Boxer - bom cao de guarda????

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda jan 30, 2006 10:46 pm

Quanto aquilo da caça, por alguma razão os perdigueiros portugueses foram feitas atraves do cruzamento entre boxer e pointer..
Desculpe lá mas so pode estar a gozar pois só?

De onde discorre tão brilhante ideia? Como é que é possivel o Perdigueiro ter origem no Pointer, se o Pointer é uma raça com 200 anos de existencia e quando o Perdigueiro é ainda mais antigo que a nossa nacionalidade?

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda jan 30, 2006 10:50 pm

:roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
FAbarm
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 11:36 pm

Mas tem duvidas do que eu escrevi?

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 11:56 pm

Mas tem duvidas do que eu escrevi?
Nenhuma, tinha dúvidas do que o outro forista disse antes ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Zorrito
Registado: sábado jul 03, 2004 11:11 am

terça jan 31, 2006 12:34 am

Consulte estes dois sites, dão vários exemplos de Boxers a fazer guarda.

[url]http://boxers_house.vilabol.uol.com.br/[/url]

http://www1.uol.com.br/au/boxer.htm
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça jan 31, 2006 8:01 am

se não estou em erro o boxer está entre as 4 raças oficialmente reconhecidas pela fci como cão de defesa pessoal!
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 31, 2006 10:33 am

Recomendo francamente a leitura do livro da falecida FRIEDERUN STOCKMANN, nascida na em Riga (Lituania), em 1891 e falecida em Bayern (Alemanha) em 1972, “Uma vida com o Boxer”.
http://www.clikkailboxer.com/upload_php ... ckmann.jpg

É em italiano mas lê-se muito bem. Esta distinta senhora começou a criar a raça antes da I Guerra Mundial, continuando nessa profissão de fé ininterruptamente até à sua morte, sob o prestigiado afixo Boxer von Dom.
Foi distinta juíza internacional, julgando em todo o mundo, sendo os seus cães uma referencia na raça boxer.
O testemunho que ela dá da utilização do BOXER pelos alemães, durante as 1ª e 2ª guerras mundiais, é bastante esclarecedor quando às valências que o Boxer pode ter – como guarda de pessoas, como cão de defesa e como mensageiro.
Tudo depende do carácter individual e do aproveitamento que dele possamos fazer, com o devido treino e condicionamento.

Funcionalmente, como aliás se passa também com outras raças, é um cão multifacetado e polivalente. Emocionalmente, é um cão equilibrado que, pela sua predisposição natural, se converte numa verdadeira terapia de boa disposição com 4 patas.

O melhor conselho que aqui foi postado, para o forista indeciso, foi este:
CindelP Escreveu: Quando for comprar o seu cão, (…), pergunte ao criador que tipo de testes temperamentais faz aos cães dele, de forma a garantir as características inatas à raça
Da dica da Nanci, apenas me permiti retirar a raça boxer, porque considero a sugestão válida para todas as raças sujeitas a trabalho.
JoanaElectra Escreveu: Acho que o Boxer não está talhado para nada lol
Gostos e opiniões não discuto, embora me custe um pouco o fundamentalismo. O que vale é o sorriso no final da frase …
Sem facciosismos, não posso concordar com esta nossa amiga.
CindelP Escreveu: No entanto, penso que o dever dos criadores é manter a raça fiel às origens. A nível morfológico e especialmente a nível funcional.
Até porque foi devido a essa mesma necessidade funcional que se criou a raça.

Aqui é que “a porca torce o rabo”.
A sociedade actualmente não incentiva as raças denominadas “funcionais”, isto é, aquelas que foram desenvolvidas com um objectivo determinado (guarda, trabalho, protecção, defesa).
Muitas das raças actualmente classificadas como “potencialmente perigosas” pelo abortóide do Decreto-lei nº 312/2003, regulamentada pela Portaria nº 422/2004, estão lá contempladas apenas pela dimensão da mandíbula, porte do cão e especificidades rácicas – precisamente as características que estiveram na fixação e definição dessa raça.
É ilógico, não ?
Actualmente, a sociedade classifica tudo assim :
- A “coisa” tem utilidade/aplicabilidade actual ? (p.ex. animais de defesa)
- A “coisa” é economicamente viável de manter ?
- A “coisa” pode ser arrumada e não causa transtornos sociais ?
Um NÃO, implica a tentativa de erradicação do supérfluo, neste caso, das raças “desnecessárias”.
CindelP Escreveu: Dei uma pequena olhadela ao estalão do boxer, em que descreve um cão corajoso de presa, um motivado cão de trabalho e um excelente cão de guarda.
Testar a coragem e a capacidade protectora de um cão é algo muito simples - por exemplo, os ZTPs.

Ir com os cães a expôs de beleza é mais simples do que TRABALHAR COM ELES.
E depois há quem tenha receio de que um cão, excelente em beleza, possa revelar-se uma desilusão relativamente ao carácter (tímido, assustadiço) e como tal até fogem de os levar aos testes que se fazem nas monográficas.

Na minha opinião (não carece de contestação, é a minha, ok?) os clubes de raça terão um trabalho importante a desenvolver num futuro, espero que próximo, no sentido de que

- os testes de carácter venham a ser OBRIGATÓRIOS para a certificação de exemplares aptos para cria.

- continuando a existir o título de “campeão de beleza”, este não seria homologado sem o teste de carácter
----- este poderia ser obtido após a aquisição dos pontos necessários ao título de beleza, num prazo limite de 12 meses
----- caso o cão já tivesse efectuado e passado o teste de carácter antes atingir a pontuação para o campeonato de beleza, o titulo seria de imediato homologável

Seria bom que, com organização e empenho de todos – CPC, clubes de raça e proprietários de exemplares - se conseguisse vir a ter em Portugal “grupos de trabalho” disseminados pelo país e não apenas perto dos grandes centros urbanos.
Nestes pessoas que gostam desta modalidade e da canicultura poderiam encontrar orientação especializada e credenciada para treinar com os seus exemplares, visando a organização de provas de trabalho direccionadas para os respectivos títulos e certificação internacionais.

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
ahetal
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

terça jan 31, 2006 10:36 am

Quanto aquilo do Boxer e do Perdigueiro fui eu que perguntei a um medico veterinario, por sinal muito experiente..que envolveram Boxers no cruzamento com os perdigueiros para lhes dar força. Tambem nao vejo porque tanta admiração, se estiver errado estou errado, basta dizer isso.
cumprimentos
LindAlba
Membro Veterano

terça jan 31, 2006 12:45 pm

ahetal Escreveu: Quanto aquilo do Boxer e do Perdigueiro fui eu que perguntei a um medico veterinario, por sinal muito experiente..
E saíu bacorada ....
... espero que o tal vet seja mesmo, mas mesmo experiente... na profissão escolhida!!
Como conhecedor das mencionadas raças, teria feito melhor figura se tivesse lhe tivesse dito que desconhecia.
Afinal, a licenciatura em med. veterinária não significa que a pessoa tenha adquirido conhecimentos omniscientes sobre todas as espécies e raças do mundo animal.

Deitemos uma "pedra" sobre o tema.
FAbarm
Membro Veterano

terça jan 31, 2006 11:46 pm

ahetal Escreveu: Quanto aquilo do Boxer e do Perdigueiro fui eu que perguntei a um medico veterinario, por sinal muito experiente..que envolveram Boxers no cruzamento com os perdigueiros para lhes dar força. Tambem nao vejo porque tanta admiração, se estiver errado estou errado, basta dizer isso.
cumprimentos
Pois... deve ser tão experiente que até deve fazer isso em casa dele. E já a gora por curiosidade, quem é esse Sr. Dr. Veterinário?

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
carloscribeiro
Membro Júnior
Registado: segunda jan 23, 2006 11:52 am

quarta fev 01, 2006 9:57 am

olá

a questao do trabalho com boxers é bastante interessante, mas em Portugal tem um grande atraso em relação à maioria dos países.

Na passada monográfica foi realizado um ZTP...dos onze caes inscritos passaram dois, um macho e uma femea...que significa isto ?

Estavam inscritos cerca de 250 caes na monografica , porquê somente onze no ZTP ?

O BCP se quisesse podia ajudar a desenvolver o trabalho facilmente...obrigava o ZTP para o campeonato do clube !

carlos
LindAlba
Membro Veterano

quarta fev 01, 2006 3:08 pm

carloscribeiro Escreveu: O BCP se quisesse podia ajudar a desenvolver o trabalho facilmente...obrigava o ZTP para o campeonato do clube !
Não concordo inteiramente com o Carlos.

1º -
Uma coisa é um título de Beleza, outra um de Trabalho.
São objectivos distintos que podem ser obtidos em separado. Claro que um exemplar detentor de ambos os títulos deverá ser considerado um exemplar mais completo e válido em termos de canicultura.

2º -
Tudo o que é imposição, resulta negativamente. Na canicultura, a entidade que regulamenta e tem "poderes" para impôr normativos e supervisionar o seu (in)cumprimento é o C.P.C. .
Os clubes de raça apenas podem sugerir, cabendo aos seus associados colaborar (ou não) e progredir em termos cinófilos (ou ficar estagnados).

3º -
O carácter é importante para a determinação de exemplares equilibrados e que possam ser aproveitados para a reprodução, daí ser MINHA OPINIÃO que, juntamente com o título de Beleza, um exemplar apenas deveria ser certificado (pelo clube da raça) como "APTO PARA A REPRODUÇÃO" e/ou "CAMPEÃO DO CLUBE" após :

a) Teste de carácter ........ APTO
b) Displasia ..................... Grau A ou B (excepcionalmente, com C)
c) Cardiomiopatias ........... ISENTO
d) Pontuação ................... a necessária para obter o respectivo título

4º -
Como anteriormente já referi, para levar um cão a um ZTP não chega andar a brincar com ele nas vésperas da prova, ou mesmo a fazer umas corridinhas na praia.
É trabalho árduo, regular, que carece de espaço temporal e físico adequado e ainda de alguma ajuda e orientação.
Há quem envie os cães para um centro de treinos (em Espanha, Itália ou Alemanha) cerca de 2 a 3 meses antes das provas, onde são trabalhados diariamente por profissionais a um custo elevado.
Depois é levar o cão à prova de ZTP e esperar que os resultados surjam.
Em Portugal existem poucos locais (e poucos pessoas credenciadas) pelo que isso também afecta o número de exemplares que comparecem a esse tipo de campeonatos/provas.

Com o tempo lá iremos, se calhar mesmo atingindo aquilo que o Carlos propõe. Mas a opção de se ir gradualmente caminhando para esse objectivo parece-me mais acertada do que a imposição.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta fev 01, 2006 3:59 pm

Com o tempo lá iremos, se calhar mesmo atingindo aquilo que o Carlos propõe. Mas a opção de se ir gradualmente caminhando para esse objectivo parece-me mais acertada do que a imposição.

Concordo ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 02, 2006 3:12 am

LindAlba Escreveu: Claro que um exemplar detentor de ambos os títulos deverá ser considerado um exemplar mais completo e válido em termos de canicultura.
Não deverá ser considera mais completo. Deverá sim ser considerado completo, já que provou ter todas as caracteristicas inatas à raça - fisicas e psicologicas.

Qualquer exemplar, que apenas tenha sido dado apto morfologicamente (exposiçoes) ou apenas funcionalmente (provas de trabalho) é um exemplar incompleto e não merecedor do nome da raça que carrega.

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quinta fev 02, 2006 9:26 am

Qualquer exemplar, que apenas tenha sido dado apto morfologicamente (exposiçoes) ou apenas funcionalmente (provas de trabalho) é um exemplar incompleto e não merecedor do nome da raça que carrega.
Não será esta afirmação um exagero? :roll:
Responder

Voltar para “Boxer”