Boxer - bom cao de guarda????

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 30, 2006 5:32 pm

Racksi Escreveu: Nanci,

Você trás aqui uma questão que por vezes "foge" um bocado ao debate mas que para mim me parce pertinente e que eu gostaria que fosse desenvolvida por quem tem conhecimentos na área.

Por exemplo, podemos afirmar que determinada raça tem uma especial aptência para seguir pistas, outras para a caça, outras para defesa/ataque, e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
Boa tarde,

Não sou de maneira nenhuma conhecedora da raça o suficiente para emitir uma opinião segura acerca da mesma.

No entanto, penso que o dever dos criadores é manter a raça fiel às origens. A nivel morfologico e especialmente a nivel funcional.
Até porque foi devido a essa mesma necessidade funcional que se criou a raça.

É muito bonito vermos criadores falarem orgulhosamente de titulos de beleza, de testes de saude ... sem duvida que têm a sua importancia. Mas e o caracter? Isso não interessa?

Dei uma pequena olhadela ao estalão do boxer, em que descreve um cão corajoso de presa, um motivado cão de trabalho e um excelente cão de guarda.

Testar a coragem e a capacidade protectora de um cão é algo muito simples - por exemplo, os ZTPs.
Agora, quanto criadores se realmente preocupam com isso?

E como muitas vezes se diz
Pedigree - what your dog is suposed to be
Looks - What your dog looks like
Performance - What your dog is

Cumpts
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

segunda jan 30, 2006 5:38 pm

Pois, exacto. O ZTP é sem dúvida um teste fulcral para se testar a coragem e firmeza de um exemplar. Não sei como é no que diz respeito às outras raças, mas no Dobermann é bastante vulgar fazerem-se esses testes (ZTP).
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Racksi
Membro
Registado: segunda nov 01, 2004 7:21 pm

segunda jan 30, 2006 5:56 pm

Desculpem-me mas não estou a conseguir citar ninguém, dá-me erro...

Voltando ao tópico,

Nanci,

"Até porque foi devido a essa mesma necessidade funcional que se criou a raça"

Estaremos a falar de que necessidade funcional?

Joana,

Eu penso certamente que os Boxer's estarão talhados para alguma coisa, poderão é não se distinguir em determinado trabalho, relativo a outras raças que também tenham aptência para o mesmo trabalho.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 6:22 pm

Diga-me o Rogerio:

O Boxer foi inicialmente criado para?

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda jan 30, 2006 6:29 pm

CindelP,

Permita-me que cite o que diz no Boxer Club Portugal sobre a origem do Boxer..
Origem :

Pelo menos cinco raças participaram na criação do Boxer: o Bullenbeisser (mordedor de touros), o Baerenbeisser (mordedor de ursos), o Brabanter da Bélgica, o Dantzinger da Polónia e o Bulldog Inglês.

Os Bullenbeiasers (há quem o defina como a sua versão moderna) eram famosos no país germânico desde a Idade Média. Eram provenientes duma população de dogues existente na Alemanha, Bélgica, Países Baixos e no leste de França, descendentes dos chamados "Cannis ursiturus", (cães de urso) e "Cannis porcatoris" (cães dejavali), e utilizados nessa época como cães de agarre. Foi seleccionado mais pela sua funcionalidade que pela sua beleza, uma vez que tanto era utilizado para a caça de grandes presas, como na guarda do gado bravo, assim como "espectáculos" de lutas contra os touros. Crê-se que a as suas origens poderiam estar nos Mastins Alemães importados da Inglaterra.

O Brabante da Bélgica, tal como o Dantzinger, era um cão mais pequeno, ágil e rápido. De cor dourada, era utilizado como condutor nas manadas e em alguns lances de caça maior. Cortava-se-Ihes o rabo e as orelhas quando eram jovens.

E, por último, o Bulldog lnglês (do tipo antigo), um pouco maior e mais pesado que o Bulldog moderno, que chegou à Alemanha a partir de 1820.

Alguns historiadores e cinófilos sustentam a teoria de que Presas e Alãos Espanhóis, tal como o Dogue de Bordéus, também deram sangue para o projecto racial do Boxer.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Racksi
Membro

segunda jan 30, 2006 6:49 pm

Diga-me o Rogerio:

O Boxer foi inicialmente criado para?
Boa pergunta, mas não lhe sei responder, suponho que para guarda ou ataque.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 6:50 pm

Eu responder também não sei, pois não conheço a raça a fundo.

No entanto, o estalão FCI da raça, descreve como uso inicial : caça e guarda.

Por isso, suponho que a selecção deva passar por esses pontos.

nanci
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 7:01 pm

Um Boxer a caçar? :roll:

Bem o Popeye as vezes parece um Pointer a seguir rastos mas... não sei até que ponto seria funcional... :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 7:05 pm

Peço desculpa, ~quando disse "caça e guarda" deveria ter dito "trabalho e guarda"

Nanci
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 7:09 pm

;)

CindelP, ;)
Racksi
Membro

segunda jan 30, 2006 7:18 pm

Sim a caçar (trabalho), uma das linhas que esteve na origem dos Boxer's foram os cães fila. Eram usados para imobilizar as presas até o caçador chegar, daí que o prognatismo tenha sido apurado com o sentido de permitir o animal respirar enquanto segurava a presa
Última edição por Racksi em segunda jan 30, 2006 7:20 pm, editado 1 vez no total.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 7:19 pm

Vou averiguar isso da caça :roll:
ahetal
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

segunda jan 30, 2006 8:59 pm

Obrigado pelas respostas ;)
so um peqeno pormenor, eu n quero um cao apenas para cao de guarda, senao iria adquirir um Dob ou um Rott, eu estava indeciso entre aqelas duas raças porque aprecio muito a personaliade destas mas tambem porque nao qero deixar d ter um bom cao de guarda em casa por causa da minha familia, daí a minha exictaçao ;)
Obrigado pela ajuda :D
ahetal
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

segunda jan 30, 2006 9:04 pm

Quanto aquilo da caça, por alguma razão os perdigueiros portugueses foram feitas atraves do cruzamento entre boxer e pointer..ja li sobre o corte da cauda do Boxer e no livro dizia que era para quando ele estivesse a caçar nao dar muito nas vistas.
cumprimentos,
ahetal
Racksi
Membro

segunda jan 30, 2006 9:26 pm

"por alguma razão os perdigueiros portugueses foram feitas atraves do cruzamento entre boxer e pointer"

Desculpe mas acho que está enganado, o Perdigueiro Português teve a sua origem muito antes do Boxer.
Quanto ao Pointer, há quem afirme que este sim descende de Perdigueiros que foram levados para as cortes inglesas no séc XVII
Responder

Voltar para “Boxer”