Exposições/PERGUNTA
Moderador: JoanaGoncalves
Boa tarde
Porque será que os cães que participam em exposições e que são tão puros de raça ( lop ) como os outros não passam determinada fase ou são excluidos só porque foram adquiridos a criadores sem AFIXO ?
Porque será que só os cães desses criadores ( com AFIXO ) GANHAM PRÉMIOS? Por vezes até esses cães nem são os " melhores ".
Os juizes dessas provas " parece-me " escolhem sempre os mesmos...
O que se passa?...
Porque será que os cães que participam em exposições e que são tão puros de raça ( lop ) como os outros não passam determinada fase ou são excluidos só porque foram adquiridos a criadores sem AFIXO ?
Porque será que só os cães desses criadores ( com AFIXO ) GANHAM PRÉMIOS? Por vezes até esses cães nem são os " melhores ".
O que se passa?...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Mas quem é que lhe disse que é "só porque foram adquiridos a criadores sem AFIXO"?moural Escreveu: Porque será que os cães que participam em exposições e que são tão puros de raça ( lop ) como os outros não passam determinada fase ou são excluidos só porque foram adquiridos a criadores sem AFIXO ?
E como é que sabe que por vezes nem são os melhores?...moural Escreveu: Porque será que só os cães desses criadores ( com AFIXO ) GANHAM PRÉMIOS? Por vezes até esses cães nem são os " melhores ".
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Amigo...
Vamos lá por partes! Em primeiro posso garantir-lhe que há alguns cães sem afixo que são bons e até chegam muito longe! Para comprová-lo temos a Phoka que no ATIBOX 2006 foi campeã ATIBOX e melhor fêmea júnior!!!
Como ela há muitos outros, infelizmente o que se passa aqui é que geralmente os criadores com afixo são pessoas (mais uma vez, nem todos) que quando criaram o afixo tinham o objectivo d identificar os seus cães, e é de longe muito mais fácil dizermos que o cão é Colle del Infinito do que dizer que pertence à criação do Sr. Manuel Silva, percebe? Por conseguinte os cães sem afixo "perdem-se" algures neste grande mundo que são as exposições, não por serem bons ou maus mas por não terem forma de serem identificados...
Outra situação que importa realçar é que um criador com afixo geralmente também tem um nome a proteger, e por tal tenta fazer uma criação racional de forma a obter exemplares de muito razoáveis para cima!!! Um criador sem afixo, como n lhe podem apontar directamente o dedo, por vezes cria um pouco "à nora" e saem cães que não são o melhor exemplo para a raça...
Não me interprete mal por favor, estou a falar de modo generalista, há por aí cães sem afixo extremamente bons (e alguns nem vão a exposições porque os seus criadores e proprietários muitas vezes nem sabem o que isso significa, pensam que são concursos pra passear o cãozinho e mostrar que é bonito quando não é nada disso) e cães com afixo que mais valia nem aparecerem...
Por tudo o que disse, quando iniciar a minha criação, terei todo o gosto em gastar 260€ para registar um afixo no Clube Português de Canicultura porque a minha mãe nunca o fez e é uma ilustre desconhecida, quando os seus animais não eram maus de todo!!!
P.S.: Quanto ao facto dos juízes escolherem sempre os mesmos, vou excluir a hipótese da tão falada máfia (naqual prefiro não acreditar, porque por vezes exageram um bocado n dose quando falam dela) só prova que esses mesmos cães escolhidos sãoexemplaresde excelente qualidade e ainda bem que tantos juízes concordam com isso!!!
Espero ter podido esclarecê-lo,
Ana Vieira
Vamos lá por partes! Em primeiro posso garantir-lhe que há alguns cães sem afixo que são bons e até chegam muito longe! Para comprová-lo temos a Phoka que no ATIBOX 2006 foi campeã ATIBOX e melhor fêmea júnior!!!

Como ela há muitos outros, infelizmente o que se passa aqui é que geralmente os criadores com afixo são pessoas (mais uma vez, nem todos) que quando criaram o afixo tinham o objectivo d identificar os seus cães, e é de longe muito mais fácil dizermos que o cão é Colle del Infinito do que dizer que pertence à criação do Sr. Manuel Silva, percebe? Por conseguinte os cães sem afixo "perdem-se" algures neste grande mundo que são as exposições, não por serem bons ou maus mas por não terem forma de serem identificados...
Outra situação que importa realçar é que um criador com afixo geralmente também tem um nome a proteger, e por tal tenta fazer uma criação racional de forma a obter exemplares de muito razoáveis para cima!!! Um criador sem afixo, como n lhe podem apontar directamente o dedo, por vezes cria um pouco "à nora" e saem cães que não são o melhor exemplo para a raça...
Não me interprete mal por favor, estou a falar de modo generalista, há por aí cães sem afixo extremamente bons (e alguns nem vão a exposições porque os seus criadores e proprietários muitas vezes nem sabem o que isso significa, pensam que são concursos pra passear o cãozinho e mostrar que é bonito quando não é nada disso) e cães com afixo que mais valia nem aparecerem...
Por tudo o que disse, quando iniciar a minha criação, terei todo o gosto em gastar 260€ para registar um afixo no Clube Português de Canicultura porque a minha mãe nunca o fez e é uma ilustre desconhecida, quando os seus animais não eram maus de todo!!!
P.S.: Quanto ao facto dos juízes escolherem sempre os mesmos, vou excluir a hipótese da tão falada máfia (naqual prefiro não acreditar, porque por vezes exageram um bocado n dose quando falam dela) só prova que esses mesmos cães escolhidos sãoexemplaresde excelente qualidade e ainda bem que tantos juízes concordam com isso!!!
Espero ter podido esclarecê-lo,
Ana Vieira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Olá Nokas,
Só uma observação: essa tal máfia é uma realidade, infelizmente...
Joana
Só uma observação: essa tal máfia é uma realidade, infelizmente...
Joana
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Sim!!!
Concordo que seja real!!! Mas dizer ao desbarato que todos os juízes estão comprados e que todos os criadores excepto o próprio que está a falar comigo andam a pagar jantares e viagens d avião pros juízes escolherem os seus cães, tenham dó...
Eu prefiro DE MUITO LONGE pensar que só alguns são mafiosos!!! Senão como é que eu vou fazer um dia pra que a Sabiah seja reconhecida??? Eu nem tenho dinheiro pra pagar um jantar A MIM num restaurante 5 estelas, quanto mais a um juíz!!!
:P:P
Concordo que seja real!!! Mas dizer ao desbarato que todos os juízes estão comprados e que todos os criadores excepto o próprio que está a falar comigo andam a pagar jantares e viagens d avião pros juízes escolherem os seus cães, tenham dó...
Eu prefiro DE MUITO LONGE pensar que só alguns são mafiosos!!! Senão como é que eu vou fazer um dia pra que a Sabiah seja reconhecida??? Eu nem tenho dinheiro pra pagar um jantar A MIM num restaurante 5 estelas, quanto mais a um juíz!!!

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ó, claro que não são todos, isso seria impossível....! 
Joana

Joana
J.A.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2003 3:37 pm
Eu fui a uma UNICA exposição, a atibox, e consegui perceber isso...
Também concordo que seja uma máfia e que praticamente os escolhidos são sempre os mesmos...
Também já li por aqui, num topico qualquer (acho que foi sobre a exposição da moita do ano passado), em que um forista dizia que um conceituado criador portugues que costuma fazer de juiz passa sempre os cães com o seu afixo
Será isto correcto?
Não era suposto ele não classificar os cachorros da sua própria criação?
O meu cão também não tem afixo, apesar de filho de afixos conhecidos e neto de campeões, linhagens italianas, etc, etc, mas acho que se for a uma exposição, o juiz nem deve olhar para ele como deve de ser
Era para o levar a atibox, mas a operação à pata fez-me pensar duas vezes e ainda bem...
Acho que se chegasse ali , tanto eu como o zuck ficariamos envergonhados...
Tenho de comprar uma femea a esse tal criador se quiser ganhar alguma coisa e algum prestigio,.... infelizmente :p :p
Também concordo que seja uma máfia e que praticamente os escolhidos são sempre os mesmos...
Também já li por aqui, num topico qualquer (acho que foi sobre a exposição da moita do ano passado), em que um forista dizia que um conceituado criador portugues que costuma fazer de juiz passa sempre os cães com o seu afixo

Será isto correcto?
Não era suposto ele não classificar os cachorros da sua própria criação?
O meu cão também não tem afixo, apesar de filho de afixos conhecidos e neto de campeões, linhagens italianas, etc, etc, mas acho que se for a uma exposição, o juiz nem deve olhar para ele como deve de ser

Era para o levar a atibox, mas a operação à pata fez-me pensar duas vezes e ainda bem...
Acho que se chegasse ali , tanto eu como o zuck ficariamos envergonhados...
Tenho de comprar uma femea a esse tal criador se quiser ganhar alguma coisa e algum prestigio,.... infelizmente :p :p
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
O que eu acho impressionante é como só assistiu a uma única exposição e ache que tem a capacidade de avaliar essa situação...Eu fui a uma UNICA exposição, a atibox, e consegui perceber isso...

<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2003 3:37 pm
E o que eu acho impressionante é certo tipo de pessoas andar por aqui só a criticar as opiniões dos outros...
Se calhar sou muito inteligente :p :p
Ou junto o que vi na exposição com factos de pessoas conhecidas me contarem (2+2=.....)
Realmente.... ao que se chega
Se calhar sou muito inteligente :p :p

Ou junto o que vi na exposição com factos de pessoas conhecidas me contarem (2+2=.....)
Realmente.... ao que se chega

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Tenho de comprar uma femea a esse tal criador se quiser ganhar alguma coisa e algum prestigio,.... infelizmente

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Na minha opinião penso que não se pode generalizar! Assim como há bons juizes também existem bons criadores.
Se realmente fosse assim tão mafioso, não acredito que os bons criadores continuassem a frequentar essas exposições!!!
Mas isto sou eu a dizer é claro....
Se realmente fosse assim tão mafioso, não acredito que os bons criadores continuassem a frequentar essas exposições!!!
Mas isto sou eu a dizer é claro....

<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Agora disses-te tudo Isabel... 

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Claro Isabel,
Por isso, em conjunto com o criador do Boris, decido a que expos vou ou não e, muitas vezes, a decisão depende do juíz que irá julgar a raça...
Joana
Por isso, em conjunto com o criador do Boris, decido a que expos vou ou não e, muitas vezes, a decisão depende do juíz que irá julgar a raça...

Joana
J.A.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 13, 2005 8:39 pm
- Localização: Jeco/srd, Vitória e Gontzal/boxers, Askari/Montanha Pirinéus e sempre no coração os que partiram
- Contacto:
Não é bem assim... geralmente os cães sem afixo saem de ninhadas amadoras, filhos de exemplares com menores qualidades morfológicas (sem desprimor para o animal e o afecto que o seu dono lhe tem) e sem o cuidado por parte do produtor de tentar melhorar a raça durante várias gerações... são por vezes pequenos detalhes que o dono se recusa a ver mas que há que considerar...moural Escreveu: Porque será que os cães que participam em exposições e que são tão puros de raça ( lop ) como os outros não passam determinada fase ou são excluidos só porque foram adquiridos a criadores sem AFIXO ?
O que se passa?...
...mas isto é geralmente... não é a regra...
Quem não se lembra de ha 8 anos atras ver desfilar nos nossos rings este cão:

Multi Campeão Apache
AD ZTP BH IPO-I SEL-EC3
HD-Ü
Ch. Espanha
Ch. Internacional
Jahresjugendsieger França
Jahresjugendsieger Espanha
Jahressieger Espanha
Jahressieger Portugal
Apenas e só Apache de seu nome e pelos grandes entendidos considerado O BOXER, na linhagem directa da maioria dos nossos Boxers, com grande orgulho com enorme influência na linhagem dos meus cães.
O Apache não tinha afixo, era filho de uma ninhada ocasional, em que a mãe da ninhada foi rejeitada pela primeira dona que não suportava uma cadela em casa e a deu a uma pessoa que teve pena e que tinha um cão e pela gracinha fez a ninhada... quis o acaso que um conceituado criador tivesse prometido um cachorro a alguem e como não tinha seus de momento foi à ninhada escolher um para esse efeito... viu o Apache, ficou com ele e quem na época frequentava exposições sabia que eles chegavam e estava ganho hehehe e era inteiramente merecido.
Nunca me importei que ganhasse, era até um prazer ver este cão em ring... havia quem lhe inventasse espondiloses ou displasias, mas era apenas para queimar o cão e por muito que inventassem era tão perfeito que não dava hipotese...
o facto é que ele entrava direitinho em ring e ganhava, era uma perfeição e é considerado como um dos mais marcantes cães pelos entendidos e se os nossos tem o seu sangue é porque não discordamos

O afixo não implica qualidade... agarra-se em 250 euros e tem-se um afixo... mas é uma assinatura do criador, imaginemos que temos um cão chamado Boby e entra em ring... presta? não presta? alguem olhando para o nome do cão sabe quem é o criador?
E com afixo? Imaginemos um Boby von Bispus, para citar um afixo conhecido e acho que não deve haver nenhum Boby von Bispus, é só um exemplo... entra este cão em ring, é uma maravilha? glória para o criador que toda a gente sabe quem é... é mau? azar, toda a gente sabe quem é o criador...
O afixo é apenas uma espécie de assinatura, não querendo comparar animais a objectos, é como mandar fazer um vestido a uma modista anónima e a um costureiro conhecido... se o vestido for bonito ou feio para quem olha para ele à modista não aquece nem arrefece, se for assinado já ha considerações que este costureiro desenha bem ou mal...
Se for um bom cão, com uma boa cabeça, etc... não fica atras, não pode.
Por ultimo, em todas as ninhadas nascem bons e maus cães, nem todos dão para exposições... um particular tem geralmente um cão que comprou muitas vezes sem saber quais as características necessárias e um criador tem mais conhecimentos, mais cães, reserva para exposições os melhores e vende os outros para companhia... eu amei de mais a minha primeira cadela, um temperamento exemplar, 7 campeões do mundo até à 5ª geração... mas facto, não era um cão de exposição pelo que aconteceu o normal nestes casos, cachorra de Muito Bom, Junior de Excelente e em Aberta (na altura não havia intermédia), com ela já formada, tinha BOM... foi a minha grande companheira até nos deixar vitima de cancro com 10 anos, mas efectivamente para exposição não dava, e tinha afixo, para exposição tive de comprar uma segunda cadela e os que se seguiram

Se queremos um cão de exposição ha que estar preparado para abrir os cordões à bolsa e ser muito claro com o criador, explicar qual o fim para que se destina o animal... mesmo assim e com um bom criador, não ha garantias, muito exemplar é promissor e chegando a adulto não dá e vice-versa....
<p>beijos pa quem os merece
</p>
<p>Carla </p>

<p>Carla </p>