ensinar o boxar

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
Cabeleira
Registado: segunda mar 01, 2004 4:18 pm

segunda mar 01, 2004 4:26 pm

Boa Tarde, sou novo no forum,
Ganhei um Boxer a mais ou menos 15 dias, ele tem 8 meses é tigradop, muito lindo. e brincalhão, mas sempre que abro o portão da minha casa ele foge corre como louco, então gostaria de saber como faço pra ensina-loa não fugir quando abro o portão?
Outra duvida, li em varios sites sobre o comportamento dos boxer, e o meu tem todas as caracteristica, é muito docil, brincalhão, adora crianças, mas tenho duvida se ele realmente morderia algum estranho que entrasse em minha casa quando não estou presente! Será que é preciso treina-lo para isso?

Desde ja agradeço
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

segunda mar 01, 2004 6:05 pm

Olá Cabeleira,

Em primeiro lugar, seja bem vindo e parabens por ter adquirido um exemplar desta maginifica raça :D

Os boxer são muito curiosos e energéticos. O seu ainda é cachorro, é natural que ele tenha curiosidade em saber o que se passa para lá do portão e que saia a correr, o que poderá representar um grande perigo. Por agora, tem que ter paciência e o cuidado de o prender antes de abrir o portão ou enquanto o mantem aberto. Com o tempo e treino, ele irá conhecer os seus limites.

Quanto ao morder o ladrão, não me parece que seja necessário. Caso o treine nesse sentido poderão surgir outras ocasiões em que esse seu acto se torne num transtorno. É melhor pensar em instalar um sistema de segurança em casa e não utilizar o seu cão para esse efeito ;)
Cabeleira

segunda mar 01, 2004 7:31 pm

Bark,

Obrigado pelas boas vindas e pela resposta.

Realmente não pretendo usar meu Boxer para guarda, quero ele como amigo, apenas estou com duvida se ele é capaz de morder alguem que tente entrar para dentro do portão da minha casa quando eu não estiver!
catc
Membro
Registado: quinta nov 13, 2003 7:07 pm

segunda mar 01, 2004 8:48 pm

olá cabeleira:
o meu boxer, desde cachorrinho,sempre foi muito protector, por ex. com os brinquedos.... agora que é adulto, e não teve o MINIMO treino,proteje-nos muito, tem um grande instinto protector ;) mas todos os cães têm a personalidade diferente ok? :?: :D
bark
Membro Veterano

segunda mar 01, 2004 9:23 pm

Como disse a Catc, eles são muito protectores. São também muito dominantes e territoriais.

A experiência que tenho com eles é que, perante o caso que apresenta - possivel invasão de propriedade - eles, instintivamente, irão reagir, ladrando e amedrontando o ladrão mas é pouco provável que mordam.

Tudo depende de como ensinar o seu cão.

Dou-lhe um exemplo: um senhor idoso que costuma fazer festasà minha cadela no jardim, usa bengala. Ela adora-o e sempre que o vê vai-lhe pedir festas. Um dia o senhor veio na minha direcção com a bengala na mão mas na horizontal (trazia-a na mão sem estar apoiado nela) e ela, imediatamente se meteu entre mim e o senhor a ladrar e com o pelo eriçado, mas ao mesmo tempo a abanar-se toda, até eu a chamar e ter falado para o senhor. Não ia mordê-lo só me estava a defender. Eles têm reacções assim, com os outros que tive aconteciam situações idênticas.
Cabeleira

terça mar 02, 2004 12:50 pm

Bark,

Obrigado pelas dicas!!!!
Vi as fotos do seu Boxer, é muito lindo, e muito parecido com o meu também.

Parabens pelo cão.
bark
Membro Veterano

terça mar 02, 2004 1:43 pm

Olá Cabeleira,

A Rita é a minha primeira boxer fémea. Antes dela só tive machos e sempre foram muito sociáveis e simpáticos tanto para outros cães como para pessoas.

Desta vez preferi fémea porque normalmente são mais dóceis, meigas e fáceis de treinar, mais pequenas e com menos força. Engano meu! :o

De facto, tem tanto de meiga como tinha de louca. Tinha muita dificuldade em andar com ela de trela. Parecia que queria absorver o mundo e eu passava a vida a cair com os puxões que ela me dava sem eu contar com eles. Então, foi treinada por um profissional e hoje é dos boxers mais bem comportados que conheço. ;) :)

Também gostava muito de ver fotos do seu menino. São tão lindos os nosso beiçolhinhas :oops: :D
Cabeleira

quinta mar 04, 2004 12:23 pm

Bark,

Mais uma vez, obrigado pela ajuda..

Ainda não tenho fotos do meu cãozinho, mais assim que tiver coloco aqui para todos verem, ok

Beijos ;)
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

quarta abr 21, 2004 5:05 am

Em relação ao ele fugir, a resposta é simples, rápida e tem 2 opções de escolha:

1º Abrir-lhe o portão e ir com ele. Se ele for para a esquerda vá para a direita se ele for para a direita vá para a esquerda sempre a brincar com ele. Vai ver que ele deixa de fugir na rua.
2º Para ele não passar do portão é dar-lhe exercicio e divertimento suficiente dentro do espaço que lhe está destinado. Se assim o fizer... ele nem sequer pensa em fugir.
Se for com ele para fora do portão e quando voltar ele não quiser vir, mesmo depois de uma ou duas horas de corrida e brincadeira, a solução é rápida e funcional:

Deixe-o na rua e ignore-o. Ele vai começar a ficar cheio de saudades suas e vai ficar desesperado para que o portão se abra para ele entrar. Ao fim de 3 ou 4 vezes ele deixa completamente de querer fugir pois vai lembrar-se que pode ter dificuldades para aceder á companhia do dono.

Em relação ao seu instinto de guarda, não se preocupe. O estalão da raça define o caracter de um macho adulto. Erradamente, por vezes um boxer com 1 ano e meio é considerado um macho adulto. Tal como o estalão indica, o boxer é jovem e tarda em amadurecer. A sua confiança é ganha com o tempo e não deve ser incentivada (pois pode correr o perigo de o tornar num cão demasiado agressivo).
O que destingue o Boxer dos outros cães de guarda é que o Boxer é virtuoso, ou seja, sabe distinguir, intintivamente, o bom do mau. Não duvide que se entrar no seu jardim alguem para brincar com ele, seja recebido com "champagne". Mas á minima situação comprometedora por parte dessa pessoa, não duvide também que terá um nobre e forte defensor da sua casa e do seu próprio territorio.

O estalão não indica um super guarda que ataca tudo e todos; o estalão indica um guarda virtuoso, confiante e que sabe decidir o momento certo para atacar ou para brincar.
Responder

Voltar para “Boxer”