Quais os pontos importantes...
Enviado: quarta abr 26, 2006 5:24 pm
olá...abri este topico para expor uma pergunta simples, quais os pormenores mais importantes na escolha de um boxer aquando a sua compra???
Comunidade, loja online e conteúdos para animais!
https://forum.arcadenoe.pt/
in http://www.casadosboxers.com/sobre.htmescolha de um Boxer
Antes de se adquirir um BOXER deve-se ter bem presente que teremos em casa um ser dependente, uma criança permanente durante pelo menos 10 anos. No entanto, se já se decidiu, há alguns pormenores que deverá prestar atenção ao escolher um exemplar desta magnífica raça.
Um cão deve ser adquirido no criador, ou então deve-lhe ser facultado uma visita aos progenitores para que os possa observar e avaliar por si próprio se, apesar de Boxers, correspondem correctamente ao estalão, aumentando-se as probabilidades de o seu futuro cachorro ser um bom exemplar. No entanto, pode-se dar o caso de os progenitores serem bons exemplares e alguns filhos terem erros de estrutura, embora raro, ninguém o poderá garantir.
Para encontrar criadores poderá dirigir-se ao Boxer Clube de Portugal que, como possuem um registo das ninhadas, poderão indicar-lhe os contactos dos criadores com cachorros disponíveis para venda. Poderá perguntar também ao Clube Português de Canicultura ou investigar no nosso link "Ninhadas".
Até há pouco tempo atrás, a idade aconselhada para se levar um cachorrinho seria com 8 semanas de idade, no entanto, concluiu-se que as 8 semanas correspondem a um período de “medo” (comparável ao medo sentido por bebés com 8 meses). Assim, o momento ideal para entrega de um cachorro Boxer, será por volta das 9/10 semanas de idade, variando de individuo para individuo. Contudo poderá escolher o seu cachorro mais cedo e ir visitá-lo com alguma frequência. Desta forma até o cachorro escolhido se habituará à sua presença e não ficará tão estranho quando chegar o momento de o levar para sua casa.
A escolha de um cachorro deverá basear-se no carácter e na saúde demonstrados pelo cachorro. Em relação à saúde deverá prestar atenção aos olhos dos cachorros que deverão ser brilhantes sem serem demasiado remelosos, podendo existir algumas remelas no cantinho do olho no caso de o cachorro ter acordado há pouco tempo, devem ladrar, brincar, demonstrar curiosidade sem serem assustadiços e não apresentar um ar infeliz. Os cachorros não deverão ser muito (demasiado) gordos porque isso poderá causar alguns problemas ao nível das articulações. O pêlo deve ser brilhante e com um aspecto saudável (não se deve soltar ao acariciar), sendo natural se estiver um pouco sujo visto que quando os cachorros começam a comer alimentos sólidos geralmente sujam-se um pouco (leia-se "muito"). Em relação ao carácter, tudo depende do seu gosto visto que pretende que o animal se adapte a si e à sua vida. Assim, se observar os cachorros a brincar verificará que um deles é sempre o agressor e que desafia os irmãos a brincar, pelo que esse cachorro terá uma personalidade muito forte. Se pretender um cão mais sossegado e ponderado será preferível escolher um cachorro que observe atentamente e de forma interessada as brincadeiras dos irmãos. No entanto, não se esqueça que um Boxer é um cão muito alegre e cheio de vida, sempre pronto para a brincadeira pelo que nunca será demasiado sossegado.
Ao comprar um Boxer, bem como qualquer outro cão, deverá pedir o Boletim de Vacinas e o Registo de Desparasitações que deverá levar consigo quando for com o cachorro ao Veterinário. Ser-lhe-á entregue também um registo com a Árvore Genealógica do seu cachorro, conforme está registada no Livro de Origens Português (LOP) no Clube Português de Canicultura, documento este que deverá estar assinado e acompanhado por fotocópia do Bilhete de Identidade do criador para se poder proceder à transferência de proprietário.
Quando for buscar o seu cachorro é aconselhável que vá acompanhado para ele não se sentir “sozinho” e “desprotegido” no caminho para o novo lar, onde já não tem os irmãos nem a mãe para lhe dar conforto num sítio onde nem os cheiros são iguais, além de que nas primeiras vezes que andam de carro costumam enjoar (leve consigo toalhas ou papel de cozinha). Assim, ao ir acompanhado, já haverá alguém que brinque com ele e que o aconchegue no caminho para casa.
Depois de devidamente instalado e quando o seu amigo o considerar como um membro da matinha... Ame-o e faça-o muito feliz, pois ele merece.
Caracteristicamente, o Boxer é um animal que necessita muito da companhia humana, por esta ( e mil outras razões) nunca o abandone entregue a si próprio, ele não saberá sobreviver sem si. Boxers permanentemente fechados em canil, atados a uma àrvore ou a uma casota são susceptiveis de morrer... de desgosto!
in http://www.casadosboxers.com/estalao.htmEstalão do Boxer
Aspecto geral
É um cão médio, de pêlo liso, forte, com uma estrutura curta, quadrada, de ossos fortes. A musculatura é delgada e vigorosamente desenvolvida. Os seus movimentos são vivos, cheios de força e dignidade.
Cabeça
É a sua característica principal. Deve estar em perfeita proporção com o corpo. O focinho deve ser, dentro do possível, amplo e poderoso. O crânio deve ser estreito e anguloso. A fronte forma com o focinho uma angulação marcada. O perfil do focinho não mergulha na fronte como no Bulldog e nem tão pouco deve cair. O maxilar inferior sobressai do superior e é ligeiramente curvado para cima.
Olhos
Escuros, não serão nem demasiado pequenos nem salientes, nem muito encovados. As pálpebras deverão apresentar uma cor escura.
Orelhas
De inserção alta, cortadas em ponta, com um comprimento adequado, perfeitamente rectas, não muito largas na sua base. As orelhas não cortadas têm um determinado tamanho, nem pequenas nem grandes, de aspecto fino, de implantação bem afastadas entre si no ponto mais alto do crânio, caindo inertes nas faces.
Pescoço
Deve apresentar um comprimento harmonioso, e ser redondo, forte e musculoso, sem papada.
Corpo
Quadrado, apoiando-se o tronco em membros direitos e de ossatura forte. Cruz deve ser bem marcada.
Dorso
Incluindo a zona renal, o dorso deve ser curto, forte, recto e com forte musculatura.
Garupa
Ligeiramente inclinada, curva, plana e larga.
Tórax
Profundo, chegando até aos codilhos. A profundidade do peito corresponde a metade da altura à cruz.
Cauda
Inserção relativamente alta, amputada curta e transportada para cima.
Membros
Membros dianteiros: os quartos dianteiros têm que ser rectos vistos de frente, estar paralelos um ao outro e ter ossos fortes. Ombros compridos e oblíquos, estreitamente ligados ao tórax. Braço comprido e em angulo recto com o ombro. Membros traseiros: musculatura muito desenvolvida, dura e ressaltando muito plasticamente. Os membros devem ser rectos vistos detrás. Coxas largas e curvas.
Manto
Pêlo curto, brilhante e aderente.
Cor
Leonado ou tigrado.
Altura e peso
Altura à cruz: 57 a 63 cm. para os machos e 53 a 59 cm. para as fêmeas. Peso à volta dos 30 kg. nos machos e 25 kg. nas fêmeas.
São puros porque você olhou e lhe parece ou porque tem Lop?ambos os pais sao puros
Note, quando a esmola é muita o santo desconfia né?pois...acho que os pais nao têm lop...mas quando disse puro é porque sao iguais aqueles que vejo em exposições...pois também achei estranho...a ver vamos!!!Depois dou noticias!
Mas também sei quem esteja a vender bons exemplares!