Aqui vai...mini_boxer Escreveu: se perguntam pq comprei este cao que nao foi barato se podia ter um mais barato.. é simples de responder sem provocaçoes apostei na qualidade de uma raça que adoro.. e nao digo que seja melhor que os outros pois conheço muitos que nao sao portadores de lop mas sao boxers bons.. mas se eu nao critico que tem um desses nao gosto que critiquem quem o tem.. pois sao opçoes.. sem mais termino esta seca que vos dei..
Ora aqui está algo que me toca particularmente: As criticas a quem se atreve a comprar um animal.
Quando comprei o meu Gontzal, fui particularmente massacrada por colegas que se acham mais defensores dos animais do que as outras pessoas, que julgavam tambem que podiam dispor da forma como gasto o dinheiro legitimamente ganho por mim e ainda que julgam que podem escolher os 3 cães que permanentemente habitam a minha casa e partilham a sua vida comigo...
Suponho que - como tantos portugueses - se optasse por não ter cão, ninguem me diria nada, mas como opto por ter 3 cães as pessoas já se acham no direito de opinar e sobretudo de criticar.
Ora o Gontzal foi comprado ao meu criador favorito, um Basco, na sequência da morte aos 10 anos, com cancro, da minha cadela e para (digamos assim) "substituir" a cadela que, apesar dos seus defeitos morfológicos, me mostrou todo o caracter da raça e me fez apaixonar pela mesma... assim, teria de ser um animal muito especial... e como tal escolhi o Gontzal, escolhi, paguei com o meu dinheiro e dei-lhe todo o meu amor que ele soube retribuir de igual maneira...
Era esta coisinha quando o vi pela primeira vez e acima de tudo, antes da maravilhosa cabeça, antes do pedigree de luxo (que inclui SÓ os cães Deuses dos boxers)... acima de tudo foi o seu olhar firme mas terno que me fez apaixonar...

Ela morreu em 15 de Outubro, eu casei de calças de ganga e camisola de gola alta azul a 11 de Novembro e a lamentar que quem tivesse partilhado da nossa vida não pudesse estar presente... arranquei 2 dias depois para Espanha, ao volante do meu fraquinho Opel Corsa de 3 cilindros, eu, marido e os 2 filhos até Jerez para o ir buscar...
Tiraram-no da transportadora, tinha 8 meses e perguntaram-me "ti gusta?" os meus olhos brilharam e foi como que mais um casamento, é mesmo para a vida.
Os criadores choraram na despedida mas sabem que ele está bem comigo... eu tambem sei que ele foi bem tratado pois reconheceu e saudou efusivamente os seus criadores aqui em Lisboa quase 2 anos depois, sinal de que era bem tratado pois os cães nisso não mentem, mas sempre junto de mim

Mas fui pressionada, ainda ela estava viva e já me diziam com displacência como se não fosse nada:
"ahh isso o melhor é abater... olha lá e vais ficar por aqui?"
já a fazer planos para me enfiarem um desgraçado de um cão qualquer casa a dentro... o que me magoou, cadela ou não, tratava-se de um ser com quem eu tinha partilhado os ultimos 10 anos da minha vida...
Quando o Gontzal chegou, as coisas que eu ouvi... que o dinheiro que tinha dado por ele dava para alimentar uma data de cães durante imenso tempo, que era uma isto e uma aquilo, que era elitista e sei lá que mais... confesso que me deixei afectar e me interroguei se realmente eu era assim tão má pessoa por ter tido a ousadia de comprar um cão e sim, foi caro, mas.... eu não roubei a ninguem para o comprar....
Até que um verdadeiro amigo me disse que não me deixasse afectar, que se eu tivesse agarrado naquele dinheiro e o tivesse estourado numa viagem ou numa entrada na Zara, ninguem me diria nada... aquilo era apenas conversa de fundamentalista...
E sim, este meu amigo tem razão... da mesma maneira que temos o direito de escolher um cão abandonado, o que é meritório, temos o direito de comprar o cão dos nossos sonhos... a única coisa que devemos considerar é que ao assumirmos a responsabilidade de o levar para casa, temos de o tratar bem, com ou sem raça... como para mim os cães são para toda a vida, acho que é legítimo escolher um que realmente me agrade pois vou partilhar 10, 14 anos com ele...
Fiz portanto calar a fundamentalista, disse-lhe que pela conversa dela tambem não poderia ter escolhido o marido pois havia imensos homens a querer uma companheira mas como lhes faltava um braço, uma perna, eram deficientes, etc. não arranjavam e portanto ela não poderia ter escolhido, tinha a obrigação de casar com um desses coitadinhos... respondeu de boca aberta... ahhh mas isso é diferente.... mas não soube explicar em que é que era diferente!
Por fim expliquei-lhe que o dinheiro era meu, ganho por mim e que não ia admitir mais ingerencias.
E toda esta história para perguntar a todos aqueles que compraram um cão, no caso um boxer, se tiveram episódios semelhantes, se vos chatearam, se vos criticaram.
Porque estamos aqui todos fartos de falar em elitismos mas o facto é que tambem há o reverso da moeda... a ousadia de se querer um cão de raça a ponto de às vezes uma pessoa se interrogar se realmente qualquer dia de tão politicamente incorrecto, não vão ser os rafeiros a ter ninhadas e os de raça a serem abandonados.