Boa tarde,Racksi Escreveu: Nanci,
Você trás aqui uma questão que por vezes "foge" um bocado ao debate mas que para mim me parce pertinente e que eu gostaria que fosse desenvolvida por quem tem conhecimentos na área.
Por exemplo, podemos afirmar que determinada raça tem uma especial aptência para seguir pistas, outras para a caça, outras para defesa/ataque, e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
Não sou de maneira nenhuma conhecedora da raça o suficiente para emitir uma opinião segura acerca da mesma.
No entanto, penso que o dever dos criadores é manter a raça fiel às origens. A nivel morfologico e especialmente a nivel funcional.
Até porque foi devido a essa mesma necessidade funcional que se criou a raça.
É muito bonito vermos criadores falarem orgulhosamente de titulos de beleza, de testes de saude ... sem duvida que têm a sua importancia. Mas e o caracter? Isso não interessa?
Dei uma pequena olhadela ao estalão do boxer, em que descreve um cão corajoso de presa, um motivado cão de trabalho e um excelente cão de guarda.
Testar a coragem e a capacidade protectora de um cão é algo muito simples - por exemplo, os ZTPs.
Agora, quanto criadores se realmente preocupam com isso?
E como muitas vezes se diz
Pedigree - what your dog is suposed to be
Looks - What your dog looks like
Performance - What your dog is
Cumpts
Nanci