Página 1 de 5
Boxer - bom cao de guarda????
Enviado: domingo jan 29, 2006 6:16 pm
por ahetal
estou indeciso em ter um boxer ou um pastor alemao..confesso..a minha paixao sao os boxers mas..o facto de eu n saber se os boxers sao bons caes de guarda e se sao bons caes de defesa inquietam.me um pouco..e vrd q ha muitos boxers sem instincto de guarda??
cumprimentos,
ahetal
Enviado: domingo jan 29, 2006 6:43 pm
por AcTiOnGiRl
Bem vindo.
http://www.boxerclubportugal.com/boxer/boxer.html
No link acima você poderá ver 12 razões para ter um Boxer,
Óptimo cão de guarda;
É uma das razões.
Poderá também ver aqui algumas particularidades sobre o caracter do Boxer.
http://www.boxerclubportugal.com/boxer/ ... acter.html
Certamente que existem Boxers com mais apetencia para a guarda e protecção de que outros, como é obvio, assim como certamente nem todos os Pastores Alemães nascem bons guardas certo?
Enviado: domingo jan 29, 2006 8:37 pm
por ahetal
eu sei eu ja fui a este site. alias ja devo ter consultado quase todos os sites em Portugal relativos aos Boxers acredite.
mas e por eu saber d muitas historias de boxers sem caracter defensor q fico exictant.
nao estou com isto a dizer que so qero o cao para a guarda, so grande admirador de caes, o problema e que tenho crianças em casa e com todos estes roubos e com o aumento da criminalidade nao estou muito seguro, nao estando em casa as vezes a noite. Sera q os boxers sem caracter para a guarda têm um caracter "fraco" ?
O seu Boxer tem um bom caracter para a guarda??
cumprimentos
ahetal
Enviado: domingo jan 29, 2006 10:39 pm
por Racksi
Olá,
É minha opinião que cada cão é um cão e que dentro das próprias raças existirão algumas variações a nível comportamental de animal para animal, logo...
Se a sua idéia é ter um cão de guarda, eu penso que dentro das duas raças que apontou, o PA geralmente será o mais indicado, pois são animais que marcam muito bem o território e à partida não hesitarão se este for "ameaçado". O boxer a meu ver será também um animal muito atento, observador mas algo passivo ou seja, parece que fica a tentar perceber o que se está a passar, o que neste caso se o intruso for algo inteligente, dá-lhe a volta e ainda acabam os dois ás lambedelas um ao outro.
Eu tenho um Boxer ainda novo que em relação a dar sinal de algo que não esteja bem por aqui, é na hora. Ladra, rosna, fica atento mas não passa disto.
Um colega meu tem um já com 5 anos, mais ou menos pouco tolerante com outros cães no entanto também leva bem a volta.
Outro colega que tem um PA com 4 ou 5 anos não sei bem, não leva volta nenhuma ou seja, pouco tolerante com outros cães e pessoas só com o dono perto.
Na escola onde ando com o meu, os cães que lá andam e que demostram agressividade seja com os outros cães ou até com o próprio treinador, são os PA's e um Bull terrier, todos os outros é mais é brincadeira...
Voltando ao propósito do tópico, claro está que se quiser tirar partido do animal em tudo o que este lhe puder dar e não só no aspecto de guarda, então pondere muito bem em ter um Boxer...
Enviado: domingo jan 29, 2006 10:47 pm
por JoanaElectra
Olá.
Se a sua preocupação se prende apenas em ter um bom cão de guarda, penso que o PA será mais indicado.
Joana
Enviado: domingo jan 29, 2006 11:08 pm
por AcTiOnGiRl
O seu Boxer tem um bom caracter para a guarda??
Sim, o Popeye é super protector, mais com outros cães do que com Homens.
Ele antes de "atacar" toma uma atitude mais defensiva, do genero, analisar a situação ver, se a pessoa em causa tem más intenções ou não...
No seu caso, talvez o ideal fosse o PA
Enviado: segunda jan 30, 2006 9:30 am
por nevess
Bom dia,
Pela experiencia que tenho com ambas, e no meu caso, os PA são melhores cães de guarda que os boxers ( Mas como referi é no meu caso, não sei se se podera generalizar dessa maneira)
Os meus boxers são mais brincalhões, enquanto que as minhas meninas pastores alemãs estão sempre atentas a tudo o que passa ao portão...e os 1º só vão ladar quando algo se passa porque as 2ª ja la estão.
Mas tive um caso muito marcante , com o meu 1º Boxer que dava confiança a qualquer pessoa que não conhecia e que na noite em que iam assaltar a casa dos meus pais ele mostrou "finalmente" o seu instinto protector e "defendeu a casa com unhas e dentes".
Pois graças a ele os meus pais acordaram com o barulho todo que ele estava a fazer e quando o meu pai acendeu a luz da sala só viu uma mão a tentar levantar o estore depois fugiu....
Enviado: segunda jan 30, 2006 10:22 am
por LindAlba
Olá
Se você quer protecção a propriedade/pessoas para afungentar potenciais intrusos, uma raça como o PAlemão ou PBelga serão mais dissuasores por natureza.
Ladrará e mostrar-se-á instintivamente protector da "sua" propriedade, sendo naturalmente desconfiados com estranhos.
Os seus instintos de protecção à propriedade, mais do que à família, são elevados.
Se pretende um cão de defesa, que provavelmente deixará "entrar" intrusos até concluir que, pela atitude corporal destes, podem constituir ameça para a "sua família", o Boxer será uma excelente escolha.
Será eficiente e potencialmente perigoso para os intrusos que conclua poderem ser ameaça.
Este tipo de comportamentos podem variar, devendo serem direccionados e controlados com ensino e treino. Caso contrário, não deveremos esperar que o cão, por ser cão, faça milagres.
Às vezes estes surgem :
-- há alguns anos uma cadela boxer que fora adquirida para companhia de uma criança deficiente evitou um assalto à vivenda da família, tendo ferido com gravidade o assaltante apesar de ter sido encontrada aos pés da cama da "sua menina", já morta com uma chave de fendas espetada no dorso. Tinha cumprido com a missão que, instintivamente, concluira ser sua. A cadela chamava-se Bruma e era irmã de ninhada do meu saudoso Balzac.
-- mas também há o caso do dono que se esquece da chave e chama os bombeiros para lhe abrirem a porta, tendo depois de ser ele a entrar pela escada de socorro porque o boxer da familia tem o bombeiro encurralado
Tudo é relativo
Enviado: segunda jan 30, 2006 4:35 pm
por CindelP
Quando for comprar o seu cão, se se decidir por um boxer, pergunte ao criador que tipo de testes temperamentais faz aos cães dele, de forma a garantir as caracterisitcas inatas à raça
nanci
Enviado: segunda jan 30, 2006 5:09 pm
por Racksi
Nanci,
Você trás aqui uma questão que por vezes "foge" um bocado ao debate mas que para mim me parce pertinente e que eu gostaria que fosse desenvolvida por quem tem conhecimentos na área.
Noto que a maior parte dos debates em torno do Boxer (espero não estar engando) giram muito à volta do aspecto estético ( melhor ou pior prestação em ring, Boxer de fulano tal que passou em ring e não devia, etc...) e pouco à volta das caracteristicas da raça e mais concretamente em que é que a raça Boxer se distingue das outras.
Por exemplo, podemos afirmar que determinada raça tem uma especial aptência para seguir pistas, outras para a caça, outras para defesa/ataque, e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
Enviado: segunda jan 30, 2006 5:14 pm
por AcTiOnGiRl
e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
Para ser um excelente companheiro, um mimalho de primeiro, super protector e amigo...
Mas a nível de trabalho esta talhado para quê?
P.S. Estava a brincar Racki, não leve a mal

Enviado: segunda jan 30, 2006 5:19 pm
por Racksi
Rita,
não levo nada a mal, até porque o que disseste é pura verdade, o Boxer é um companheirasso....
Mas voltando à questão, em termos de trabalho como é????
Enviado: segunda jan 30, 2006 5:20 pm
por AcTiOnGiRl
não levo nada a mal, até porque o que disseste é pura verdade, o Boxer é um companheirasso....
Ainda bem que não levas a mal Rogério

Enviado: segunda jan 30, 2006 5:21 pm
por JoanaElectra
Acho que o Boxer não está talhado para nada

Bem, para guarda pessoal não há melhor que o Dobermann. Este é considerado um dos melhores cães de guarda do mundo. Mas é melhor você escolher um PA, já que foi uma das raças que mencionou.
Joana
Enviado: segunda jan 30, 2006 5:32 pm
por CindelP
Racksi Escreveu:
Nanci,
Você trás aqui uma questão que por vezes "foge" um bocado ao debate mas que para mim me parce pertinente e que eu gostaria que fosse desenvolvida por quem tem conhecimentos na área.
Por exemplo, podemos afirmar que determinada raça tem uma especial aptência para seguir pistas, outras para a caça, outras para defesa/ataque, e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
Boa tarde,
Não sou de maneira nenhuma conhecedora da raça o suficiente para emitir uma opinião segura acerca da mesma.
No entanto, penso que o dever dos criadores é manter a raça fiel às origens. A nivel morfologico e especialmente a nivel funcional.
Até porque foi devido a essa mesma necessidade funcional que se criou a raça.
É muito bonito vermos criadores falarem orgulhosamente de titulos de beleza, de testes de saude ... sem duvida que têm a sua importancia. Mas e o caracter? Isso não interessa?
Dei uma pequena olhadela ao estalão do boxer, em que descreve um cão corajoso de presa, um motivado cão de trabalho e um excelente cão de guarda.
Testar a coragem e a capacidade protectora de um cão é algo muito simples - por exemplo, os ZTPs.
Agora, quanto criadores se realmente preocupam com isso?
E como muitas vezes se diz
Pedigree - what your dog is suposed to be
Looks - What your dog looks like
Performance - What your dog is
Cumpts
Nanci