boxer branco/preto

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
aanaa
Membro
Registado: sábado set 10, 2005 2:07 pm

terça nov 28, 2006 8:49 pm

ola a todos...
já andei a pesquisar na net mas não encontro nada de jeito... sera que alguém me pode dar informações ou dizer-me sites que falem sobre as variações da pelagem do boxer e pk é k o boxer branco(não sendo albino) e o preto(k já ouvi falar muito mas francamente nca vi) , são considerados "aberrações do estalão...
Gostava de saber quais as probabilidades de ,cruzando uma boxer camursa com um tigrado, os filhos puxarem mais a um pai ou a outro, etc..

obrigada a todos desde já
mini_boxer
Membro Veterano
Registado: sábado dez 31, 2005 6:46 pm

terça nov 28, 2006 9:00 pm

nao complique o que é facil.. os albinos e esses pretos que fala segundo sei e nao é muito.. nao sao aberraçoes como lhe chama.. sao boxeres mas nao sao aceites isso so aos peritos da raça podem explicar.. dizem que é porque nao se consegue manter um boxer albino com garantias de boa saude como os outros.. e quanto ao cruzar um tigrado com um fulvo nao sei se conseguira certezas a que sai.. pois sao seres vivos.. como os humanos logo que quando se faz um filho nao se sabe se sai ao pai ou a mae.. no meu caso espero que saia ha mae.. lol
espero que isto a ajude... se disse alguma asneira corrijam para eu poder saber o correcto..

saudaçoes
aanaa
Membro

terça nov 28, 2006 9:21 pm

bom..eu quando falo em boxer branco tou a excluir os albinos, pois estes, como se sabe, teem uma defeciencia genetica que os faz não produzir melanina, que é o pigmento que lhes dá cor à pel, e por isso estão desprotegidos contra as radiações e são animais fotossenssiveis e com muitos problemas de saúde e mais frageis. esses penso que toda a gente está de acordo que não sejma consederados no etalão da raça, visto ser uma doença que lhe confere a sua cor, ou melhor a sua falta de c or. esta doença, o albinismo afecta todas as raças e espécies, incluindo os humanos.
Quando eu me refiro a boxer branco tou a falr dakeles que possuem uma pelagem maioritariamente ou totalmente branca(têm muitas vezs manchas pretas em algumas zonas do corpo), mas têm olhos e nariz e palato com pigmentação. esses apenas teem o pelo de cor diferente, tal como os referidos boxeres pretos, e é por isso k não entendo porque é que não são considerados...
Quando eu me referi aos cruzamentos e à probabbilidade de "puxarem" mais a um pai do que a outro, etsava a referir-me aos alelos doiminantes. por exemplo se um homem branco casar com uma mulher preta e certo qu em 99% dos casos ou mais os filhos vão nascer pretos. o mm acontece com casais de olhos de cor catsanha e azul, em k os filhos em principio vão ter olhos castanhos, pois o castanho e um alelo dominante e o azul e recessivo... a minha dúvida é exactamente essa: qual dos alelos domina: o camursa ou o tigrado..?

de qualquer forma agradeço a sua resposta... ;)
mais alguem sabe alguma coisa do assunto ou de sites que eu possa consultar para me esclarecer? :o
aanaa
Membro

terça nov 28, 2006 9:23 pm

bom..eu quando falo em boxer branco tou a excluir os albinos, pois estes, como se sabe, teem uma defeciencia genetica que os faz não produzir melanina, que é o pigmento que lhes dá cor à pel, e por isso estão desprotegidos contra as radiações e são animais fotossenssiveis e com muitos problemas de saúde e mais frageis. esses penso que toda a gente está de acordo que não sejma consederados no etalão da raça, visto ser uma doença que lhe confere a sua cor, ou melhor a sua falta de c or. esta doença, o albinismo afecta todas as raças e espécies, incluindo os humanos.
Quando eu me refiro a boxer branco tou a falr dakeles que possuem uma pelagem maioritariamente ou totalmente branca(têm muitas vezs manchas pretas em algumas zonas do corpo), mas têm olhos e nariz e palato com pigmentação. esses apenas teem o pelo de cor diferente, tal como os referidos boxeres pretos, e é por isso k não entendo porque é que não são considerados...
Quando eu me referi aos cruzamentos e à probabbilidade de "puxarem" mais a um pai do que a outro, etsava a referir-me aos alelos doiminantes. por exemplo se um homem branco casar com uma mulher preta e certo qu em 99% dos casos ou mais os filhos vão nascer pretos. o mm acontece com casais de olhos de cor catsanha e azul, em k os filhos em principio vão ter olhos castanhos, pois o castanho e um alelo dominante e o azul e recessivo... a minha dúvida é exactamente essa: qual dos alelos domina: o camursa ou o tigrado..?

de qualquer forma agradeço a sua resposta... ;)
mais alguem sabe alguma coisa do assunto ou de sites que eu possa consultar para me esclarecer? :o
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 28, 2006 9:41 pm

aanaa Escreveu:
Simples! São alelos simples, sendo o tigrado o dominante. Ou seja, ao cruzar dois fulvos só saiem fulvos.

Pretos, só é possivel ter pretos quando um dos progenitores é preto, pois é dominante.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

terça nov 28, 2006 11:04 pm

a genetica é algo de muito complexo...simplificado.... os alelos dominantes na raça boxer é o alelo carmurça e o alelo tigrado.. sendo o alelos recessivo os alelos branco e preto...

no seu caso com um cruzamento de carmurça e tigrado ...só podem sair ambas cores ... claro k pode tb nascer um branco( coisa rara)

entendido ou alguma duvida....
;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 28, 2006 11:16 pm

marina81 Escreveu: a genetica é algo de muito complexo...simplificado.... os alelos dominantes na raça boxer é o alelo carmurça e o alelo tigrado.. sendo o alelos recessivo os alelos branco e preto...

no seu caso com um cruzamento de carmurça e tigrado ...só podem sair ambas cores ... claro k pode tb nascer um branco( coisa rara)

entendido ou alguma duvida....
Convinha que antes de falar, percebesse de alguma coisa ...

Como é que os alelos dominantes são os tigrados e os fulvos? Ou é um ou é outro ?

Minha cara, isto é muito simples:

O preto (excepto dois casos, que para aqui não são chamados) é dominante perante tudo, na mesma escala:
K = preto
Kbr= tigrados
k = permite manifestação de côr (neste caso o fulvo)

E tambem não percebo como é que é raro nascer brancos ... basta ambos os progenitores terem uma certa quantidade de branco (mascara + colar) para serem SSSp (ou é Sw ?) e como tal, na cruza entre esses dois boxers, terá 25% de brancos ..

Entendido?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

quarta nov 29, 2006 9:59 am

ta certissimo.... ;) :lol: expressei me mal
;)
aanaa
Membro

quarta nov 29, 2006 1:52 pm

mas continuo sem perceber qual é que domina: o fulvo ou o tigrado? :s

o que significa :" permite a manifestação d côr"?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 29, 2006 3:39 pm

aanaa Escreveu: mas continuo sem perceber qual é que domina o fulvo ou o tigrado? s

o que significa " permite a manifestação d côr"?
CindelP escreveu Escreveu:Simples! São alelos simples, sendo o tigrado o dominante. Ou seja, ao cruzar dois fulvos só saiem fulvos.
canipalma
Membro
Registado: quinta jan 13, 2005 11:49 pm
Contacto:

quarta nov 29, 2006 10:26 pm

Depende se o cão/cadela tigrado é homozigoto dominante. Se for, todos os cachorros nascem tigrados. Se não podem nascer tigrados e fulvos.
<p>Maria Jo&atilde;o Miranda</p>
<p>Boxers de Canipalma</p>
<p><a href="http://www.canipalma.com">www.canipalma.com</a></p>
aanaa
Membro

quinta nov 30, 2006 11:26 pm

ok... brigada a todos, parece k já vou percebendo melhor esta questão :)
Responder

Voltar para “Boxer”