Página 1 de 2

LOP ou não LOP

Enviado: segunda abr 24, 2006 2:50 am
por Ricardo_m
Olá a todos!

Apesar de não ter por hábito colocar comentários no forúm após ler o que se tem passado ultimamente resolvi colocar este post.

Falou-se aqui na problemática do boxer e do oxer, de ter ou não lop, e a que conclusão se chegou? Na minha opinião nenhuma.
Digo isto porque:
1º: já lá vai um ano que me foi prometida (sem custos, tipo acordo de amigos) pela respectiva criadora uma cadela boxer tigrada COM LOP e filha de campeões, linda de morrer. Pois, mas amigos amigos negócios à parte, e após umas quantas mentiras quanto ao registo da cadela em meu nome e problemas afins, a entrega do bicho foi sendo adiada. O fim do adiamento foi quando descobri que a espera era apenas uma tentativa de ganhar tempo para a dita criadora arranjar uma outra cadela para mim uma vez que a "prometida" (a qual já tinha pegado ao colo, tirado fotografias e dado nome) foi vendida pela pequena quantia de 2000€ a um criador bastante conceituado deste país que certamente conhecem. Conclusão, fui enganado pois se não é para cumprir não se promete, e, pelo menos a dita criadora poderia ter jogado todas as cartas e ser honesta comigo.

2º: Acabei por um mês mais tarde comprar uma outra cadela também tigrada SEM LOP e que sei ser pura porque vi ambos os progenitores (o pai tem LOP, a mãe não) e porque me informei e antes de comprar o bicho analisei-o de cima a baixo para me certificar que não era enganado e estava mesmo a comprar um boxer. E assim a Petra chegou a minha casa e fez no passado dia 22 um ano.

CONCLUSÃO:

Fui o mês passado ao vet com a minha cadela e o que é que ele perguntou! Se a levava a exposições porque era um exemplar fenomenal. Resposta minha: Não, não tem LOP.
Agora digam. Fiz mau negócio? Não tenho um boxer? E os LOP's são assim tão importantes? É que se eu fosse "rato" já tinha "arranjado" um LOP para a minha cadela, claro que a linhagem não era a dela ( vocês sabem que à boxers que morrem e ninhadas que são registadas, percebem?).

Ha! E a outra cadela pelo que ouvi dizer por pouco não está fora do estalão devido à baixa estatura. (Mas mesmo que só tivesse 50 cm e 20 Kg deixaria de ser um boxer por estar fora do estalão? e o LOP não vale neste caso?)

Um Abraço a todos...

Enviado: segunda abr 24, 2006 9:05 am
por imarcelo
É claro que à partida quando se compra um boxer, é natural que se queira um boxer puro, mas muitas vezes ao pagar-se um preço mais baixo que o normal está a correr-se um risco de não ser tão puro quanto esperávamos, sem falar nos criadeiros , claro!

Na minha opinião isso não deve ser um cavalo de batalha a não ser que se queira ir a exposições, ou fazer cruzamentos.

Não sou criadora, nem nunca me passou pela cabeça tal coisa, mas custa-me ver desaparecer deste forum algumas pessoas que só por não terem um espécime 100% puro são rotulados de oxers e passam a rafeiros! Enfim uma descriminação que não me parece justa.

Mas esta é aminha opinião , claro
;)

Enviado: segunda abr 24, 2006 10:30 am
por AcTiOnGiRl
mas custa-me ver desaparecer deste forum algumas pessoas que só por não terem um espécime 100% puro são rotulados de oxers e passam a rafeiros!
Isabel,
Eu tenho um Oxer mas não é isso que me vai afastar daqui :roll:

Mantenho-me firme e hirta como uma barra de ferro :lol:

Enviado: segunda abr 24, 2006 3:06 pm
por LindAlba
não resisto meter-me com a karateka
Kiayyyyyaaiaiaiaiaiaiaiai.....
Imagem
Barra de ferro.......????
Imagem

Enviado: segunda abr 24, 2006 5:22 pm
por AcTiOnGiRl
não resisto meter-me com a karateka
Kiayyyyyaaiaiaiaiaiaiaiai.....
Oh mário diz lá também es karateca? ;) :lol:

Adorei os Smiles, Lindos Lindos :lol:

Enviado: terça mai 02, 2006 10:30 am
por LindAlba
Imagem Ná, nunca gostei de pijamitas (brancos, negros ou de outras cores)
Imagem

Mas tive uma fase (há que seculos) que resolvi experimentar vestir saias ...Imagem, claro que após alguns meses a voar e a constipar-me (por baixo), decidi evoluir.

Agora ... e como o meu desporto favorito mete água... Imagem

decidi conjugar as coisas ...Imagem
.... meter água ... e constipar-me por baixo !!!

Enviado: terça mai 02, 2006 10:54 am
por AcTiOnGiRl
Sabes Mário eu também gosto de saias, vulgo Hapkido :lol:

Eu e a água, não nos damos muito bem, então água só na banheira :lol:

Enviado: quarta jun 07, 2006 7:02 pm
por Ricardo_m
Já agora,
1º: se determinado cão não for inscrito no LOP (soa mal mas não importa) tendo ambos os progenitores LOP (o que pode acontecer) toda a linhagem que se seguir perde também esse direito? Tem lógica que sim mas...

2º: (Esta é estúpida mas pergunto na mesma, até porque provavelmente já aconteceu, afinal isto é Portugal ). Progenitores: 1 com LOP o outro SEM LOP Crias com LOP ????!!!! Será possível? :lol: :lol:

Só pergunto porque ás vezes parece-me que todos os Boxers descendem do ADAXER e da EVAXER... HEHEHE :p :p

Enviado: quarta jun 07, 2006 8:13 pm
por Cao_da_Rua
Caro Ricardo,

Os cães que têm LOP são filhos de pais com LOP ponto final paragrafo.
Mesmo que o progenitor seja filho de pais com LOP mas este não tendo LOP, as suas crias perdem também o LOP. Já imaginou andarem aí pessoas a dizer "ah e tal, não tem LOP mas é filhos de pais com LOP" (o que por acaso até acontece muito roll mas claro as crias não têm LOP.

Mesmo um progenitor tendo LOP e outro o RI, as suas crias só saiem com RI (Registo Inicial).

Esqueci-me de dizer que um cão que tenha RI depois de ir a umas determinadas exposições, poderá (dependendo da classificação) passar a LOP.

Enviado: quarta jun 07, 2006 11:50 pm
por FAbarm
Cao_da_Rua Escreveu: Esqueci-me de dizer que um cão que tenha RI depois de ir a umas determinadas exposições, poderá (dependendo da classificação) passar a LOP.
Estou em querer que não é tão linear quanto isso, pois julgo que qd a ascendencia é desconhecida, dd os pais, isso não se aplica.

Tiago

Enviado: quinta jun 08, 2006 1:29 pm
por Ricardo_m
Antes de mais obrigado pelas respostas.

Esclareçam-me só uma coisa: o RI é obtido como, depende da ascendência, é possível registo inicial de um cão com parte da ascendência desconhecida (1 progenitor LOP o outro não)? É isso?
Assim sendo, com as devidas avaliações de júris, isto poderia originar a entrada no LOP de cães considerados excelentes exemplares de determinada raça e cuja a ascendência nunca tenha feito parte do LOP? Ou é uma ideia assim tão descabida?

Mas não me parece que um cão com o tal RI seja aceite em exposições, ou é?

A verdade é que quando foi criado o LOP de alguma forma tiveram de escolher os exemplares que dele fazem ou fizeram parte.
(E este sim é o principal motivo pelo qual coloco estas dúvidas)

Abraços

Enviado: quinta jun 08, 2006 1:48 pm
por FAbarm
O RI so se aplica (por exame) a raças portuguesas.

Se apenas um dos pais tem LOP ou RI, o cachorro não pode ser inscrito em lado nenhum. Se fosse raça portuguesa, poderia por exame e depois do ano de idade, tentar obter o RI.

Tiago

Enviado: quinta jun 08, 2006 3:48 pm
por MDogster
Poderia consegui-lo em Espanha, mas para isso o cão teria que ser propriedade dum residente em território espanhol.

Enviado: quinta jun 08, 2006 4:19 pm
por FAbarm
MDogster Escreveu: Poderia consegui-lo em Espanha, mas para isso o cão teria que ser propriedade dum residente em território espanhol.
Essa informação está onde?

Tiago

Enviado: quinta jun 08, 2006 4:54 pm
por MDogster
FAbarm Escreveu:
MDogster Escreveu: Poderia consegui-lo em Espanha, mas para isso o cão teria que ser propriedade dum residente em território espanhol.
Essa informação está onde?

Tiago
No site do clube espanhol de canicultura (mas não aí não fala na questão do proprietário ter que ser residente).