Treino

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
Racksi
Membro
Registado: segunda nov 01, 2004 7:21 pm

sexta nov 25, 2005 9:12 pm

Olá a todos,

Venho partilhar informação acerca do treino que estou a dar ao Ike e também "ouvir" as vossas experiências.
Estou com o Ike numa escola de treino de obediência, ainda numa fase básica, tipo senta, fica, deita e por aí fora, mas noto que estou a ter ligeiras dificuldades ou seja, o Ike tem muito boas capacidades de aprendizagem (dito pelo treinador, pois o mesmo quando pega nele, este comporta-se e faz o que lhe é solicitado mesmo ainda com poucas aulas, chegando o mesmo a afirmar que o Ike tem atitude e reflexos muito bons), mas comigo a comandá-lo a coisa parece que não funciona, pois ele está sempre com sentido nos outros cães e donos, é o mais desalvorado, faz grandes fitas, é uma tourada completa...
Os outros geralmente estão calmos, o Ike não. Dá-me a impressão que não consegue estar muito tempo concentrado e parece-me também que ele concentra-se naquilo que é novidade, tipo o treinador por exemplo, mas comigo talvez por eu já não ser novidade para ele, a coisa já não funciona como seria de desejar. No entanto fora das aulas quando estou a fazer os exercicios só com ele, comporta-se à maneira.

O que voçês acham que eu posso fazer para melhorar o comportamento dele nas aulas?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta nov 25, 2005 9:59 pm

Hmm
Antes das aulas custuma "cansa-lo", isto é, brincar com ele para ele gastar alguma energia?

Os Boxers adoram interagir.. então numa aula, cheia de novidade, cães que ele nunca viu, donos/pessoas estranhas para ele.. é normal que ele se distraia.

Que idade tem o seu menino?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sábado nov 26, 2005 3:35 pm

não sou grande entendido, mas suponho que o problema passará pela firmeza com que está a encarar o treino!
parece-me que ele não estará a conseguir distinguir o que é brincadeira e o que é trabalho!!
há pequenas coisas que só deves utilizar no treino, como por exemplo a trela, os biscoitos ou o churro!
mesmo em casa deves esclarecer perfeitamente o que é treino e o que é trabalho!
sabes que estes nossos amigos são uns abusadores e se nos puderem corromper...daí que tentem sempre estar na brincadeira!

ps: parabéns pela decisão de ir prá escola!
Racksi
Membro

sábado nov 26, 2005 5:39 pm

Ele mesmo cansado arranja sempre mais um bocadinho de energia para se entreter.
Os outros cães que lá estão também têm as suas coisas, agora que o Ike tem o dobro da maluquice dos outros, lá isso tem...
Eu sei que ele aprende pois quando o treino noutro local e sem confusão à volta, ele faz as coisas mesmo com a sua teimosia, agora lá as coisas são um pouco diferentes e se calhar a culpa está mesmo em mim que não o consigo motivar/concentrar.

Ele tem 13 meses, já devia ter ido mais cedo mas houve operação e gastos avultados e só agora deu...
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sábado nov 26, 2005 9:52 pm

Oh Pedro, bons olhos te vejam.. ;)

Os Boxers são uns distraidos por natureza.
Adoram por-nos à prova, o Popeye no inicio só acatava uma ordem depois de me ver quase a fazer o pino de tão zangada.
Agora basta arregalar os olhos se ele não fizer à primeira que ele mostra-se logo submisso.

Não sei se você é um dono permissivo ou que sabe distinguir treino de brincadeira, nisso concordo com o Pedro.

Deixo para os mais entendidos e experientes uma explicação/conselhos mais objectivos. ;)

Bom fim de semana
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Regisschimanko
Registado: quarta nov 16, 2005 8:25 pm

terça dez 06, 2005 10:43 pm

Oi pessoal! Sou novo aqui no fórum, temos uma "menina" chamada Penélope... muito sapeca e me interessei sobre os treinos...

MEU DEUS!!!!! que menina elétrica... pelo menos consegui ensina-la a sentar...... muitooooooo dificil... heheheh

Como faço para postar algumas fotos dela?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta dez 07, 2005 9:21 am

As fotos têm de estar Online... ;)
luisnog
Membro Júnior
Registado: sábado mar 06, 2004 1:11 pm
Contacto:

domingo jan 08, 2006 6:23 pm

Viva,

infelizmente não tenho vindo aqui ao forum, mas fico contente por ver que há cada vez mais gente interesada em trabalhar com os seus cães.

Tal como disse o Ike comporta-se bem com o treinador, mesmo num ambiente quem que o dono não o controla. É fácil de ver de quem é a culpa :) Acredite que isso só vem com a experiência e com a vontade de aprender a observar o cão.
Tal como já verificou, num ambiente mais calmo o Ike comporta-se bem consigo. O que tem de conseguir é prender-lhe a atenção em qualquer ambiente (não é fácil). Na minha opinião, o tentar cansar o cão antes da aula é um erro. Pode parecer mais difícil no início mas é muito mais fácil treinar um cão com o temperamento do Ike do que um cão pachorrento.

Alguns conselhos:

- use comida (bocados pequenos) para relaxar e o brinquedo para o excitar
- arranje um brinquedo que o deixe doido e use-o apenas nos treinos na escola
- ao brincar com ele, não abuse nas brincadeira de atirar o brinquedo para longe, mas explore mais a vontade de presa do Ike. Vá-lhe dificultando a vida, gradualmente, a conseguir agarrar o brinquedo das suas mãos
- deixe-o ganhar muitas e muitas vezes nos primeiros tempos
- fale sempre com o treinador da sua escola. Ele é a pessoa indicada para a ajudar (se não for, mude de escola :))
- nunca tenha pressa em conseguir resultados

O melhor conselho que lhe posso dar é divirta-se nos treinos. Os boxers reagem muito melhor pela positiva.

Bons treinos,

Luís Nogueira
Boxers das Terras d'Ouro
Racksi
Membro

segunda jan 09, 2006 9:27 pm

Olá Luis,
Obg pelos conselhos, é sempre um prazer quando vejo que as pessoas vêm aqui com sentido de ajudar / informar...

Efectivamente é assim, os seus conselhos vão de encontro aos métodos/ conselhos que nos foram transmitidos pelo treinador e é assim que fazemos na escola e também que eu tento fazer cá fora, muito embora por vezes me relaxe um pouco e depois lá tenho de andar a tentar corrigir algo.
Quanto ao Ike , já apresenta outra atitude em termos de concentração e motivação comigo, mas a "loucura" continua, tem de fazer sempre a sua palhaçadazita, especialmente quando chega e vê todos os outros à volta, ele salta, ladra, rebola, enfim coisas de Boxer.
No entanto tenho de admitir que quando se concentra, é um prazer vê-lo a trabalhar, aliás comentário também do próprio treinador.
Tenho completa noção que vai ser um processo algo moroso mas que irá dar resultados, pena tenho eu de não ter mais tempo disponivel para ele, pois aqui também há uma pequena falha minha no que toca a manter as "regras" cá fora com alguma regularidade.
Uma das principais dificuldades que ainda vou tendo, é quando o solto e aqui tenho de procurar sempre locais algo isolados e sem confusão, porque o menino nem sempre vem quando o chamo, mesmo com alguns truques como comida, churro ou algo similar, e é aqui que noto que a coisa ainda não está controlado como eu desejo.

Há que ter paciência...
Responder

Voltar para “Boxer”