Displasia da Anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça São Bernardo! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CostaLusa

Responder
RitinhaB
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: sexta dez 02, 2005 8:25 pm

terça fev 28, 2006 3:43 pm

Boa Tarde,

O meu SB, 5 meses, começou de um dia para outro a chorar com dores e deixou de andar simplesmente.
Fomos de imediato ao vet que após fazer os rx diagnosticou displasia da anca. Vai ser operado na Quinta, dia 02.
Alguem experiente nestes assuntos poderá dizer-me se o chicco terá uma boa qualidade de vida ou quais são as prespectivas futuras. Na net existem muitas explicações sobre o que é a doença mas não quais as prespectivas.

Gostava muito que alguem respondesse porque isto foi realmente um balde de água fria e uma grande preocupação. :cry:
MIGSU
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sexta set 10, 2004 9:28 pm

quarta mar 01, 2006 10:10 pm

Pela pequena explicação que deu não dá muito bem para entender. O que me parece é que o cachorro ou tem uma displasia extremamente grave ou então nunca deveria ser operado tão cedo. Antes de operar o cão deve colher opinião de outros veterinários. Um RX se não estiver 100% correcto a leitura leva-nos a falsos resultados. Nessa idade o cachorro ainda está no principio do desenvolvimento, ainda vão existir muitas alterações. Se fosse meu não optava já pela operação. O SB é um cão de crescimento muito rápido e por vezes surgem dores fortes durante o crescimento que não tem nada a ver com displasias.
Informe-se melhor sobre o que tem na realidade o cachorro.
Desejo as melhoras para o seu cachorro
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

quarta mar 01, 2006 10:19 pm

segunda opinião e já...
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mar 02, 2006 9:14 am

Sempre o vai operar hoje? Já pediu uma 2ª opinião?

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
SaoBernardo
Membro
Mensagens: 57
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm
Localização: São Bernardos ..... Muitos

sexta mar 03, 2006 12:23 pm

Boa tarde.
Eu concordo em absoluto com as opiniões fos restantes forista.
Segundo a maioria dos clubes de raça internacionais, a idade mínima fiável para realizar o despiste da displasia da anca e dos cotovelos é aos 18 meses. A título de exemplo posso dizer que por exemplo na raça Pastor Alemão a a fiabilidade de detecção por radiografia é de 16% aos 6 meses de idade, 70% ao ano de idade ,82% aos 18 meses de idade e 95% aos 2 anos de idade.
No seu caso, a fiabilidade, e visto tratar-se de um São Bernardo, rondará praticamente os 0%.

É virtualmente impossível realizar um despiste com a qualidade desejável num cachorro de 5 meses, cuja estrutura se encontra numa fase de alterações morfológicas profundas e extremamente rápidas.
A sintomatologia clínica da displasia só se começa a apresentar, e em casos extremamente graves, em animais de 6 a 12 meses (aqui considerando todas as raças), sendo que esta sintomatologia se apresenta em episódios mais ou menos intermitentes e resulta da existência de microfracturas, microfracturas essas que ossficam rapidamente desaparecendo nestes períodos os sintomas.

Típicamente a grande maioria dos São Bernardos apresenta dores de crescimento em cachorros, dores que provocam até ao ano, ano e meio de idade, frequentes episódios de coxear, ora da pata esquerda, ora da direita, da frente da de trás, e que por vezes impossibilitam temporariamente o cachorro de se movimentar convenientemente. Dores essas que muitos de nós experimentámos em crianças.
O problema é que a maioria dos proprietários, alarmados pela fobia da displasia, se dirigem por vezes a veterinários não tão qualificados para a realização de exames de displasia, especialmente no que respeita a raças gigantes.

As raças gigantes possuem características especiais, um simples exemplo, a gravidade da displasia da anca é medida pela maioria dos veterinários pelo ângulo de Norberg-Olson, segundo um padrão independente da raça ou tamanho do animal.
Todas as directrizes emanadas pelos principais organismos mundiais da raça São Bernardo, apontam hoje para graus distintos e adaptados à dimensão e estrutura da raça, que são dispares do padrão dito "normal" utilizados pelos veterinários, padrão este que leva na maioria dos casos a classificações erróneas, e a cirurgias que nunca deveriam ser realizadas.

Existe hoje uma entidade mundial, sediada na alemanha, que analisa todos os raios-X de displasia efectuados a São Bernardos no mundo por um valor simbólico. O proprietário deverá realizar o exame de displasia em veterinários especializados (sugerindo o hospital veterinário do Porto ou a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, a título de exemplo), e posteriormente enviar a mesma para a referida faculdade na alemanha, para que seja efectuada a leitura adaptada e como tal correcta do grau de displasia.

Se ainda não operou o seu SB sugiro-lhe fortemente que não o faça, espere e dirija-se a um veterinário especializado, sob pena de sujeitar o seu pequenote a uma operação sem sentido, e prejudicar irremediavelmente a qualidade de vida do mesmo.


MA
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mar 06, 2006 12:51 pm

Desculpem lá, mas eu não consigo perceber como é que há pessoas que vêm para aqui aos "ai Jesus", "socorro ajudem-me", nós damos as nossas opiniões/conselhos, e depois nunca mais ninguém se digna a vir dar uma satisfação... :evil: A sério, fico 'piursa' com estas atitudes... :evil:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
RitinhaB
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: sexta dez 02, 2005 8:25 pm

segunda mar 06, 2006 7:22 pm

Antes de mais gostava de agradecer a opinião de todos, infelizmente quando li, porque entretanto estive doente, o Chicco já tinha sido operado a uma das patas.
O que fizeram foi aumentar o acetábulo (desculpem se não é assim que se escreve). Realmente não sei se fiz bem ou não, está no periodo pós operatório pelo que terei de aguardar as melhoras.
Por agora ele está ''tristonho'' e embora coloque a pata no chão ainda manca um bocadinho, de qualquer forma é muito recente, ele foi operado á apenas 3 dias.
Mais uma vez agradeço a prontidão das vossas respostas.
SaoBernardo
Membro
Mensagens: 57
Registado: segunda jul 14, 2003 4:46 pm
Localização: São Bernardos ..... Muitos

terça mar 07, 2006 9:53 am

Bom dia.
Bom o que está feito, está feito.
De qualquer modo, e para toda a gente que passe pelo mesmo, gostaria de dizer só 2 coisas.
A primeira é que devemos sempre ter muita atenção quando compramos um cachorro São Bernardo, devemos sempre perguntar ao criador (e ver!!!!) pelos exames de displasia da anca dos pais, e por todo o historial dos antepassados, que qualquer bom criador terá todo o prazer em informar. Um bom criador tem também um papel fundamental no acompanhamento dos seus cachorros, pois tomando por exemplo o seu caso, seria provavelmente evitável a operação, se o criador (a ser contactado claro) lhe indicasse um veterinário de referência, para que obtivesse uma segunda opinião.

A segunda é que a intervenção cirúrgica deve sempre ser considerada como última opção nesta raça em particular, pois a grande maioria dos São Bernardos diagnosticados com graus de displasia severos, conseguem se medicados e sem o recurso a intervenções cirúrgicas e ao contrário de outras raças, manter uma qualidade de vida bastante boa, qualidade essa que poderá ser colocada em causa pelas intervenções e por todo o pós operatório a elas associado.
Um exemplo claro desta situação, é que existem por toda a europa São Bernardos com grau D e E, multicampeões, e que apresentam nas exposições com movimentos maravilhosos, em nada indicativos da severidade da displasia.

Devemos assim, e sempre que temos dúvidas, ou sempre que os SB apresentem sintomatologia, consultar um veterinário especialista e preferencialmente pedir sempre uma segunda opinião a outro.

MA
Bernadinha
Membro
Mensagens: 106
Registado: sexta fev 25, 2005 12:15 pm
Localização: Estela (caniche), Leonardo (cocker), Inês (São Bernardo)

terça mar 07, 2006 7:36 pm

olá,

então há mais novidades?
já agora, qual foi a operação que ele fez? colocou prótese? de que tipo?
RitinhaB
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: sexta dez 02, 2005 8:25 pm

quarta mar 08, 2006 9:00 pm

Não colocou proteses, aumentaram o acetábulo (acho que é assim que se diz) através de um excerto
RitinhaB
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: sexta dez 02, 2005 8:25 pm

segunda mar 13, 2006 2:41 pm

O chicco hoje já vai tirar os pontos.
Depois de ler todas as respostas que me deram fiquei cheia de dúvidas se teria feito bem. Estou a ponderar a operação á outra pata, não tenho mesmo vontade nenhuma de lha fazer e faze-lo passar por tudo de novo.
Agora ele está muito bem, já anda á cão, e não á coelho como até aqui (as duas patas de trás moviam-se simultaneamente).
De qualquer forma, irei, como aconselharam, ao hospital vet.de Lx para uma 2ª opinião.
De qualquer forma, foi-me garantido antes da cirurgia que, mesmo que não ficasse complectamente bem, ia melhorar em muito a qualidade de vida dele pois o aumento do acetábulo é uma técnica que permite isso mesmo.
:lol:
Obrigada a todos pelas vossas respostas que foram de uma grande ajuda, por vezes, sinto que necessito de ajuda de especialistas pois é o 1º cão que tenho e este problema apanhou-me complectamente de surpresa, sem saber o que fazer, tive de me apoiar na opinião do vet dele.
Lamento ter solicitado a vossa ajuda já demasiado tarde, para a proxima já sei. Não vou cair no mesmo erro de certeza absoluta.
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quarta mar 15, 2006 2:05 pm

Então como está a ser a recuperação do Chico???

Espero que esteja a correr tudo pelo melhor ;)
RitinhaB
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: sexta dez 02, 2005 8:25 pm

sábado mar 18, 2006 12:31 pm

A recuperação está a ser fantástica. Já não cocheia e finalmente anda a cão (uma pata de cada vez). Está muito teimoso de tantos miminhos que teve nesta fase dificil da sua infancia.
Como lhe demos a ração com massa, carne ou arroz durante este tempo (porque ele comia mal mas estava a tomar remédios e por isso era forçoso que comesse) agora recusa só a ração (não é parvo).
Responder

Voltar para “São Bernardo”