BOXER E TRABALHO

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta dez 17, 2003 7:30 pm

Qual a vossa opinião sobre esta questão?

Muita gente por vezes esquece-se que esta raça maravilhosa é também um optimo cão de trabalho... Qual é a vossa opinião sobre isto? ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 18, 2003 9:40 am

Acho que tens razão.
Existem todavia algumas vertentes a condicionar a adesão e prática de proprietários de boxers às modalidades de trabalho :

1 - Não é uma modalidade que se possa praticar e treinar 'a solo' e sem
orientação especializada. Locais adequados também não abundam,
embora já vão aparecendo perto dos grandes centros urbanos .
Além disso, a preparação de um boxer para prova de trabalho pode
demorar (1 ou 2 meses de preparação intensiva para uma prova),
porque se trata de uma raça que carece de uma abordagem diferente
de outras como por exemplo PAlemães, Belgas ou mesmo Rotts.
O factor aprendizagem é mais lento, por norma, devido ao feitio
buliçoso e brincalhão (que tanto gostamos ...)

2 - Numa vertente lúdica (não de competição) seria extremamente
interessante que pudéssemos praticar uma modalidade que se revela
extraordinariamente saudável para a relação dono/cão.

3 - Para competição, penso que estava no programa da actual direcção
do BCP a gradual implementação da modalidade com vista a que,
futuramente, não pudessem aparecer boxers campeões de beleza,
mas com problemas (graves ou +/-) de carácter, temperamento e
mesmo físico/morfológicos.
Mas até agora a montanha pariu um rato, e ficámo-nos por testes de
carácter onde em dois anos, portuguesinhos..., para além deste vosso
amigo com 2 meninos, nem 1/2 dúzia !!!!

Nesta ultima parte, penso que há pessoal (criadores e proprietários) que têm receio de que alguns dos seus "reprodutores" se revelem um "flop" quando expostos a testes (de carácter e/ou trabalho). Além de que muito pessoal apenas gosta de aparecer em ringue ou de mostrar o(s) canito(s)... ou de se mostrarem a si próprios e aos egozinhos 8) :evil:

Trabalhar com os nossos cães regularmente, "gastar" algumas horas a disfrutar da sua companhia e cultivar as suas potencialidades, para algumas pessoas não dá.

Pronto, aqui ficam achas na fogueira, já sei que vou levar nas orelhas :lol:
Vamos a ouvir-vos e
Um abração de Boas Festas
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
ean
Membro Júnior
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Contacto:

quinta dez 18, 2003 2:56 pm

Viva Mário e demais foristas!

É com tristeza que o vejo escrever com algum desdém em relação aos testes de sociabilidade que foram implementados pelo Boxer Club de Portugal. Mais ainda quando o vejo escrever coisas que não são verdade e que podem passar uma imagem de todo errada a quem não conheça a realidade do que se tem feito.

É certo que fazia parte do programa da actual direcção introduzir as provas de trabalho no nosso país, e esse continua a ser um objectivo. No entanto, há que começar por algum lado e estes testes de sociabilidade têm como objectivo começar a sensibilizar criadores e proprietários. E tem resultado bastante bem!!

Se o cenário fosse o que pintou, há muito que os testes tinham deixado de fazer sentido, não é? Começaram em 2001 e se só tivessem participado os seus 2 cães e nem meia dúzia de outros "Portuguesinhos", o mais certo era terem sido tomadas outras medidas. Mas não, não foi isso que aconteceu.

no primeiro ano (2001), na Monográfica (em Setembro) e na Especializada (em Dezembro) foram avaliados 14 cães ( 9 na Monográfica e 5 na Esp.). E não estou a falar de exemplares vindos do estrangeiro, estou a falar de portugueses ou cujos proprietários são portugueses.

Nos anos seguintes (2002 e 2003) o cenário tem sido o mesmo, com mais ou menos presenças em cada teste. Estes continuam a ser feitos e as pessoas continuam a aderir, tal como o Mário aderiu em 2002, fazendo o teste aos seus.

Numa próxima fase esperemos que aconteça o mesmo com o ZTP. É nesse sentido que se vai trabalhar...

Abraços, até uma próxima,

Elias
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 18, 2003 3:40 pm

[quote=ean]
É com tristeza que o vejo escrever com algum desdém em relação aos testes de sociabilidade que foram implementados pelo Boxer Club de Portugal. Mais ainda quando o vejo escrever coisas que não são verdade e que podem passar uma imagem de todo errada a quem não conheça a realidade do que se tem feito.
(...)
É certo que fazia parte do programa da actual direcção introduzir as provas de trabalho no nosso país, e esse continua a ser um objectivo. No entanto, há que começar por algum lado e estes testes de sociabilidade têm como objectivo começar a sensibilizar criadores e proprietários.
(...)
Numa próxima fase esperemos que aconteça o mesmo com o ZTP. É nesse sentido que se vai trabalhar...
[/quote]

1) Mais uma vez, vejo-me forçado a lembrar que isto é um fórum de opiniões. Durante alguns anos o pessoal dos boxers "comia e calava ou apenas falava em grupinhos e dentro de casa". Como tal quem se sente visado(a) pode e deve dizer de sua justiça;

2) Não encontro na minha prosa qualquer demérito ao trabalho executado pela actal direcção, mas penso que a critíca nela implícita e explícita chegou onde pretendia (não a ti pessoalmente, é claro elias);

3) Lamento se fui impreciso nas informações que veículei quanto ao número de cães e nacionalidade dos participantes nos testes de carácter a que assisti. Devo ter faltado a algumas das exposições onde se terá verificado o maior número de participações ... As minhas desculpas 8)

4) Os testes de carácter já efectuados tiveram o mérito de terem sido a "pedrada no charco" do marasmo em que nos encontrávamos na canicultura e nos boxers em particular.
Idealmente deveriam, em minha modesta opinião, fazer parte de todas as "Especializadas Boxer", independentemente de futuramente se poderem vir a realizar os ZTP, já que desta forma o participante ocasional teria mais oportunidades de testar o seu boxer.

Quanto aos restantes projectos mencionados pelo amigo Elias, eles estão em consonância com os meus sinceros votos de que se venham a concretizar e de que a equipa do BCP tenha força anímica e apoios dos seus sócios para dar continuidade aos mesmos.

Um abraço :D
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
ean
Membro Júnior
Contacto:

quinta dez 18, 2003 5:06 pm

Olá outra vez,

Forçado a lembrar que é um fórum de opiniões, Mário? Não vale a pena, tenho plena consciência disso e acho que ninguém deixou de respeitar a opinião de ninguém.
Acho muito bem que se comente o que se passa na raça, tanto no nosso país como lá fora, desde que de forma fiel.

Intervi não pelas opiniões mas porque o panorama e os números que apresentou não correspondem à realidade. Não foram meia dúzia até agora, mas sim algumas dezenas. Faz diferença!

Tal como referi antes, se eu não soubesse como têm sido as coisas, ficaria com a ideia que esses testes têm sido um fiasco, sem o mínimo de adesão.

Abraços,

Elias
Taledo
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 8:28 pm

terça mar 02, 2004 1:33 am

Caros foristas,

A experiencia que tenho, apesar de não ser muita, leva-me a concluir que o Boxer enquanto cão de trabalho foi fortemente adulterado, transformando-se hoje quase exclusivamente num cão de "companhia".

Em termos de temperamento, parece-me que as caracteristicas do boxer : extremamente brincalhão, brigão e com menor capacidade de concentração que outros cães de trabalho, tivesse de levar a uma (re)selecção de boxers para trabalho.

Sabem de algum site que tenha boxers como "cães de utilidade", designadamente como cães de policia?

Curiosamente, não sei se repararam nas imagens que passaram do sismo em Marrocos, viu-se um Boxer de busca e salvamente em plena acção. De que pais seria?

POG
luisnog
Membro Júnior
Registado: sábado mar 06, 2004 1:11 pm
Contacto:

quarta mar 24, 2004 3:26 pm

Olá a todos,

realmente concordo com a Joana quando ela diz que muita gente se esquece que o Boxer é um cão de trabalho. Ao longo dos anos que lido diariamente com esta raça maravilhosa em provas de trabalho (Obedience e Agility) só posso dizer que o espírito de trabalho não desapareceu nesta raça. É certo que em muitos exemplares esse espírito pode estar mais adormecido, levando a que o Taledo tenha essa opinião. Não posso deixar de concordar numa melhor selecção de exemplares para trabalho, propósito com o qual me identifico plenamente.

Um boxer precisa de ser trabalhado de forma um pouco diferente de outras raças, como aliás defende o LindAlba. Muito incentivo, treinos curtos mas cheios de interesse e motivação. Verão como o boxer reage de forma exemplar.

E uma coisa vos posso dizer, mesmo estando no agility ainda não troquei os meus boxers por nenhum border collie :D

Cumprimentos a todos,

Luís Nogueira
TMP
Registado: quarta mar 27, 2002 5:25 pm
Localização: A Elsa, a Alpha, a Beatriz, a Chanel a Shima e o Zen - todos Boxers é claro

quinta mar 25, 2004 10:48 am

Olá a todos!

O meu nome é Teresa Patrício e como todos vós sou uma apaixonada pelos Boxers.

Concordo plenamente que o boxer é, ou pode ser, um excelente cão de trabalho. Infelizmente em Portugal, contrariamente ao que acontece em Espanha, valoriza-se pouco a necessidade de considerar o carácter do cão em simultâneo com o aspecto físico.

Eu conheço algumas pessoas ligadas ao mundo do trabalho canino mas nenhuma delas tem ou treina boxers. Essencialmente tabalham com pastores alemães e pastores belgas, o que não é a mesma coisa, pois até a manga é diferente devido ao tipo de mordida. No entanto, como ainda não desisti de praticar esta modalidade desportiva com um dos meus cães vou ter uma conversinha com esses meus amigos para ver o que me dizem.

Aproveito para saudar o Luís Nogueira. É assim mesmo, mantem-te leal ao Boxer pois caso contrário um dia destes só temos Borders no Agility e na Obedience.

Olá Mário! :D
Lembras-te de mim? O meu afixo é do Casal de S.Francisco. Tenho o Nick de Alfeu e a Chanel do Casal de S.Francisco. Não te tenho visto pelas exposições. Que é feito?

Não tirando o mérito aos testes de sociabilidade eu pessoalmente gostaria muito que o BCP atentasse mais à vertente trabalho.
Uma sugestão: Porque não organizar um seminário ou possivelmente um curso tanto teórico como prático (durante um fim de semana) para que os donos de boxers tivessem a oportunidade de se familiarizar com esta modalidade. Creio que não será difícil encontrar em Espanha um treinador habituado a lidar com boxers. O Boxer Club de Espanha poderá certamente indicar alguém. Hã que dizem? ;)

Fica a ideia.
Um abraço a todos.
Teresa e sus canitos
Taledo
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 8:28 pm

segunda mar 29, 2004 11:50 pm

Teresa, concordo plenamente... os boxers têm as suas particularidades...

Se tal seminário tivesse lugar lá estaria provavelmente...

Que tal aproveitar a data da monográfica ou será que já estamos muito em cima?

Cumprimentos,

POG
ean
Membro Júnior
Contacto:

terça mar 30, 2004 11:24 am

Viva!

No ano passado houve uma palestra relacionada com trabalho desportivo no Sábado antes da Monográfica e este ano também vai haver. Para além da palestra haverá também lugar a demonstrações de ZTP. O "programa das festas" completo vai estar disponível dentro de poucos dias... ;)

Cumprimentos,

Elias
Responder

Voltar para “Boxer”