
Quanto ao facto do uso de trela ou peitoral consulte este tópico:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=20521 Aqui está tudo o que precisa saber sobre vantagens e desvantagens sobre o uso de peitorais.

Quanto à duvida que tem acerca do Boxer ser ou não um bom cão de guarda, a resposta é simples e exacta: Se espera um guarda como um Pastor Alemão, um Rottweiller ou um Doberman... esqueça. O Boxer não é um cão com esse instinto possessivo de território.
No entanto, isto não quer dizer que não guarde.
Explico então o meu ponto de vista.
As raças que acima referi, são raças que, por natureza, não permitem qualquer presença de estranhos. Sejam pessoas bem intencionadas ou mal intencionadas o tratamento que terão são semelhantes, isto é, serão tratadas com repúdio e com desconfiança.
É aqui que o Boxer marca a diferença, e, a meu ver, se eleva ao topo das raças caninas. O Boxer tem a capacidade de distinguir entre quem vem por bem e quem vem por mal. Isto é, a recepção será sempre calorosa. O Boxer adora convivios e grandes "cambalachos" e por isso a sua recepção a estranhos será sempre a melhor.
Contudo, num macho adulto, ou até num macho jovem, essa alegria de viver e de dar "casa cheia" a estranhos pode mudar repentinamente. Se o cão perceber que a pessoa não vem de coração aberto, que lhe vai fazer mal ou o está a desafiar não respeitando a sua posição, torna-se então um guarda genial e mostra todo o seu potencial fisico e coragem psicológica.
O estalão aponta para este carácter e em todos os grandes canis nacionais que visitei até hoje, foi isto que presenciei.
Para mim, este caracter, é o ideal. No entanto tem falhas. Se um ladrão, por exemplo, quiser assaltar a sua casa, tem de ter o sangue frio suficiente para brincar com o cão, divertir-se com ele... o cão pode apresentar desconfiança, mas ao fim de pouco tempo entregar-se-á ao aparente "grande amigo".
Acima de tudo, quem quer um guarda letal, agressivo e perigoso, não deve nunca adquirir um cão. Seja de que raça for. Quem tem a sua casa em perigo, quem pensa que a sua casa está vulnarável, deverá então contactar empresas como Securitas ou Prossegur e ai ponderar a melhor solução para a sua habitação. Um cão, é facilmente o elo mais fraco. Hoje em dia, qualquer ladrão de uma classe rasca, tem anestesiantes que metem o mais feroz cão deitado a dormir sem qualquer perigo...
Por isto mesmo, em defesa da casa e, acima de tudo, do cão, não metam esse fardo tão grande ás costas do vosso canito. Ele merece ser defendido como voces e por isso, para guardar a casa, um bom alarme é o ideal.