YUPIIIIIIIIIIIIII!!!
Aí vou eu pro meu 3º post consecutivo... das duas uma, ou tenho mal de dedos que não consigo parar d escrever, ou isto tá condenado a ser o "Monólogo do Boxer"
Acho que este tópico deve também cobrir uma vertente: o porquê de haver tantos "oxers" por aí...
Já sei que vou levar nas orelhas por "alguém" anónimo cujo nome começa por J e acaba em a

porque vou tocar num ponto delicado da questão, mas acho que não me vou sentir bem se não disser isto...
Nós, no nosso pequeno país, ainda estamos um bocado atrasadotes em relação a algumas coisas, e uma delas é a informação sobre raças... não temos, por incrível que possa parecer, o espírito da canicultura... gostamos de cães, sim... mas... nós SABEMOS o que é uma raça???
O pior que pode acontecer é o que se vê por aí, montes e montes e montes de boxers que apesar de serem (e muito bem!) amados e respeitados pelos seus donos babados, devem muito à raça, principalmente no que se refere a morfologia...
O mal é que muitos de nós vemos um cachorro lindo lindo, e perguntamos "Qual a raça?"... respondem "boxer"... e nós "que giro"... e pimba, depois uns meses mais tarde podem acontecer duas coisas:
- se nos cingirmos à parte comum da raça e andar apenas com ele na rua, toda a gente, visto estarem tão habituados a ver "oxers" por aí, sabem o que é...
-se formos com ele a uma exposição, mal entramos dizemos "ups..." porque naquele momento apercebemo-nos que o nosso bochechas não corresponde à tipicidade da raça... quantos e quantos agora criadores lhes aconteceu isso... eu também tive um bochechas que era lindo, e registado, e neto de campeão, e saiu o que se viu
Na vertente contrária acontece algo curioso:
-compramos um boxer a um bom criador, e depois se vamos com ele pra rua perguntam-nos "é puro?" ou então (como me aconteceu a mim

) "tem um castro laboreiro lindissimo!!!" ou "olha um pitt bull" e outras coisas estranhas...
Para tantos e tantos de nós, o "mal" já está feito quando abrimos os olhos, resta-nos aprender com a lição e comprar o boxer seguinte onde saibamos que vai sair típico...
Eu quero com isto não repreender os actuais donos de "oxers" mas sim alertar os possíveis compradores de um boxer no futuro que venham aqui cuscar, porque mais vale prevenir que remediar, não?
Quanto aos criadores desses tais "oxers" eu falarei mais tarde, porque não sei que impacto vai ter esta mensagem de agora, mas no que respeita à parte da criação de oxers, como vai ser uma coisa mais "incisiva" é melhor deixar que o pessoal faça a digestão deste post primeiro!