Página 1 de 1
Informações urgentes
Enviado: sexta ago 13, 2004 7:15 pm
por Chibi
Ola!
Preciso de uma informação, tenho uma amiga que tem um boxer com 7 meses e há 2 semanas tem vindo a revelar muitos problemas, todos eles congénitos (displasia da anca nivel E, sopro cardiaco nivel 4), hoje teve que ir ao veterinário de urgência e pelos vistos está a desenvolver um edema pulmonar, o médico é de opinião que está relacionado com a parte cardiaca.
Desconfiamos que o criador tenha feito criação com cães doentes e que tinha conhecimento disto.
Preciso de saber, se alguém tem conhecimento de algum site onde me possam informar qual o apoio legal que o dono e os cães têm em casos destes, sites onde possa encontrar pessoas que tenham conhecimento de doenças semelhantes que tenham ocorrido neste criador.
Por favor ajudem-me!
Enviado: sexta ago 13, 2004 7:52 pm
por VascoV
Olá.
Antes de mais seja bem vinda à arcadenoé.
lamento o que está a passar, mas penso que seja uma pessoa adulta.
Como tal deve perceber que o que está a fazer é uma acusação em público, com identificação de quem acusa, de uma forma inequívoca, enquanto você é anónima.
Isso além de não ser moralmnete correcto, torna-a um excelente alvo para um bem sucedido processo de dfamação.
Fale com o veterinario assitente, façam exames, apurem o que for possível apurar e, se houver rzão válida e passível de ser provada, então avancem com queixa.
Mas por enquanto você nada mais fez que se expôr a um processo judicial.
Enviado: sexta ago 13, 2004 9:56 pm
por Chibi
Obrigada pelas boas vindas.
De facto foi um pouco imprudente ter posto o nome do criador, mas como já pode verificar já eliminei essa informação.
Estamos todos numa situação desesperada, a ver um cão de 7 meses a sofrer.
Não acusei abertamente o criador, somente disse que [u]desconfiamos[/u] que tenha conhecimento que os seus animais estão doentes e que mesmo assim esteja a fazer criação. É muito estranho que todos os documentos estejam devidamente preenchidos excepto o referente à displasia da anca, e 4 meses depois da aquisição do cão, venha a revelar esta mesma deficiência num grau extremamente avançado e outras. Já tive muitos cães e nenhum teve estes problemas (nem nenhum de tal gravidade) numa idade tão jovem.
E se avancei com esta suposição é porque é dado quase como certa, pois já falamos com mais de 3 veterinários e todos concordam que as doenças são congénitas e é quase certo terem sido transmitidas pelos progenitores.
Quanto ao meu anonimato, estes foruns não dão muito a oportunidade de nos identificarmos, tentei pôr o meu nome verdadeiro, mas todos eles já existiam.
Peço mais uma vez que me ajudem neste caso e que contribuam com informações relevantes.
Enviado: sexta ago 13, 2004 10:12 pm
por VascoV
A questão é que se não lhe é dada garantia contra a dsplasia da anca, pouca coisa pode fazer.
Não percebi de que documentos fala não estarem preenchidos sobe a displasia da anca, se se trata de papeis do cachorro não é possivel ninguém lhe escrever que o cachorro é isento de displasia, quando d a venda, visto a sua tenra idade.
Fale com o criador sobre os problemas que surgiram, concerteza que ele se fôr pessoa idónea e as suas queixas tiverem razão válida ( note que não conheço nem você nem ele, por isso não tomo partidos) serão aceites.
Enviado: sexta ago 13, 2004 11:17 pm
por Chibi
Eu sei que não há certezas no que se refere à displasia da anca, não se pode assegurar ninguém de que um cão não venha a sofrer deste mal. No entanto tenho conhecimento que existem 3 factores para o aparecimento desta deficiência:
-Alimentação
-Exercio fisico em excesso
-Hereditariedade
No que respeita à alimentação, o cão não come muito, é quase preciso "meter" a comida na boca.
Quanto ao exercicio fisico, de facto o cão é activo, mas qual é o cachorro que não é?
O que resta é a hereditariedade. É um facto que não vi os progenitores dele, só tive contacto com os irmãos. E isto por si só não é suficiente para fazer um julgamento de valores.
No entanto, já estive a fazer investigação sobre displasia da anca e em todos os livros, folhetos que li e pessoas com que falei, tudo indica para o terceiro factor, pois a displasia é extremamente avançada. Eu, que tenho dificuldades a ler radiografias, consegui ver a deslocação de ambos os femures da anca. E agora, após 4 meses de convivio com o cão, percebo porque é que ele corria de maneira tão estranha e poucos minutos após a iniciação das brincadeiras, ele sentava-se e não se voltava a levantar.
Quanto à documentação que referi sobre a displasia, referia-me aos comprovativos referentes aos antecessores do cão. Tenho um labrador com quem convivo frequentemente, que veio com toda a papelada no que respeita aos seus progenitores e respectivos familiares. Este labrador já tem 2 anos e 3 meses, até hoje a unica vez que foi ao veterinário foi para se vacinar e consultas de caracter geral. E no que se refere a actividade é imparavel, na alimentação é um autentico tubarão, e no entanto, demonstra ser sã.
Bem sei que são raças diferentes, com resistências e comportamentos diferentes, mas a comparação é inevitavel.
Além do mais, os boxers são a minha raça favorita e não conheço nenhum que tenha tido tantos problemas e tão graves antes de terem 1 ano completo. Não acha estranho?
Enviado: sábado ago 14, 2004 10:54 am
por VascoV
Chibi Escreveu: Além do mais, os boxers são a minha raça favorita e não conheço nenhum que tenha tido tantos problemas e tão graves antes de terem 1 ano completo. Não acha estranho?
Bem, antes de tudo, a garantia desse labrador depende de muitos factores, do preço, que pagou, se foi barato ( menos de 500 euros) é de si um sinal revelador de que o barato sai caro.
Depois, não sei o que deseja do criador mas é sempe complicado sem uma garantia, se não houver boa fé de ambas as partes, chear a bom Porto. Não sei se já falou com o criador e lhe expôs a situação ? Que lhe disse ele ?
Continuando, em elação á parte que cita, eu sou capaz de já ter conhecido mais boxers que você, pelo menos uma centena e alguns deles têm problemas graves, acontece, desde displasia, morte súbita e por aí adinate. Claro que quando nos acontece a nós parece mais injusto. Entend-se com isso que não quero desculpabilizar o criador, mas é que eu gosto sempre de conhecer as duas versões e não sei sequer se já falou com ele e o que ele lhe disse.
Fique bem
Enviado: terça ago 17, 2004 8:32 am
por LindAlba
Lamento o que está a passar e o Vasco teve razão ao advertir relativamente à questão das alegações não fundamentadas.
Vamos por partes :
Chibi Escreveu:
De facto foi um pouco imprudente ter posto o nome do criador, mas como já pode verificar já eliminei essa informação. ... Não acusei abertamente o criador, somente disse que desconfiamos que tenha conhecimento que os seus animais estão doentes e que mesmo assim esteja a fazer criação. ...
E se avancei com esta suposição é porque é dado quase como certa, pois já falamos com mais de 3 veterinários e todos concordam que as doenças são congénitas e é quase certo terem sido transmitidas pelos progenitores.
... Pois é , mas pode colocar aqui os
nomes completos dos pais e avós (de ambos os lados) do cachorro ?
Apenas assim poderemos dar-lhe uma pista quanto à questão colocada, com alguma segurança e sem problemas para si.
Chibi Escreveu:
... É muito estranho que todos os documentos estejam devidamente preenchidos excepto o referente à displasia da anca, e 4 meses depois da aquisição do cão, venha a revelar esta mesma deficiência num grau extremamente avançado e outras. ...
Quais documentos ?????
Está a falar daqueles "
certificados/garantias de isenção de doenças congénitas e hereditárias" que agora são muito populares ???
Qual é o peso legal disso, quando não identificam de forma clara e precisa
- o criador,
- os progenitores do cachorro
- e o cachorro (devidamente microchipado)
e antes funcionam como uma circular de divulgação da
puppy-mill ?
Que eu conheça, apenas os pedigrees de alguns países
que não Portugal apresentam nas certificações / pedigrees / LOP's dos cães os resultados de :
-displasia
-despistes de cardiopatias
-despistes de taras oculares
-testes de carácter e/ou trabalho
Por cá, apenas os títulos aparecem nos LOP's, o que tendo em conta alguma realidade nos meios das exposições de beleza, convenhamos, não significam qualidade na reprodução
(opinião muito pessoal).
Apenas desta forma, se o criador for responsável e honesto, quando da entrega do cachorro com os papéis individuais deverá também fornecer cópias dos papéis dos progenitores, fotos dos mesmos e de todos os títulos e resultados conseguidos.
Chibi Escreveu:
...
Não acusei abertamente o criador, somente disse que desconfiamos
Quanto ao meu anonimato, estes foruns não dão muito a oportunidade de nos identificarmos, tentei pôr o meu nome verdadeiro, mas todos eles já existiam....
Não percebo ... se desconfia, procure esclarecer e fundamentar o seu caso. Depois, aja judicialmente e sem temores.
No que concerne o anonimato ...
mais 1 vez as minhas desculpas, mas olhe para o meu nick e depois repare no rodapé desta msg.
Tem lá o meu nome e afixo. Você pode (e deve) agir com clareza e lisura para ser credível.
Quanto ao cachorro, porque não me esqueci deste e isso é que é importante, como está ????
Cumprimentos
Enviado: quarta ago 18, 2004 8:52 pm
por Chibi
Obrigada pelas informações.
De momento é-me impossivel fornecer os dados que pediu, não estão na minha posse, mas já contactei a dona do cachorro e em principio terei os nomes que me pediu na próxima semana.
Quanto ao cachorro, foi operado nesta segunda-feira a uma pata e regressou a casa hoje, na próxima semana terá que voltar ao veterinário para fazer acompanhamento e daqui a 3 semanas será operado á outra.
Quanto ao anonimato, ainda não tive tempo para tratar disso, e sinceramente foruns não é a minha especialidade, há coisas que ainda me passam ao lado e esse pormenor (refiro-me à assinatura e o nick) foi um deles, mas obrigada pelo alerta.
