazer as coisas à maneira deles e como as entendem/percebem.
<p>A minha cadela põe-nos cabeça em água!!!</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
rikarudo,
Acho que essas prioridades quando eles atingem adolescencia... mudam!
O Popeye agora passou a ter acho que apenas 4 prioridades, Marcar território passa a vida em 3 patas... Correr até ja não conseguir mais, seguir rastos e fazer birras para ir para outra rua ou passeio... mas quando era pequeno tinha as prioridades da sua Ema principalmente os papeis voadores...

Acho que essas prioridades quando eles atingem adolescencia... mudam!
O Popeye agora passou a ter acho que apenas 4 prioridades, Marcar território passa a vida em 3 patas... Correr até ja não conseguir mais, seguir rastos e fazer birras para ir para outra rua ou passeio... mas quando era pequeno tinha as prioridades da sua Ema principalmente os papeis voadores...

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
é verdade...Acho que essas prioridades quando eles atingem adolescencia... mudam!
o meu eddie está quase com 17 meses e agora tem prioridades muito mais nobres...
1 - marcar o território, sobretudo em partes móveis que por serem móveis mudam de sítio...tipo...carros...
2 - aliviar os intestinos mas de uma forma expandida, ou seja, os cocós não são para ficar em monte, mas sim para ir fazendo e andando...para o dono ter um bocadinho mais de trabalho...
3 - perseguir todos os animais que não sejam canídeos, do tipo, gatos, coelhos, galinhas, patos e por vezes pardais e pombos

4 - finalmente dar alguma atenção ao dono e regressar a casa...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Oh Pedro sabes como é... eles amadurecem... adquirem comportamentos mais estranhos e os donos que aguentem...
O Popeye agora tenta-me passear a mim, é do genero solto-o e ele pega na trela e leva-me a passear... e o engraçado é que quando eu não quero ele faz um latidos para me obrigar. Isto de aturar um boxer tem que se lhe diga.
O Popeye se vir uma pomba corre que nem louco... é certo que a pomba so de o ver levanta voo, achas que ele se importa??? Nah corre em sentido contrario e procura outa... ele precisa é de pretexto pa correr...
O Popeye agora tenta-me passear a mim, é do genero solto-o e ele pega na trela e leva-me a passear... e o engraçado é que quando eu não quero ele faz um latidos para me obrigar. Isto de aturar um boxer tem que se lhe diga.
O Popeye se vir uma pomba corre que nem louco... é certo que a pomba so de o ver levanta voo, achas que ele se importa??? Nah corre em sentido contrario e procura outa... ele precisa é de pretexto pa correr...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.