Cruzamentos atípicos: Resposta ao André Corte-Real, à Ritinha Chaves, etc.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

chokole
Membro Veterano
Registado: quinta out 13, 2005 8:39 pm
Localização: Jeco/srd, Vitória e Gontzal/boxers, Askari/Montanha Pirinéus e sempre no coração os que partiram
Contacto:

terça dez 05, 2006 3:19 pm

Resposta ao André Corte-Real, à Ritinha Chaves e a todos os defensores dos cruzamentos atípicos, de brancos e sem documentação legítima

Antes de ler o que escrevi, que ninguém misture o amor que se tem ou não a um qualquer animal com a funcionalidade de um tipo/ raça de cão.
Quer se queira quer não, os estalões das raças existem para alguma finalidade e tem X regras por algum motivo, sejam elas de pelagem, altura, profundidade de peito, proporções de cabeça, de corpo, etc etc... os indivíduos que estão inscritos num livro de origens e preenchem os requisitos do estalão tem a sua inscrição garantida nesse livro de origens (desde que criador/ donos entendam fazer o registo), os que não tem essas características não podem entrar.
A pelagem branca foi retirada essencialmente porque é uma característica de um Bulldog, não de um Boxer... quando se criou a raça foi determinado na altura que a característica X é desejável e a característica Y a excluir e portanto, foram seleccionando os animais que encaixavam no que se pretendia e retirando os restantes até se obter um grupo homogéneo e que se reproduzia gerando as mesmas características ou melhores.
Aos animais retirados, não lhes aconteceu necessariamente nada de mal, foram por exemplo dados ou vendidos a baixo custo a pessoas que queriam apenas e só um animal de estimação. Estes animais simplesmente não foram usados para uma entrada num livro de origens. São cães como os outros, merecem amor como os outros, mas de facto são excluídos do processo de selecção.
É tão simples como isso e acontece em cães, gatos, cavalos, porcos da índia, coelhos, etc.
Ainda há dias vi um Boxer com máscara atípica e olhos azuis. E da mesma maneira que os donos dos brancos dizem que um Boxer branco devia ser aceite pelo estalão, afinal só muda a cor, a dona daquele diz que o dela, que até tem menos de 1/3 branco, também devia ser aceite pois afinal é tal e qual um Boxer, só tem os olhos azuis... depois aparece um com um cão muito parecido com um Boxer mas branco de olhos azuis e disto até registarmos Huskys como Boxers é só um passinho. Bem, isto até teria uma vantagem, já que o nosso Husky/ Boxer já viria com as orelhas em pé e não há portanto a necessidade de as cortar... apenas o rabo, aos 2 dias de vida.
Falando a sério, o estalão, quer se queira ou não, é um conjunto de características a que um animal tem de obedecer, além de ter ascendência conhecida.
Nessas reuniões de 5 anos a que o André Corte-Real refere como se se tratasse de um bando de gente confusa e sem saber o que quer, o Boxer foi definido como um cão de utilidade, apto para trabalhos de polícia e como cão de guerra (foi utilizado nas I e II Guerras mundiais e até houve experiências na guerra das nossas colónias pela sua pelagem mais curta que a de um Pastor Alemão. Para estas tarefas, um manto branco era motivo automático de exclusão, tornava o cão muito visível e portanto vulnerável.
É também de salientar que o branco se mantém porque se entende desejável cães marcados a branco (como o Oliver-Jones que citam por exemplo).
O branco no Boxer é produzido pelo gene semi-recesivo Sw de que os cães marcados a branco tem apenas um exemplar. Os Boxers brancos tem um par de caracteres Sw (puro) e este par de caracteres está não só associado à cor branca como a outros problemas de saúde como a surdez (também nos Bull-Terriers e Dalmatas), problemas cardíacos e outros.
Nestes quase 100 anos que para o André estão pelos vistos errados, tem-se trabalhado para melhorar as características da raça (por exemplo com a selecção dos Boxers sem rabo que já assim nascem e que foram produto de uma selecção em Inglaterra)... os brancos há muito que há consenso de que estão excluídos do estalão e nem sequer se entende que isso se coloque como melhoria, nem que seja porque são animais geralmente doentes e a cor branca lhes dificulta o trabalho.
E gostava que algum destes defensores do branco me explicassem em que é que produzir esta variedade melhora a raça? O André refere algures que a vantagem do seu cão é filho do Oliver-Jones e portanto pode produzir bons filhos como o pai. Mas não há garantia que assim seja, depende do cruzamento e alem disso tendo o gene Sw puro a probabilidade de gerar filhos com taras genéticas é muito maior que a probabilidade de gerar filhos muito bons. Contraponha a isto todos os irmãos do seu cão que tem as mesmas coisas boas que o seu mas que não tem o par de Sw e não me parece que valha a pena.
É a ciência a falar, a lógica desapaixonada a falar, as Leis de Mendel, nada de novo e só não vê quem não quer.
Qual é a melhoria prática que o André, a Rita ou outros pretendem obter para a raça com a cor branca?? Facilidade em obter cães surdos, com problemas de coração ou cancro de pele? Acho que já basta as doenças que ainda não foram erradicadas da raça ou sou eu que estou a pensar mal?
Não estou a falar da melhoria para o dono, estou a falar da melhoria para a raça e realmente gostava de entender este ponto de vista para o qual, a única explicação que encontro é que dá jeito, uma vez que assumidamente, tanto o André como a Rita usam animais de cor branca nas suas ninhadas e gostariam que os filhos fossem LOP, o que os valorizava financeiramente esses cachorros.
Da mesma maneira que o André refere que um animal não é mais feliz por ir a uma exposição, eu posso referir que também não é mais feliz por estar dentro do estalão ou por estar ou não inscrito num livro de origens... a felicidade é do dono que cobra mais por um cão com LOP e menos pelos filhos de um branco e/ ou de um sem papeis.
Aliás, se a Ana e o Pedro Bispo cederam ao André um cão branco, devem ter-lhe explicado que não tinha papeis e que não era para reprodução. Concordou porque na altura era conveniente e queria um cão, agora para fazer ninhadas já é uma grande chatice. Ora se o cão tivesse papeis, seria um von Bispus e teria sido vendido pelo preço de um von Bispus certo? Eu acho pertinente perguntar, se queria fazer ninhadas, porque não lhes comprou um cão para esse efeito? Do que conheço da Ana e do Pedro Bispo, se tivesse pedido um cão para reprodução eles certamente lhe teriam cedido um animal adequado a esse fim, NUNCA um branco.
Eu realmente consigo ficar espantada com certas coisas que leio e relembro ao André que realmente esse cão dos primórdios da (pré-)raça que usa para defender a dama "Boxers Brancos" é um cão de início do século passado, a raça Boxer ainda nem sequer existia como raça e como em todas as raças é normal que tenha havido ampla discussão e debate, experiências, etc até se chegar a um consenso... desse consenso, dessas discussões e estudos que duraram - como diz 5 longos anos - chegou-se a acordo em que não havia Boxers brancos e agora o André quer andar quase 1 século de selecção e criação para trás e provar a esses senhores que estavam todos errados... eles, a Frau Stockman e todos os criadores que desenvolveram a raça ao longo deste quase século em todos os cantos do mundo... quase um século de ideias erradas para chegarmos a 2006 e como algumas pessoas usam erradamente animais brancos nas suas ninhadas se concluir que é toda esta gente que está errada!
Tem lógica!
O que me parece, por muito que não queiram admitir, é que geralmente as pessoas gostam muito da raça, acham cães bonitos, etc... querem um exemplar mas não podem ou não querem gastar o dinheiro para adquirir um exemplar da raça com LOP e com as características da raça... optam então por um branco ou por um cão que tenha alguma característica que o torne barato ou grátis.
O criador geralmente até diz que é um cão de companhia e para ter o animal até garantem que é só para companhia... mas depois... depois, são humanos e pensam... mas o meu cão é tão bonito, gostava de o reproduzir, gostava de fazer umas ninhadas, que injustiça, etc... e toca a fazer ninhadas em cima do joelho e a vender cães filhos de brancos, porque pronto, mesmo vendendo esses cães a 50 euros sempre são 50 euros que entram e toca a sair cães com problemas cardíacos e coisas que tais (eu infelizmente passam-me muito essas situações de desgraça e donos desesperados com cães doentes e atípicos pelas mãos), histórias essas que por vezes acabam muito mal. Às vezes nem dá para ter pena dos donos porque no fundo também eles foram no mesmo esquema de comprar (ou ter de graça) um animal para depois fazerem lucro. Como diz uma grande criadora Portuguesa, as pessoas querem chocolate pelo preço do sucedâneo de chocolate e depois admiram-se!
E isto aplica-se ao post do André como à discussão da Ritinha Chaves.
A única coisa que vos posso dizer é que se querem fazer criação então muito bem, façam-na a sério. Se não tem condições então esperem o tempo necessário até ter essas condições. Já o tinha dito por mail e/ ou no hi5 à Ritinha e volto a repetir porque pelos vistos caiu em saco roto. Se os pais não deixam, se isto ou aquilo, se não tem condições, então aguardem até terem essas condições, não se ponham é a arranjar animais baratos porque os pais não deixam comprar um caro e depois a fazer grandes tempestades para que digam que os vossos são, em termos de livro de origens, como os que não quiseram/ puderam comprar e pior... não se ponham a produzir animais de baixo custo que depois acabam desgraçados por caírem em mãos menos próprias.
E como será quando for necessário gastar 1000 euros num tratamento veterinário ou numa operação?
Ou fazer uma cesariana e ainda dar 100 euros para leite?
As coisas não são para se fazerem em cima do joelho e sem condições e é isso mesmo que eu aqui vejo e depois quem se lixa são sempre os mesmos, os animais que nem sequer pediram para nascer e acabam como muitas vezes acabam.
Por ultimo, os criadores não se manifestam a favor da criação de brancos... o que se passa é que por causa destes cruzamentos manhosos que se fazem com brancos e pelos problemas de saúde que muitos trazem, há criadores que optam por adormecer estes animais há nascença (a Ritinha e o André são dos casos que dão razão a estes criadores)... há depois um movimento dos criadores que são contra esta pratica e preferem arranjar lares para estes animais como animais de companhia. Infelizmente, como se pode ver neste fórum, não são as boas intenções que fazem andar o mundo e pelos animais é pena que assim seja!

Carla
http://boxer.esoterica.pt
<p>beijos pa quem os merece :)</p>
<p>Carla </p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça dez 05, 2006 4:05 pm

Por ultimo, os criadores não se manifestam a favor da criação de brancos... o que se passa é que por causa destes cruzamentos manhosos que se fazem com brancos e pelos problemas de saúde que muitos trazem, há criadores que optam por adormecer estes animais há nascença (a Ritinha e o André são dos casos que dão razão a estes criadores)... há depois um movimento dos criadores que são contra esta pratica e preferem arranjar lares para estes animais como animais de companhia. Infelizmente, como se pode ver neste fórum, não são as boas intenções que fazem andar o mundo e pelos animais é pena que assim seja!
eu não percebo nada de cães e percebo pouquíssimo de boxers, mas como tenho direito a opinião...

acho que os boxers brancos deveriam ser "adormecidos" à nascença, e acho também que criador responsável e que crie sem interesse outro que o evoluir positivo da raça, não adormecendo estes exemplares, deveria no mínimo esterilizá-los antes da entrega! mas esta é só a minha opinião!
chokole
Membro Veterano
Localização: Jeco/srd, Vitória e Gontzal/boxers, Askari/Montanha Pirinéus e sempre no coração os que partiram
Contacto:

terça dez 05, 2006 4:23 pm

Como os animais são entregues entre os 2 e 3 meses, a maioria faz um acordo de que entrega o animal e quando chegar a altura será castrado... a maioria dos donos cumpre, outros.... pois os cifrões falam mais alto.
<p>Carla </p>
AndreCorteReal
Membro Júnior
Registado: domingo nov 19, 2006 11:00 pm

terça dez 05, 2006 6:02 pm

Cara Chokole

Caso não tenha percebido não sou eu que tenho um cão filho do Von Bispus... era outro utilizador que não conheço, mas que corrobora da minha opinião por isso pode reverter as suas palavras para quem de direito ok??

Eu não tenho qualquer interesse financeiro na criação de Boxers, não faço... nem farei criação de boxers no futuro.
Apenas gostava de cruzar o meu cão pois é saudável para os mesmos e porque gostava que este tivesse descendência e no meu entender isso não interfere com a selecção da raça.

Tenho um boxer macho camurça, que não tem LOP, pois o pai tinha LOP mas a mãe não por ser branca embora ambos os pais derivem de linhagens puras, não sendo contudo cães de exposição ou campeões.

Não tenho qualquer interesse em que o meu cão tenha LOP pois não pretendo levá-lo a exposições nem fazer criação. Levantei a questão do boxer branco sem qualquer interesse pessoal.

Quanto às suas referências históricas pode sempre ler o que eu escrevi sobre o Floki, o 1º boxer registado como tal

Com os melhores cumprimentos
chokole
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 05, 2006 6:20 pm

não retiro nem uma palavra até porque as mesmas não eram dirigidas apenas a si mas tambem a todos aqueles que fazem este tipo de cruzamentos.
Branco ou filho de branco, sabe certamente que o seu cão, por muito que o ame, é um animal que não pode entrar no livro de origens e quando o adquiriu por certo foi-lhe explicado que não poderia fazer esse cruzamento.
Se não lhe explicaram foi enganado, acontece muito especialmente com pessoas que não tem a humildade de ouvir quem sabe aquilo que diz.
Dou-lhe o conselho de fazer uma visita de 15 minutinhos ali ao canil municipal de Lisboa para tomar consciência do triste destino de muitos desses animais que são produzidos a baixos custos com o argumento de que "gosto muito do meu cão e queria o filho dele"... as ninhadas são geralmente de 6 ou 7, ficam a sobrar uns 4 ou 5 depois do dono tirar o filho do seu cão e de dar um cachorro ao dono do pai e esses geralmente são adquiridos a baixo custo por gente que lhes dá um pontapé nas devidas proporções em que os comprou muito baratinhos.
eu li o que escreveu sobre o Flock St. Salvator, está aliás disponível na internet um resumo sobre o aparecimento da raça feito por mim em http://boxer.esoterica.pt/Artigos/Historia.htm mas o que escreveu é faccioso, presume que o Flock seja branco e chama incompetentes às pessoas que na época tomaram as decisões... está apenas e só a pensar com o coração e se calhar era altura de pensar de forma mais racional.
<p>Carla </p>
AndreCorteReal
Membro Júnior

terça dez 05, 2006 6:36 pm

Cara Chokole

Caso não tenha percebido não sou eu que tenho um cão filho do Von Bispus... era outro utilizador que não conheço, mas que corrobora da minha opinião por isso pode reverter as suas palavras para quem de direito ok??

Eu não tenho qualquer interesse financeiro na criação de Boxers, não faço... nem farei criação de boxers no futuro.
Apenas gostava de cruzar o meu cão pois é saudável para os mesmos e porque gostava que este tivesse descendência e no meu entender isso não interfere com a selecção da raça.

Tenho um boxer macho camurça, que não tem LOP, pois o pai tinha LOP mas a mãe não por ser branca embora ambos os pais derivem de linhagens puras, não sendo contudo cães de exposição ou campeões.

Não tenho qualquer interesse em que o meu cão tenha LOP pois não pretendo levá-lo a exposições nem fazer criação. Levantei a questão do boxer branco sem qualquer interesse pessoal.

Quanto às suas referências históricas pode sempre ler o que eu escrevi sobre o Floki, o 1º boxer registado como tal

marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

terça dez 05, 2006 7:02 pm

contra factos não ha argumentos... não caro andré? ;)
;)
AndreCorteReal
Membro Júnior

terça dez 05, 2006 7:06 pm

Não comprei o meu cão, foi-me oferecido tendo eu a plena consciência que este nunca entraria em exposições, nem nunca teria LOP.
E isso para mim, caso não tenha percebido, isso não me interessa nem me incomoda nada.
O que me interessa é que seja saudável e feliz e não que tenha currículo.
O seu cão por exemplo é muito bonito mas se calhar está a roçar o limite no que concerne à percentagem de branco...
Se calhar devia ser "adormecido" como diz aqui o seu colega... é este tipo de declarações ou opiniões que para mim não fazem sentido... "Adormecido" ????

A pessoa que me deu o cão, não tem, tal como eu, qualquer interesse financeiro na criação, esta pessoa tem dois boxers um macho camurça e uma cadela branca, ambos puros, e decidiu naturalmente cruzá-los... e para sua informação deu os cachorros todos, arcando com todas as despesas inerentes a uma ninhada, pois o seu único interesse era que os cães tivessem donos responsáveis e que lhes pudessem proporcionar boas condições de vida.
E!!!!!! não só nenhum deles é branco! Como nenhum deles ultrapassa a percentagem de branco permitida que tanto vocês defendem.
Mas nenhum pode ter LOP!!! porque a mãe era branca!!!

Quanto às pessoas que refere que abandonam, "adormecem" ou estirilizam cães por não poderem entrar no estalão felizmente não conheço nenhuma nem quero conhecer e na minha opinião esses sim deveriam ser adormecidos.

Se consideraram os boxers brancos como "deficientes" e como tal são a favor do "adormecimento" dos mesmos, podemos então concluir que se tivessem um filho deficiente também seriam a favor do "adormecimento" do mesmo. São impressionantes os vossos valores humanos!!!!

Tudo em função da selecção da raça!? Ou será em função do Euro!?
Todos os Boxers, todos os cães, todos os seres vivos têm direito à vida!!!
chokole
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 05, 2006 8:09 pm

AndreCorteReal Escreveu: Cara Marina,

Com um boxer como o seu deveria estar no forum dos Perdigueiros...
Contra factos não há argumentos!
E eu só pergunto qual é a necessidade de ser ofensivo?
Ela foi enganada como o é muita gente que compra por bom preço um cão sem valor comercial... queria o quê?
Que matasse o próprio cão?
E estamos a discutir e agredir-nos com quê?
É que para sermos agressivos, podemos então ser puristas... na prática só se pode provar que um cão é puro quando há uma inscrição num livro de origens (L.O....) de resto são todos parecidos mas nada garante que não esteja lá para trás um antepassado que não seja puro... só com documentos e por vezes... nem os documentos correspondem à verdade.
Na prática ela tem um cão, como você tem um cão como eu tambem tenho um cão... diz que o seu é filho de uma cadela branca mas que é puro e eu só lhe pergunto que provas tem disso para alem da palavra de alguem que cruzou uma cadela branca...
Isto sem falar que para outros somos todos uns idiotas criminosos que compramos um cão quando ha tantos a morrer ai abandonados!
Facto é que a Marina tem todo o direito de conservar o seu cão sem que ninguem a provoque constantemente com isso.

E sinceramente acho que não ha necessidade de andarmos aqui em agressões... pelo menos é o que penso.
<p>Carla </p>
chokole
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 05, 2006 8:33 pm

um ligeiro aparte...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
eu TENHO UMA FILHA DEFICIÊNTE portanto não me tente, tambem ai, ensinar o que é ter um filho deficiente... tenho e com todo o orgulho, tipo nem sequer gostaria que ela fosse diferente daquilo que ela é, adoro-a assim mesmo e como único desgosto só tenho pena que a irmã gêmea, tambem deficiênte tivesse morrido...
Por isso não me venha com essas!
Imagem

De facto, os criadores ingleses por norma abatem os brancos, precisamente porque há imensa gente que os vais buscar para companhia e depois os usa para fazer negócio fácil e rápido. E para evitar estas situações é que ha criadores que o fazem.

Sobre o meu cão, suponho que se esteja a substituir a diversos juizes, pois só quem fala para o ar pode dizer que ele está sequer perto do 1/3 do corpo branco... aliás, tem aproximadamente o mesmo branco que o bisavô Teck e que a irmã de pai e mãe Ederra... mas se discorda de todos os juizes que já o avaliaram e aos familiares com idêntica pelagem, que por acaso são dos maiores reprodutores e cães da raça, então se calhar devia candidatar-se a juiz, para poder discordar deles mas falando de igual para igual.
<p>Carla </p>
chokole
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 05, 2006 9:01 pm

As comparações que faz entre os boxers da época do Flock e os actuais não me parece que façam sequer grande sentido, pois a evolução é por demais evidente e uma característica de um cão de ha 100 anos, hoje não faz qualquer sentido.

Nesta foto o grande Ch. Sigurd von Dom nascido em 1929 e que marcou profundamente a raça e os cães que lhe foram contemporâneos:
Imagem

e nesta foto o malogrado Ch. Savério di Soragna (pai do meu cão), tambem multi campeão, tambem a marcar profundamente a raça e nascido em 1998:
Imagem

E obviamente um enorme fosso entre eles não fossem ter decorrido exactamente 69 anos entre o nascimento de ambos.

De notar de que entre o nascimento do savério e o corrente ano, ainda se conseguiu melhorar mais a morfologia da raça... pelo que mais uma vez, voltar a falar de cães que realmente eram brancos mas que viveram há 111 anos atrás não faz qualquer sentido para o que deve ser a discussão das características do boxer actual.

O Flocki que refere é anterior à Meta, é aliás parente da Meta por parte paterna dele e materna da Meta e foi aquilo que podemos chamar um Pré-Boxer ou seja, foi o Nº. 1 no German Stud Book, ou seja, foi o cão Nº 1 a ser estudado para aquilo a que viria a ser considerado um Boxer, independentemente de ter participado em exposições.
Realmente Boxers, já com inscrição no Livro de origens, apenas e só a partir da Meta, que era de facto uma Bulldog (mesmo que não pareça para os padrões de hoje).
<p>Carla </p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça dez 05, 2006 11:13 pm

eu TENHO UMA FILHA DEFICIÊNTE portanto não me tente, tambem ai, ensinar o que é ter um filho deficiente... tenho e com todo o orgulho, tipo nem sequer gostaria que ela fosse diferente daquilo que ela é, adoro-a assim mesmo e como único desgosto só tenho pena que a irmã gêmea, tambem deficiênte tivesse morrido...

Nem eu esperava outra coisa de uma pessoa com os seus valores ;)

Um bem Haja ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
chokole
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 06, 2006 12:22 am

xii thanks
<p>Carla </p>
AndreCorteReal
Membro Júnior

quarta dez 06, 2006 4:25 am

Cara Carla,

Peço-lhe imensa desculpa por ter tocado nesse assunto, não tenho nenhuma intenção de ofender ninguém. Apenas sou a favor da vida e não posso concordar que se matem cães porque não têm os requisitos para serem admitidos num estalão.
A minha mãe é socióloga e presta apoio a crianças com necessidades especiais e acredite que dou imenso valor a quem ama e apoia as crianças e pessoas deficientes e sou o primeiro a repugnar quem as trata de diferente modo. Por isso peço-lhe desculpa pela comparação. Eu concordo consigo em tudo o que disse sobre a selecção da raça e nunca disse que eram incompetentes ou que estavam errados, se tal selecção não tivesse ocorrido não existiria o boxer! Não sou a favor da criação sem escrúpulos, de criadores que têm um casal de boxers campeões e outros que não o são para procriarem e depois inventam uma ninhada de 20 cachorros campeões, ou de outros que vendem pseudo-boxers como sendo boxers puros. Algumas das minhas mensagens foram censuradas e apagadas e como tal não leu a história toda. Quando expressei a minha opinião fui atacado por muitos, com discursos ofensivos e sem qualquer tipo de argumentação! Porque se dirigirem a mim com correcção eu respondo com correcção. Quando entrei pela primeira vez neste forum fiquei chocado com a opinião de certas pessoas que apelavam ao extermínio dos cachorros brancos, não me incomoda nem me interessa que não sejam admitidos no estalão ou que não possam ter LOP, apenas lancei a questão pois queria saber a opinião dos demais, o que me incomoda é que os matem ou que os esterilizem, basta não terem LOP e os futuros donos estarem ao corrente do que isso representa. Porque se estes cães não têm LOP por serem brancos os que descenderem desses também não terão, logo nunca farão parte da selecção raça. E quem quiser um boxer seleccionado procura nas exposições ou criadores credenciados onde só participam os Boxers seleccionados. Mas existirão sempre pessoas que poderão apenas criar boxers sem quererem participar na referida selecção da raça, sem motivos económicos e sem ambição de ter cães de exposição.
Dou-lhe o exemplo do meu amigo que fez a criação que originou o meu boxer. Ele tem um boxer camurça com LOP e uma boxer branca sem LOP, embora a cadela descenda de boxers com LOP, quis ter esta ninhada sem motivos económicos alguns, os cachorros foram todos dados a amigos e familiares, que não pretendem fazer criação, e depois a cadela foi esterilizada, não por ser branca, mas sim porque outro futuro parto poderia por em risco a sua integridade física e porque o objectivo não era fazer criação de boxers nem de boxers brancos. Nenhum cachorro é branco são todos cor de camurça, nem ultrapassam a percentagem de branco permitida, nenhum deles tem problemas e nenhum deles obviamente tem ou terá LOP. E todos são felizes e têm óptimos donos.
Eu confesso que já pensei em cruzar o meu boxer com uma boxer de um amigo meu cor de camurça com LOP. Caso o fizesse os cachorros ficariam entre nós, nossos amigos e nossos familiares, nunca seriam vendidos, obviamente nunca teriam LOP e mesmo se gerassem descendência esta também não teria LOP, ou seja nunca fariam parte da referida selecção da raça. Neste cenário hipotético a selecção da raça nunca seria posta em causa, mas podem sempre defender que a cadela Boxer branca deveria ter sido esterilizada sem nunca procriar, quando até é saudável que o faça pelo menos uma vez na vida, ou mesmo que deveria ter sido “adormecida” logo à nascença, mesmo sendo descendente de Boxers com LOP. E estes cachorros nunca existiriam porque como não contribuem para a selecção da raça não interessam, não têm direito a viver, nem as pessoas envolvidas poderiam desfrutar da companhia destes boxers e darem-lhes as excelentes condições de vida que dão. Porque acima disto tudo está a selecção da raça.
É com isso que eu não concordo.

pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quarta dez 06, 2006 8:06 am

chokole escreveu:
Como os animais são entregues entre os 2 e 3 meses, a maioria faz um acordo de que entrega o animal e quando chegar a altura será castrado....
a palavra já não é o que era...

AndreCorteReal escreveu:
Apenas gostava de cruzar o meu cão pois é saudável para os mesmos e porque gostava que este tivesse descendência
decida-se lá!! quer procriar o seu cão ou não??

AndreCorteReal escreveu:
Se consideraram os boxers brancos como "deficientes" e como tal são a favor do "adormecimento" dos mesmos, podemos então concluir que se tivessem um filho deficiente também seriam a favor do "adormecimento" do mesmo. São impressionantes os vossos valores humanos!!!!
ou seja...um boxer é um ser humano!

AndreCorteReal escreveu:
a cadela Boxer branca deveria ter sido esterilizada sem nunca procriar, quando até é saudável que o faça pelo menos uma vez na vida
a sério???? e em que é que a saúde da cadela melhora por procriar uma vez na vida??

AndreCorteReal escreveu:
depois a cadela foi esterilizada, não por ser branca, mas sim porque outro futuro parto poderia por em risco a sua integridade física
claro!! um parto dá saúde...dois pôem em risco a integridade da cadela...
Responder

Voltar para “Boxer”