Página 1 de 1

lagarta do pinheiro

Enviado: quinta jan 13, 2005 7:06 pm
por cris67
Gostava de chamar a atenção a quem costuma ir passear com os caes para o pinhal que a partir de fevereiro a processionaria (lagarta do pinheiro) começa a descer dos pinheiros, esta lagarta pode provocar alergias muito graves e se o cão as lamber pode mesmo provocar a sua morte por asfixia ou apodrecer a lingua ao ponto de ter que ser cortada.
Os motivos que me levam a fazer este alerta é que os pinheiros da peninsula de Setubal estão cheios de ninhos, por isso tenham muito cuidado.
cris67

...

Enviado: terça jan 18, 2005 9:05 am
por LindAlba
Sobre este tema, recomendo que leiam o que está neste site :

http://tienda.vetpunta.com/newsdesk_inf ... esk_id/158

(é em espanhol .... mas convirá ir-mo-nos habituando :lol: ... afinal a IBÉRIA está ai , e não é só a empresa )

Tarde demais

Enviado: quarta fev 02, 2005 10:25 pm
por llara
Obrigado pelo aviso mas infelizmente o nosso cão mais novo, amigo de mil tropelias e de correr atrás de tudo o que mexe, deve ter mordido uma dessas lagartas e o resultado foi ter ficado com metade da língua. Continua a antibiótico, anda triste e tem dificuldade em se alimentar ou mesmo beber água.
Resta-me agora saber o que fazer para precaver esta situação já que na casa ao lado da nossa existe um enorme pinheiro no quintal e esta situação terá tendência para reocorrer.
Já agora e para os menos entendidos como eu destas coisas aqui ficam os sintomas: o cão baba-se muito, eu pensei que estava constipada, deixa de comer e beber e pode ter febre. Exala um cheiro horroso da boca (carne poodre) e também se coça e lambe as patas de forma desenfreada e focinho...tipo urticária. Deve levar-se imediatamento o animal ao veterinário.
Boa sorte

Lara

Enviado: terça fev 08, 2005 3:07 pm
por Racksi

Enviado: quarta fev 09, 2005 3:50 pm
por cris67
Deve retirar os ninhos com bastante cuidade e com luvas e prostriormente queimalos, atenção não os enterre se não as lagartas ficam vivas.

em ultimo caso deve ligar para a junta de freguesia da sua residencia para eles procederem ao abate do pinheiro, o que eu penso que não resolve pois todos os pinheiros (da peninsula de Setubal) estão totalmente infectados e não se podem abater todos, por isso acho que a remoção e queima dos ninhos é a melhor opção para resolver este problema a longo prazo.