esterilização ou não? vantagens e desvantagens

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
amon-ra_porto
Membro Júnior
Registado: quarta ago 31, 2005 6:33 pm

segunda dez 05, 2005 9:48 pm

Bom, esta minha mensagem tem um proposito, esclarecer-me relativamente à esterilização ou não da minha cadela, e deste modo ficar esta mensagem para futuras duvidas dos amantes deste adoravél animal;)
Ela tem 6 meses e está por ai o primeiro ciclo, sei que o aconselhavel é fazer a esterilização após o 1º ciclo, embora já tenha ouvido que tb poderia ser antes do 1º ciclo. como actuar?
mais uma duvida, é verdade que após a esterilização a cadela fica mais apatica, mais agressiva?
obrigado
aguardo as vossas mensagens :)
canja5
Membro Júnior
Registado: sexta nov 18, 2005 6:57 pm

terça dez 06, 2005 3:12 am

O que me disseram foi que todas as cadelas deveriam ter pelo menos uma vez na vida crias( corrijam-me se estou enganado) se estas forem participar em exposições.

"Prós e contras:

1-Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores relacionados com o sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças do sistema reprodutor.

2-Retardo no Crescimento
A maturidade do esqueleto está muito relacionada à puberdade, e sofre ação direta dos hormônios sexuais, além de outros. Embora não essenciais, os hormônios sexuais influenciam em todo o metabolismo do esqueleto. Dessa forma, foi constatado que a castração precoce atrasa o fechamento das epífises ósseas, o que quer dizer que o animal permanece em fase de crescimento por mais tempo, e com isso tem estatura ligeiramente maior do que teria se não fosse castrado;

3-Obesidade
Foi provado, cientificamente, que aproximadamente 30% das cadelas castradas engordam devido ao aumento do apetite. Porém, se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia, esse problema tende a diminuir.

4-Problemas de pele
Vários problemas de pele tem sido atribuídos à castração, como dermatites e queda de pêlos, mas nenhum trabalho comprovou que tais problemas fossem inerentes à castração, uma vez que animais não castrados também apresentam estes problemas.

5-Mudanças de comportamento
É da crença popular que animais castrados ficam mais mansos e preguiçosos. Vários trabalhos tem sido feitos comparando em competições o comportamento e performance dos animais que foram castrados após a puberdade, mas quando receberam a mesma alimentação e cuidados que os animais inteiros, não mostraram nenhuma diferença.Vale ressaltar que outros tipos de agressividade, principalmente no caso de cães de guarda, não é afetada.

6-Predisposição a doenças infecto-contagiosas
Uma das maiores preocupações daqueles que adotam a castração precoce é saber como o stresse da anestesia e da cirurgia irá afetar a susceptibilidade a doenças infecto-contagiosas, como a Parvovirose ou a Cinomose."

Beijinhos e abraços
;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça dez 06, 2005 9:20 am

O que me disseram foi que todas as cadelas deveriam ter pelo menos uma vez na vida crias( corrijam-me se estou enganado) se estas forem participar em exposições.
Pura Mentira. :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
canja5
Membro Júnior
Registado: sexta nov 18, 2005 6:57 pm

terça dez 06, 2005 11:09 am

Obrigado por me teres corrigido! ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça dez 06, 2005 11:13 am

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça dez 06, 2005 3:33 pm

A minha daysie foi esterilizada na altura que fez a cesariana ja lá vão 3 meses. Posso dizer que em termos de comportamento não vejo alteração nenhuma. Está sim mais gorda mas é porque é esfomeada mas se continuar assim mudo-lhe para ração light e acaba-se o problema.
Ela vai fazer 3 anos em janeiro por isso não posso falar de problemas de crescimento e outras coisas devido á idade, pois ja é adulta. Mas não lhe noto doença nenhuma de pele nem nada parecido. Se a cadela não é de reprodução esterilize antes que lhe aconteça um acidente como me aconteceu a mim :roll: :roll: saíu cara a brincadeira do é neste mês é no próximo, se bem qe foi sempre adiada por motivos de saúde mas nos entretantos lá veio a gravidez por obra e graça do espírito santo. ;)
Responder

Voltar para “Boxer”