Boxer - bom cao de guarda????

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta fev 03, 2006 6:16 am

Citando:

"... Um boxer é boxer desde o momento que tenha a sua ascendencia registada num qualquer Livro de Origens."

Concordo, no entanto quer me parecer que o controlo que actualmente se faz na passagem do LOP, poderá em muitos casos não ser o mais indicado.
Vejamos, se eu incluir numa determinada ninhada oriunda de progenitores com LOP, um determinado cachorro em que um ou ambos os progenitores não tenham LOP, quer-me parecer que consigo efectuar a beneficiação e registo da ninhada sem qualquer tipo de problemas.
Bem sei que existem os testes de genética, mas não sei se a entidade reguladora vai por aí...

Não vamos complicar ;)

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sexta fev 03, 2006 7:54 am

cindelp escreveu:
Boxer só é boxer quando possui a "cabecinha" de um boxer e o corpo de um boxer, ou seja, funcionalidade e morfologia.
Para poder ser considerado como um boxer completo, terá que ainda prestar provas no campo de trabalho.
Quanto mais proximo estiver do ideal morfologico e do ideal de trabalho, mais completo e digno do nome será o exemplar.
parece-me que já noto uma desradicalização do discurso...
Qualquer exemplar, que apenas tenha sido dado apto morfologicamente (exposiçoes) ou apenas funcionalmente (provas de trabalho) é um exemplar incompleto e não merecedor do nome da raça que carrega.
pedrobaleia
Membro Veterano
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sexta fev 03, 2006 7:56 am

FAbarm escreveu:
e não basta o Bom em expo de morfologia, tem que ser Muito Bom.
peço desculpa pelo erro... faz parte das calinadas de um leigo...passo a editar o original...
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta fev 03, 2006 9:30 am

Desculpem a intervenção, mas já repararam que, exceptuando a divergência em alguns termos utilizados – situação que porventura não surgiria se estivéssemos a falar presencialmente, mas que o formato do "diálogo" aqui na arca potencia- no cerne da problemática abordada neste tópico a maioria dos foristas presentes até estão em sintonia ?

Senão vejamos : para termos melhoria na raça (aplica-se a várias, não apenas o Boxer):

1-Não chega um exemplar ser “belo”, este deve ser “funcional”;

2-Teremos de implementar (gradualmente mas não lentamente, espero) uma maior divulgação de provas de sociabilidade, BH, Prova Básica, RCI-I, II e III, visando exemplares “mais representativos” da raça ;

3-Mas para isso, será necessário um trabalho regular e orientado com os nossos exemplares;

4-O LOP, nos moldes em que os registos de ninhadas são actualmente aceites, não nos dá garantias de qualidade dos exemplares, devido à falta de controle e de certificação dos reprodutores utilizados

E, já que veio “à baila” a questão da classificação de “Bom” e “Muito Bom”, gostaria de subir a fasquia (mais 1 vez, é a minha opinião, ok?):
- para ser campeão um exemplar terá obrigatoriamente de ser “EXCELENTE” (morfologicamente e em carácter => para “Ch de Beleza” ; em carácter e em trabalho => para títulos de “Trabalho”)
- um exemplar “Bom” ou “Muito Bom” não deve chegar à distinção de um título, seja ele de beuty :lol: , seja de work ;)

Claro que, se formos falar de critérios de atribuição das classificações de “Bom / Muito Bom / Execelente”, isso então será uma Caixa de Pandora que destaparemos, não é ???? :evil: ;)

Ui. Ui.... Lá vem porrada na minha careca :lol:
pedrobaleia
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 9:46 am

...
Última edição por pedrobaleia em sexta fev 03, 2006 9:47 am, editado 1 vez no total.
pedrobaleia
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 9:46 am

oh mario
muito bom será suficiente para um exemplar ser "merecedor do nome da raça que carrega"... ou seja eu tenho em casa meio boxer... foi avaliado em expos com MB, mas como nunca o sujeitei a um ZTP...

ps: na minha pouco conhecedora opinião, o ztp é fácil de "iludir" com treino, logo, todos os exemplares com donos que se disponibilizem a treiná-los terão grandes hipóteses de ter "apto" no ztp...
LindAlba
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 10:08 am

Oi Rogério
Pelo que tenho aqui lido, tu preferes o teu Eddie, mesmo sendo 1/2 boxer :lol: , do que um cheio de referencias históricas de antepassados.
pedrobaleia Escreveu: ...o ztp é fácil de "iludir" com treino, logo, todos os exemplares com donos que se disponibilizem a treiná-los terão grandes hipóteses de ter "apto" no ztp...
Com treino, a maioria dos cães conseguirá um "apto", a não ser aqueles que são tímidos/medrosos ou com limitações físicas.
Mas entre o "apto" num ZTP e um título de trabalho .... vai uma grande distância.
Como teem mostrado curiosidade, aqui fica a NORMATIVA PARA Z.T.P. do B.C.Espanha (que está na base de trabalho que em Portugal se está a laborar)
•Edad mínima de quince meses.
•Diagnostico de radiografía de displasia ( original y copia ).
•Una vez contactado con el juez e invitado, hay que mandar notificación por escrito al D.B.K. de esta actividad.
•Solamente hay dos opciones de pasar la prueba.
•El Z.T.P. consta de dos pruebas.
A.Examen morfológico del perro:
* Revisión de ojos, dentadura,....
* Comportamiento del ejemplar ante un grupo de personas.
* Reacción ante el disparo y movimiento del ejemplar.
B.Prueba de carácter.
Seguiremos paso a paso como se colocan tanto el guía del ejemplar-G, malhechor o figurante-M, perro-P y otra tercera persona X que será la encargada de sujetar al perro hasta que el juez de la orden de soltar.
El guía dejara al perro en el punto de partida, donde lo sujetara X del collar y se dirigirá en dirección al escondite, donde esta situado el Malhechor-M. cuando el guía llega a la altura del escondite, el M. saldrá y le amenazara, es entonces cuando el juez da la orden y el señor X soltara al Perro el cual deberá repeler la amenaza y morder contundentemente la manga o protección del Malhechor, a continuación el guía sujetara al perro y el Malhechor se alejara unos metros para que cuando el juez lo indique habrá un ataque frontal o lanzado hacia el perro, que deberá responder mordiendo la manga o protección del Malhechor, el cual le dará dos fustazos en el lomo que deberá aguantar sin soltar la manga.
Cuando el juez lo indique el guía deberá recoger al perro, en los dos casos no hay orden de soltar o aus, el perro se recogerá directamente del collar y se esperaran las correspondientes ordenes del juez.

Um abraço
pedrobaleia
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 10:24 am

LindAlba escreveu:
Oi Rogério

não é rogério...é mesmo pedro...

ps: isto de ser sexta feira...
LindAlba
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 11:29 am

Sorry Imagem
Thank god it's Friday
Imagem
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta fev 03, 2006 4:35 pm

pedrobaleia Escreveu: oh mario
muito bom será suficiente para um exemplar ser "merecedor do nome da raça que carrega"... ou seja eu tenho em casa meio boxer... foi avaliado em expos com MB, mas como nunca o sujeitei a um ZTP...
Não Sr... apenas se aplica para a homologação do titulo de Ch Int de Trabalho... ou seja se realmente é para ser rigoroso, não poderáhaver meio termo. O Excelente é o que se procura!

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Responder

Voltar para “Boxer”