Boxer, plus d’un siècle d’évolution en ligne directe
Franck Haymann - Photos DR
Le Boxer a beaucoup changé depuis les débuts de sa sélection officielle. Voici l’exemple de plus de 30 générations de sélection en ligne directe, de Box St Salvator (né en 1894) à son descendant en ligne directe Dismo de Soragna (né en 2000), lui même ayant déjà une nombreuse descendance…
L’évolution du type est évidente et remarquable au fil des générations d’élevage. Voici un exemple de lignée majeure en Europe qui montre le travail réalisé par les éleveurs au cours du siècle passé.
(1ère Génération) Box St-Salvator, tête de lignée de l’élevage moderne.
Salvator 1894, un chien blanc avec quelques taches fauve
Hugo v Pfalzgau 1900 Fauve, considéré comme le fils le plus important de Meta VD Passage
Curt v Pfalzgau 1906, fauve
Ch Rolf v Vogelsberg 1908 est un pilier de la sélection du Boxer. Il fut élevé par celle que l’on surnomme « la mère du Boxer », Friedrun Stockmann, qui pendant plus d’un demi siècle éleva des ténors de la sélection mondiale sous son affixe Von Dom. Rolf remporta non seulement, cinq fois le titre de Champion (Sieger) mais il engendra des descendants de tout 1er plan, de
Ch Rolf v Walhall 11
Moritz v Goldrain 1901
Cäsar v Deutenkofen 1921, Fauve
Ch Ganthi Struthio 1925, Fauve,
Ch Lump v Menchendahl 1935, Bringé
Ch Cerberus v Haus Germania 1946, Fauve, petit-fils de Lustig Von Dom par sa mère Idella v.Pfarrkirchen
Winkinglight Jandan Jupiter
Ch Witherford Chrystal Clear 1956
Ch Witherford Dawn Sky 1958
Ch Witherford Hot Chestnut né en 1960 Bringé importé du Royaume-Uni qui révolutionna l’élevage allemand !
Ch Carlo ut Gütsel 1965 Bringé
Ch Iko v Springbach 1967 Bringé
Ch Carlo v Hennigshof 1972 Bringé
Ch Carlino v Nassau Oranien 1975 Bringé
Ch Bruno v Morsbach 1978 Bringé
Ch Xanthos v Bereler Ries 1980 Bringé
Ch Athos de l’Enfer Vert 1985 Fauve
Ch Don Carlos du Fief des Ilots 1988 Fauve
Ch Ibsen VD Sembacher Flur 1991 Fauve
Ch Périco du Val d’Europe 1999 Bringé considéré comme l’un des ténors du circuit aujourd’hui avec également près de 200 saillies à son actif et plusieurs dizaines de descendants homologués champions.
Ch Dismo Di Soragna, 2000, Bringé, un multi-champion qui s’est distingué dans son pays, le Portugal, en terminant Meilleur Boxer de l’année 2003 (d’après le cumul des points publié par le Boxer Club du Portugal). Dismo sort d’une des plus anciennes sélections italiennes (fondée en 1946 par Marco Marenghi !) et ses descendants pointent le bout de leur truffe dans les petites classes…
Ch Jacinto D’jandilla, un mâle bringé né le 17 février 2002, fils de Dismo Di Soragna sur une fille de Saverio di Soragna. Il a remporté en 2003 le titre de Jeune Champion ATIBOX.
A suivre.
100 anos boxer
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
Última edição por pedrobaleia em sábado jan 29, 2005 11:11 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
depois de observarmos bem as fotos só temos que nos orgulhar do trabalho e dedicação dos criadores de boxers para conseguirem fazer desta raça uma das mais bonitas e completas. a evolução do boxer primou pela beleza e distinção de carácter e esperemos que assim continue!
o pedro está a ficar um verdadeiro boxerista compulsivo!!
também vai no domingo ao porto?
se for encontramo-nos lá!

se for encontramo-nos lá!
-
- Membro Veterano
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

nope... isso fica muito longe...
mas já estive a falar com o criador do meu eddie para me dar uma ajuda na preparação dele para ir a uma expo, e estou a apontar para a expo aqui de sintra ou de lisboa!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
É engraçado ver a evolução da raça ao longo dos anos.
Na primeira foto o cão mais se parece com 1pit bull.
Anafil, vem á exposição aqui do porto, á Exponor???
Tava a pensar no Domingo á tarde dar uma saltadela lá...
O pedrobaleia está no bom caminho, ultimamente é so post interessantes, continue está no bom caminho...
Tava a pensar no Domingo á tarde dar uma saltadela lá...
O pedrobaleia está no bom caminho, ultimamente é so post interessantes, continue está no bom caminho...

- Registado: quinta jan 13, 2005 11:49 pm
- Contacto:
Não é só o Jacinto d'jandilla (que até é espanhol), esperem pelo Porto e vejam os outros filhos do Dismo. E esses sim temos que nos orgulhar pois são criados por portuguesinhos.
E já agora não se esqueçam que os boxers são às 9H30. Estão 80 e tal boxeres inscritos.
Maria João

E já agora não se esqueçam que os boxers são às 9H30. Estão 80 e tal boxeres inscritos.
Maria João
-
- Membro Veterano

eu faço por isso, às vezes sou um pouco incompreendido...mas enfim!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Estarei no porto amanhã! 
Atenção que estão 83 boxers inscritos!

Atenção que estão 83 boxers inscritos!

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
vá... toca a acordar!!!!!
não há para aí notícias do porto???
não há para aí notícias do porto???
-
- Membro Veterano
Bom dia!
a expo no Porto foi boa, estavam lá boxers lindos, uma pessoa até fica doida...
os filhos do Dismo, nomeadamente o Nobel e o Nox estiveram lá, e são os dois muitos lindos, só o Nox teve um julgamento um pouco injusto, na minha opinião, ficou em 4º entre cinco, e não o merecia, mas enfim, o juíz é que manda e o gosto pessoal do mesmo é sempre definitivo!
o lindíssimo Oliver Jones von Bispus teve o seu prémio merecido, ele é muito lindo, aliás, ele e a irmã, a Olivia são ambos espectaculares...
foi um dia de muitas emoções, algumas decepções, mas sempre com desportivismo, que é o que é preciso!
a expo no Porto foi boa, estavam lá boxers lindos, uma pessoa até fica doida...
os filhos do Dismo, nomeadamente o Nobel e o Nox estiveram lá, e são os dois muitos lindos, só o Nox teve um julgamento um pouco injusto, na minha opinião, ficou em 4º entre cinco, e não o merecia, mas enfim, o juíz é que manda e o gosto pessoal do mesmo é sempre definitivo!
o lindíssimo Oliver Jones von Bispus teve o seu prémio merecido, ele é muito lindo, aliás, ele e a irmã, a Olivia são ambos espectaculares...
foi um dia de muitas emoções, algumas decepções, mas sempre com desportivismo, que é o que é preciso!
-
- Membro Veterano
a flor participou??
-
- Membro Veterano
não, ela não participou, eu fui lá, principalmente para tentar escolher um macho para ela, porque ao vivo é mais fácil ver as reais características dos cães.
mas é sempre entusiasmante vermos os cães famosos a brilhar na pista!
tem que ir ver para crer!
mas é sempre entusiasmante vermos os cães famosos a brilhar na pista!
tem que ir ver para crer!
-
- Membro Veterano
já tenho ido!!
fui a vila franca de xira, a sintra e à batalha!!
vêem-se de facto cães lindos!!!
fui a vila franca de xira, a sintra e à batalha!!
vêem-se de facto cães lindos!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Etive la e entrei em ringue... 
Entrei com a minha "afilhada" mas aquilo correu muito mal para ela... Melhores tempos virão!
Vou ser sincera.... Não prestei muita atenção aos Boxers desta vez... porque estive a trabalhar com outras raças em rigue no mesmo dia... e não tive tempo para assistir a tudo... Mas posso dizer que o vi alguns julgamentos e tenho que dar os parabens ao CANIL VON BISPUS pelo trabalho desenvolvido com o fantastico OLIVER JONES e com a OLIVIA que são dois exemplares fantasticos, tanto em fisionomia como em caracter!

Entrei com a minha "afilhada" mas aquilo correu muito mal para ela... Melhores tempos virão!

Vou ser sincera.... Não prestei muita atenção aos Boxers desta vez... porque estive a trabalhar com outras raças em rigue no mesmo dia... e não tive tempo para assistir a tudo... Mas posso dizer que o vi alguns julgamentos e tenho que dar os parabens ao CANIL VON BISPUS pelo trabalho desenvolvido com o fantastico OLIVER JONES e com a OLIVIA que são dois exemplares fantasticos, tanto em fisionomia como em caracter!

<p>Joana Gonçalves</p>