Viva,
Retirei da net a informação em baixo, pois penso de alguma forma ser útil para alguns...
" Introdução
Nós somos o que comemos – e o seu cão também! A aparência exterior dum cão pode aparentar boa saúde em termos gerais, mas a realidade pode ser bem diferente e na verdade pode estar numa condição seriamente pobre.
Ao longo do tempo, o Fido pode apresentar mudanças de comportamento e conduta, e levar o seu dono a questionar-se sobre o que se está passar... A resposta pode ser encontrada, muitas vezes, no prato da comida. Maus hábitos e comida, digamos, de baixo custo nada fazem senão danificar a saúde do seu animal de estimação, por isso, uma rotina saudável nas horas das refeições é fundamental para manter o Fido no topo da sua condição física, por dentro e por fora.
Nutrição
Permita ao seu cão uma alimentação baseada em ração seca como principal fonte de alimento.
A maioria dos alimentos secos são baseados em soja, milho ou arroz. Os melhores alimentos têm carne ou peixe como seu primeiro e principal ingrediente. Apesar de mais caras, vale a pena ponderar estes alimentos, pois existem atenuantes. Por exemplo, os cães comem menos quantidade quando os alimentos são de alta qualidade e portanto reduzem-se os custos.
Os alimentos Premium, bem como os de gama regular, contêm proteína, hidratos de carbono, gordura, vitaminas e minerais, cinco dos seis nutrientes básicos necessários para garantir uma boa saúde ao seu cão. O sexto é a água, que o dono lhe fornece. Com poucas excepções, estes alimentos não requerem suplementos.
Os requerimentos nutricionais para cães variam segundo a actividade, o nível de stress e ainda o historial clínico.
Proteínas, gorduras e hidratos de carbono são necessárias para energia. Os cães gastam energia de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, nas cadelas aleitantes, o exercício intenso ou o regular da temperatura durante o frio no Inverno são actividades bastante exigentes em termos energéticos. Se o seu cão anda na rua o tempo todo, provavelmente tem uma actividade mais intensa e requer maior percentagem de proteína e gordura para a produção de energia do que um cão que está em casa a maior parte do tempo.
Escolha um alimento Premium baseado em carne ou peixe com pelo menos 26% de proteína e 15% de gordura, para os cachorros que estão a crescer ou para manter um cão adulto saudável. Para cães extremamente activos pode necessitar de um pouco mais. Escolha uma percentagem inferior para um cão mais velho que é saudável, mas menos activo. Não adicione suplementos, especialmente cálcio, a não ser por prescrição do seu veterinário.
Cálcio
Todos os alimentos disponíveis hoje em dia têm mais do que suficiente cálcio para raças grandes ou gigantes, por isso, suplementos deste mineral não são indicados. O excesso de cálcio pode provocar sérios problemas de saúde e crescimento ao seu cão.
Vitamina C
Algumas pessoas acreditam que a vitamina C ajuda a prevenir ferimentos e atenua o stress da obediência; outros acreditam que ajuda a prevenir artrite e displasia; outros ainda crêem que os cães produzem no seu próprio organismo vitamina C suficiente para cobrir as suas necessidades.
Todos concordam, no entanto, que a vitamina C é necessária para o bom desenvolvimento dos ossos e ligamentos. Se decidir que deve administrar vitamina C extra ao seu cão, comece devagar e gradualmente aumente a dose. Aumentos súbitos de vitamina C podem causar diarreia.
A dose diária recomendada para um cão adulto é de 1000 mg por dia. Isto significa dar 500 mg com cada uma das duas refeições diárias.
Etiqueta e Boas Maneiras à Mesa
A importante hierarquia de domínio existente na sociedade canina pode também fazer-se sentir à volta do comedouro, por isso deve facultar a cada cão o seu próprio comedouro. Alimentar vários cães de um único comedouro é provável que resulte em que pelo menos um deles não consiga comer o suficiente. Os cães mais dominantes exercerão o seu poder para definir quem comerá mais e quem comerá menos.
Alimente cada cão num local diferente, talvez algumas dezenas de centímetros uns dos outros. Estabeleça um horário de refeição de pelo menos duas vezes por dia. Dê 15 a 20 minutos para comerem e depois remova todos os comedouros. Isto justifica-se porque você é o líder Alpha e os líderes controlam a comida. Não se esqueça de lavar bem todos os comedouros.
Eleve um pouco os comedouros da comida e da água para que o Fido possa comer a sua refeição mais confortável.
Divida a dieta dos cachorrinhos em três ou mais refeições por dia. Quando são pequeninos comem grandes quantidades de ração seca por dia, por isso necessitam de pelo menos três refeições por dia até aos quatro meses e dai em diante dê duas refeições por dia. Em adulto duas refeições vai ajudar a evitar a dilatação gástrica. Se o cachorrinho tem uma casota, deve comer lá. Isso ajuda-o a adaptar-se ao espaço e limita o exercício depois de comer.
Proporcione sempre bastante água fresca e limpa, mas limite o acesso à água imediatamente antes e depois da ração seca para evitar a expansão do alimento no estômago. Se o seu cão preferir uma refeição mais leve, humedeça os pedaços de ração com água antes de servir.
Exercício
O Fido precisa de bastante exercício para manter-se em forma. Ele apreciará uma boa caminhada diária consigo a seu lado, quer tenha ou não um grande quintal para correr e explorar. Contudo, tenha cuidado para não exceder os limites dos cachorrinhos e cães jovens, especialmente cães de raças grandes. Os seus ossos são moles e esponjosos e não ossificam completamente até aos 18 meses de idade. Os mais novos não devem ser autorizados a dar saltos longos ou altos, isto inclui saltar de uma pickup por exemplo. Os esforços mais pesados devem ser evitados até o cão ser adulto, dependendo da raça, pode levar até dois anos ou mais.
Cachorrinhos que brinquem com outros cachorrinhos ou cães jovens saberão quando estão cansados. Deitar-se-ão e descansaram ou dormirão um pouco. Mas cachorrinhos que brinquem com cães adultos tenderão a exceder a sua capacidade física e estarão mais predispostos a magoarem-se.
Se ao seu cão foi diagnosticada uma doença como artrite ou displasia, é igualmente importante que se mantenha em forma. O exercício diário ajuda-o a lidar melhor com os seus problemas e a manter-se saudável. Não o prive do seu necessário e desejado exercício apenas porque tem um problema de saúde. Deixe-o correr tanto quanto possa.
Mantenha o controlo sobre os exercícios e brincadeiras dos seus cachorros, evitando “jogo duro” que possa levar a que se magoem. "
Informação
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1258
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
mais um bom tópico!


Claro que sim, retirei do site da PetEmotions, cujo link segue em baixo.
http://www.petemotions.com/comunidade.a ... anuais[url][/url]
http://www.petemotions.com/comunidade.a ... anuais[url][/url]