Banhos e Higiene!?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
liliU
Membro Júnior
Registado: sexta mai 06, 2005 3:18 am
Contacto:

sábado mai 07, 2005 7:09 am

Bom dia a todos!
Começo por pedir desculpa, se eu por alguma forma estou a ser chato, colocando tantas questões em tão pouco tempo.
É que é a primeira vez que tenho um cão, e não a ultima certamente, com a paixão que vai crescendo para com esta raça, e como só quero o melhor para a minha cachorrita, estou nesta fase a tentar descobrir toda a informação que possa, para juntar aquela que tenho, que juntei antes de a ter, para aprender mais qualquer coisa e estar prevenido.
Em relação a banhos, pensava eu, na minha ignorância, que um cachorrito com algumas semanas de vida, não podia tomar banho.
Após a Gaia ter podido vir para minha casa, fui com ela ao veterinário, para ver se estava bem, e se as vacinas e o boletim de vacinas estava em ordem.
Após várias questões, surgiu a conversa da higiene e de parasitas. E não é o meu espanto quando a minha veterinária disse que já podia dar banho à minha cachorrita e que quando atingi-se as 8 semanas, podia-se começar a prevenir contra as pulgas, carraças, etc...
Ora, vem ai as minhas questões para vocês.
Antes de mais, penso que não se possa estar a dar banho a toda a hora, que pode fazer mal ás propriedades do pelo do animal.
Mas se ela se suja, como a limpar?
As vezes nos olhos existe um pequeno corrimento, existe algum tipo de toalhitas com que possa a limpar, tipo as toalhitas dos bébés?
Como terá que ser dado os banhos, eu sei que a minha veterinária, deu-me vários concelhos, mas gostaria de saber o que vocês acham?
Que shampoos usar?
Qual é a frequência que pode tomar banho?
Que tipo de produtos são os mais indicados para as pulgas e as carraças?
E tendo eu um quintal com bastante relva, e na relva pelo que tenho lido, estaram as pulgas e as carraças, existe algum tipo de produto, não toxico para o animal, que possa tratar a relva e o quintal, para me ver livre destes parasitas e ter o melhor para a minha Gaia?
_

Imagem Imagem Imagem
AnaAlexandra
Membro Júnior
Registado: quarta ago 28, 2002 1:33 pm

domingo mai 08, 2005 2:29 pm

Olá eu tenho 3 boxer's, 2 caes e uma cadela e 5 filhotes com 3 semanas.
Quanto ao banho, os meus só puderam tomar depois de estarem vacinados e só com a ordem do vet, quando se sujavam enquanto n podiam tomar benho limpava-os com toalhitas de bebés. N deve dar banho com muita frequência, quanto menos melhor, o shampoo o vet indica o mais aconselhado, assim como o produto para os parasitas.
Em relação aos olhitos, limpe com soro fisiológico humedecido numa gase estrelizada.
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

segunda mai 09, 2005 7:55 am

tendo por base a minha experiência (que é muito pouca...)
Após várias questões, surgiu a conversa da higiene e de parasitas. E não é o meu espanto quando a minha veterinária disse que já podia dar banho à minha cachorrita e que quando atingi-se as 8 semanas, podia-se começar a prevenir contra as pulgas, carraças, etc...
Ora, vem ai as minhas questões para vocês.
Antes de mais, penso que não se possa estar a dar banho a toda a hora, que pode fazer mal ás propriedades do pelo do animal.
a desparasitação (interna) é feita de acordo com as indicações do vet e com uma periodocidade que varia com a zona do país e a "exposição" do cão! a das pulgas e carraças (exterior) é feita com vários produtos que existem no mercado que podem ou não ser utilizados em conjunto (existem diversos tópicos no fórum, é uma questão de pesquisar...)
quanto a banhos...eu tenho o eddie com quase 17 meses e ainda nunca lhe dei banho!!!
Mas se ela se suja, como a limpar?
com um pano húmido por ex...
As vezes nos olhos existe um pequeno corrimento, existe algum tipo de toalhitas com que possa a limpar, tipo as toalhitas dos bébés?
como já foi dito, soro fisiológico e uma gaze!
E tendo eu um quintal com bastante relva, e na relva pelo que tenho lido, estaram as pulgas e as carraças, existe algum tipo de produto, não toxico para o animal, que possa tratar a relva e o quintal, para me ver livre destes parasitas e ter o melhor para a minha Gaia?
julgo que o pecusanol pulverizado seja eficiente, no entanto, consulte um jardineiro para se certificar se a sua relva será ou não resistente a este produto!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda mai 09, 2005 1:18 pm

Bem o Popeye tem 22 meses e tomou banho apenas duas vezes isto porque apanhou uma mangueira e aproveitou para se molhar...
Normalmente e felizmente que já existem no mercado toalhitas caninas e bem cheirosas, costumo limpa-lo diariamente com a toalhitas, e quando o escovo poe-lhe perfume canino.
Quanto aos olhos e orelhas, existe é venda em lojas de animais toalhitas para limpeza especifica de olhos e orelhas e é o que eu uso.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
RuiBorges
Membro
Registado: quarta out 09, 2002 1:31 am
Contacto:

sexta mai 13, 2005 3:18 pm

Viva,

Não interessa quantos Boxers tenho mas sou feliz porque os meus melhores amigos são Boxers (não interessa a quantidade, dormem todos no sofá...)

Eu sou contra "dar banho ao cão", para manutenção nada como umas boas escovadelas para tirar o pelo velho e deixar o novo "brilhar". Excepto, claro, quando eles se sujam de verdade... aí nada melhor que um bom banho!

Atenção que depois de um banho eles cheiram mais "a cão" (era de admirar é que cheirassem a gato...) pois aquele manto todo necessita repor toda a camada de gordura (e outras coisas mais) que o banho lhe retirou... e aí vem cheiro!
Use sempre um bom shampoo neutro, aconselhe-se com o seu Vet.

Quanto a limpeza de orelhas... Limpe com o cotovelo.
Não consegue? Optimo! Essa é a intenção. As orelhas estão muito bem assim (excepto em casos extremos, claro).

Limpeza de olhinhos: pois é... os nossos meninos são muito chegados a essas coisas... e a conjutivites também (infelizmente), conforme já lhe indicaram aqui, o melhor é gaze e soro (funciona às mil maravilhas).

Eu por princípio sou contra tudo o que não é natural, assim eles tomam banho quando querem, lavam as orelhas quando querem e os olhos a minha mulher limpa-os quando ela quer (é a ordem NATURAL das coisas cá em casa... quando ELA quer...)

Parasitas internos: Controle rigoroso com o meu vet e com a minha médica de familia (pois é não são só eles que apanham...)

Parasitas externos: Eu também tenho um espacito aqui fora (o quanto eu adorava ter relva...) e depois de experimentar alguns produtos à venda no mercado decidi-me pela coleira Excalibur (uma branca e cara comó caraças) porque:

Elimina Pulgas
Elimina Carraças
Previne a aproximação do mosquito
Dura aproximadamente 4 meses (quando não desaparece do pescoço...)

e é tudo.

Posso pedir-lhe um favor? Faça dessa menina a menina mais feliz do mundo, ela merece!!!
Responder

Voltar para “Boxer”