Eu penso que isso só se deve aplicar quando de facto mais nada resulta e se sucedem uma interminavel sequência de gravidezes psicológicas. Em cadelas que sejam mimadas, as meninas lá de casa, até pode ser uma violência obriga-la a assumir os encargos com uma ninhada e a abdicar dos mimos a que estão sujeitas.
Eu entendo este ponto de vista, de facto pessoas a cruzar os seus cães que não são de raça é o que não falta ai, mas ao mesmo tempo quando se conhece a situação dos animais abandonados em Portugal, a única conclusão é que tem de haver extrema prudência.
É frequente as pessoas fazerem ninhadas porque sim e depois a coisa acaba mal, como aqueles mails chantagem de "ninhada de 7 labradores que se não arranjarem donos são abatidos"...
Por mim, não havendo interesse reprodutivo, nada melhor que castrar macho e fêmea... até lhe posso dizer que aqui o meu Jeco rafeiro não se ressentiu minimamente com essa operação e aparentemente nem sequer lhe fez diferença pois continua a tentar acasalar com a cadela. Não ficou mais triste, nem mais calmo, nem mais gordo, nem menos energético... é mais um preconceitro que os humanos tem e não algo que os chateie particularmente.
Ao resto respondo logo porque estou ligeiramente atrasada... mas não é preciso pedir desculpa pois de facto o assunto da deficiência não me afecta nem nunca me afectou grandemente