variações ao estalão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Marggo
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2003 3:37 pm

segunda set 25, 2006 10:09 am

Apesar de não entender muito destas coisas, acho que a NOkas deu um grande contributo nesta explicação...

Já vi que percebes bem do assunto... ;)
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda set 25, 2006 11:23 am

:oops::oops::oops::oops::oops::oops:

Sabes que quando decidi, há uns anos atrás, que queria um dia no futuro ser criadora e juíza da raça, comecei logo a esforçar-me por fazer as coisas bem feitas... muito antes de comprar a minha cadela já tinha estabelecido parâmetros para o tipo de cão que queria criar, que tipo de linhagens iria usar, etc...

Para além disto tentei aprender com quem de certeza sabia muito mais que eu, arranjei uma "professora", ela também criadora e juíza da raça, que sempre se mostrou disposta a ajudar em tudo, tal como fez com outras pessoas... Eu não tenho qualquer pretensão de ser mais e melhor que os outros, tento todos os dias aprender mais um pouco com a experiência pessoal e trocando ideias com outros criadores, mas considero que o conhecimento não é exclusivo e por isso faço por difundir aspectos que considero relevantes... afinal, se todos nós soubéssemos um pouco mais sobre criação (racional e selectiva, obviamente) e cuidados com um boxer, muita coisa que anda por aí seria evitada, não acham?

Porque o mal acontece, a vigarice perdura e os criadores de vão de escada existem... porque a maioria das pessoas estão desinformadas sobre a raça, não é? Quantas pessoas "comuns" sabem o que é um verdadeiro boxer? SE soubessem não diziam coisas como:

- A sua boxer não é pura, pois não?
- A sua cadela é de que raça?
- É um boxer? É tão estranho...

E outras coisas do género... :( :? Que a mim chocam, assustam e fazem-me pensar desiludidamente "Onde é que será que vamos parar?!"
Marggo
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2003 3:37 pm

segunda set 25, 2006 12:04 pm

Pois é...

O meu cão como não tem as orelhas correctamente posicionadas, quando vai a andar todo desaustinado mete-as para trás, então algumas pessoas dizem: é um pitt bull...

Pit Bull, o Zuck :evil: :evil:
Onde é que já se viu? Confudir um boxer com um pitt...
Só se for por ele ainda ser pequeno e todo musculado...

Mas como é que se chega a Juiz da raça? é preciso algo em especial? :oops:
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda set 25, 2006 2:40 pm

Não percebo muito bem o "caminho" a fazer, talvez porque nunca fui ao CPC perguntar (por falar nisso quandso acabar este post ligo pra lá a ver se me sabem dizer alguma coisa) :p

Mas sei que é necessário pelo menos termos 3 campeões da nossa criação (criados por nós, não vale cães adquiridos) e depois temos de começar do zero, ou seja, sermos comissários de ringue em exposições "menores" e depois ir subindo subindo, com avaliações pelo meio, que penso que as mais básicas são efectuar relatórios de avaliação de um cão coincidentes com os relatórios do juíz...

Ah, e para julgarmos boxers temos primeiro de saber julgar todos os cães no geral e o 2º grupo de forma cuidada.
Racksi
Membro
Registado: segunda nov 01, 2004 7:21 pm

domingo out 08, 2006 9:10 pm

Viva,

Voltando um pouco aqui a este tópico e ainda sobre o estalão, estava eu aqui a dar a volta a uns livros quando dei por um já um pouco antiguito que tem na capa dois belos exemplares (a meu ver) Boxer's. O livro em causa é da Anni Mortensen (o Boxer) e nas páginas iniciais, esta descreve o estalão tal e qual hoje o conhecemos.

Coloco aqui algumas perguntas:
Qual a vossa opinião sobre os exemplares da capa (para quem conhece o livro, claro...) ?

Havendo diferenças significativas nos exemplares de outrora e nos de hoje, e elas são bem evidentes pois olhando para o focinho dos dois exemplares da capa e comparando com os focinhos dos Boxer's de hoje, verificamos que existem diferenças ao nível do comprimento dos mesmos, logo uma dúvida me assiste, então se estes exemplares da capa estavam dentro do estalão e os exemplares de hoje também, lendo a descrição do estalão de há 20 anos verifico que o que lá diz é a mesma coisa de agora (proporções da cabeça), então como é que ficamos? então as medidas de hoje não são ligeiramente diferentes das de outrora, como é que nos textos se mantem a mesma coisa?

Se eu levesse uma linhagem de Boxer's com as caracteristicas das destes dois exemplares a uma expo, não seria logo colocado para o lado?

Vá lá, conhecedores, criadores e futuros candidatos a, digam de sua justiça...
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta out 11, 2006 12:43 pm

Os dois Boxers da Capa do Livro, efectivamente encontram-se um bocadito longe do que estamos habituados em exposições e monografias.

Os focinhos... é para mim o ponto que chama mais atenção
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Racksi
Membro

quarta out 11, 2006 4:27 pm

Citação de ActionGirl
"Os dois Boxers da Capa do Livro, efectivamente encontram-se um bocadito longe do que estamos habituados em exposições e monografias.

Os focinhos... é para mim o ponto que chama mais atenção"

Claro, até aí já eu tinha percebibo...
Hoje estão ou não dentro do estalão? isto é que eu queria que me respondessem...
E há 20 anos estavam ou não?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta out 11, 2006 5:18 pm

Hoje não estão, se estivessem o meu Popeye estaria dentro do estalão...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quinta out 12, 2006 9:19 am

penso que hoje se aplica a regra dos terços, e penso que há vinte anos seria a mesma coisa (ou não...) a diferença está no gosto e no olho!!
das poucas expos a que fui (ver e/ou participar), só numa vi a juiza com a "palete" das cores dos olhos, e a pedir para pôr o cão de frente para a luz solar...nas cabeças é a mesma coisa! o juiz olha, e se lhe parece agradável ao olho, classifica como bom, se não lhe agrada...classifica como menos bom! não faz uma avaliação de régua e esquadro!
Racksi
Membro

sexta out 13, 2006 8:51 pm

Citação de Actiongirl
"Hoje não estão, se estivessem o meu Popeye estaria dentro do estalão..."

Será?

Então e há 2 ou 3 décadas atrás, estariam?
marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

sexta out 13, 2006 9:56 pm

provavelmente sim.... a criação dos boxer é relativamente recente... e acho k ha parametros ainda por definir
;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sábado out 14, 2006 1:11 am

Então e há 2 ou 3 décadas atrás, estariam

Mas ai é que esta, Boxer tem Lop, Lop arranjam-se em qualquer sitio.

Quantos Boxers com Lop não correspondem de modo algum ao estalão?
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sábado out 14, 2006 8:10 am

rita

em exposições não é o lop que diz se é ou não boxer!!

podes ter um boxer sem lop e um oxer com lop!

se achares que tens um boxer sem lop, há sempre possibilidade de pedires um registo inicial (independentemente da morosidade e adversidades do processo...) e se ele fôr realmente bom até pode vir a ser um campeão! mas se tiveres um oxer com lop, nem ao Muito Bom chegas (em condições normais...)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sábado out 14, 2006 11:59 am

Eu sei Pedro, eu apenas referi a questão do Lop para o que aceite em Boxers
N0kas
Membro Veterano

domingo out 15, 2006 11:34 am

O boxer com o tempo foi evoluindo... e o que convém reter é que há 30 anos, mesmo dentro do estalão, os boxers eram muitissimo diferentes dos da actualidade...

De qualquer forma os cães da capa do livro em causa aproximam-se da linha de boxers dita "inglesa", que nada tem a ver com a europeia... há 3 linhas distintas, que não podem de forma alguma ser comparáveis, pois evoluiram independentemente... a americana, a inglesa e a europeia... há 2 ou 3 décadas atrás mesmo os boxers da capa não seriam considerados de topo sob o ponto de vista da linha europeia... Se quiserem um livro com boxers de topo, de há 2 décadas atrás e 3, é pegarem no livro "Il boxer" de Guido da Tortona, ed. de Vecchi, e verão aí que afinal a diferença até nem é muita para a actualidade.

O estalão não é totalmente rígido, apresenta grande flexibilidade em vários aspectos... só que uma coisa é o estalão, outra coisa é a evolução, a tendência. E podemos afirmar que, apesar dos boxers dos últimos 20 anos estarem perfeitamente todos no estalão (os boxers de exposição com características reconhecidas, e da linha europeia), as coisas vão mudando seguindo uma tendência evolutiva e há aspectos que com o tempo se tornaram obsoletos.

Mais alguma dúvida? ;) :P
Responder

Voltar para “Boxer”