O que me disseram foi que todas as cadelas deveriam ter pelo menos uma vez na vida crias( corrijam-me se estou enganado) se estas forem participar em exposições.
"
Prós e contras:
1-Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores relacionados com o sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças do sistema reprodutor.
2-Retardo no Crescimento
A maturidade do esqueleto está muito relacionada à puberdade, e sofre ação direta dos hormônios sexuais, além de outros. Embora não essenciais, os hormônios sexuais influenciam em todo o metabolismo do esqueleto. Dessa forma, foi constatado que a castração precoce atrasa o fechamento das epífises ósseas, o que quer dizer que o animal permanece em fase de crescimento por mais tempo, e com isso tem estatura ligeiramente maior do que teria se não fosse castrado;
3-Obesidade
Foi provado, cientificamente, que aproximadamente 30% das cadelas castradas engordam devido ao aumento do apetite. Porém, se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia, esse problema tende a diminuir.
4-Problemas de pele
Vários problemas de pele tem sido atribuídos à castração, como dermatites e queda de pêlos, mas nenhum trabalho comprovou que tais problemas fossem inerentes à castração, uma vez que animais não castrados também apresentam estes problemas.
5-Mudanças de comportamento
É da crença popular que animais castrados ficam mais mansos e preguiçosos. Vários trabalhos tem sido feitos comparando em competições o comportamento e performance dos animais que foram castrados após a puberdade, mas quando receberam a mesma alimentação e cuidados que os animais inteiros, não mostraram nenhuma diferença.Vale ressaltar que outros tipos de agressividade, principalmente no caso de cães de guarda, não é afetada.
6-Predisposição a doenças infecto-contagiosas
Uma das maiores preocupações daqueles que adotam a castração precoce é saber como o stresse da anestesia e da cirurgia irá afetar a susceptibilidade a doenças infecto-contagiosas, como a Parvovirose ou a Cinomose."
Beijinhos e abraços