É muito difícil criar um São Bernardo???

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça São Bernardo! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CostaLusa

Responder
vivi_sb
Mensagens: 1
Registado: quinta dez 14, 2006 2:59 pm

quinta dez 14, 2006 3:25 pm

Olá! Amo cães, pra mim são os melhores amigos do mundo, como um membro da família! Mas, a minha paixão sempre foi o São Bernardo. Moro em aptº, mas estou pra mudar para uma casa.

A 1ª coisa que me veio na mente foi em ter um São Bernardo. A cidade que moro tem um clima frio, creio eu que seja apropriado pra raça.

Gostaria de saber o quanto eles comem, se são resistentes, se necessitam de muito espaço e como reagem se passarem alguns dias sozinho (caso viajarmos).

Meu marido não é muito a favor de ter um. Ele gosta muito de cães, mas tem medo que ele ataque alguém (por ser muito grande), visto que recebemos visitas com freqüência.

Podem me ajudar???
Pesquisei informações em sites, mas gostaria de informações de quem cria ou já criou um São Bernardo.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado dez 16, 2006 8:28 pm

Não entendo o que pretende dizer com "cães resistentes", se é em relação a doenças, sim são, desde que mantidos nas condições ideais e dignas, ou seja, vacinado, boa ração, ambiente limpo, à solta, isto é, sem correntes, com passeios frequentes, etc ;)

A minha SB, que vai fazer no próximo dia 1 de Janeiro 6 anos, nunca teve problemas de saúde, felizmente.
No entanto são cães que podem por exemplo sofrer de torção gástrica, o que resulta numa intervenção cirurgica imediata e urgentíssima sob pena do animal morrer em muito pouco tempo, horas ou dias mesmo. Se comprar um cão a um "criadeiro" e não um Criador, corre mais riscos de ter um cão com displasia da anca, o que acarreta muitas dores, despesas de veterinário, e possivelmente um cão deficiente para o resto da vida. Portanto, a hora de escolher um exemplar é muito importante.

Quanto à comida, a minha come uma ração de gama intermédia da Purina, e come cerca de 800gr por dia.

O espaço, é relativo, isto é, o facto de ter muito espaço não é sinónimo de não precisar de passeios, eles sozinhos não se exercitam, por muito espaço que tenham ;) .

Na minha opinião um SB não é de todo cão de apartamento, eles não gostam de estar dentro de casa, a minha detesta conforto, isto é, detesta cobertores por exemplo, prefere dormir no cimento :? ... Em casa é doentio com os pêlos, para mim não dá... Mas há quem os tenha dentro de casa.
Além dos pêlos é o cheiro característico de cão de rua, eles criam uma camada de gordura própria para auto-protecção por causa do clima, e esse cheiro é intenso. num cão de "casa" não é tão intenso.

Ficar sozinho, desde que tenha alguém para tratar da comida, água e limpar os dejectos, não há problema ;) . Um hotel também é uma alternativa para quando viajar ;) .

Em relação à agressividade, os SB por norma não são agressivos, mas são bons guardas. Isto é, se os donos não estão em casa, não há quem lá entre, mas quando estão com os donos, são hiper dóceis... Há só um "senão"... a baba 8) ... é o único perigo!!!
Por norma os cães grandes são muito mais dóceis que os pequenos, o seu marido não tem de temer a agressividade num SB, pois ela é practicamente inexistente.

Um conselho que eu dou a quem tem dúvidas em relação ao temperamento dos SB's, é ir visitar criadores, nada melhor do que ver com os próprios olhos e colocar todas as dúvidas ao Criador, ele responderá de certeza absoluta a todas as questões e dúvidas sobre o comportamento, temperamento, tratamento e tudo o que tenha a ver com a raça.

Esta é apenas a minha opinião como dona de uma SB, a segunda na minha vida ;)

Espero ter ajudado.

Xuga
dinho1
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça set 09, 2003 8:44 am

sábado fev 03, 2007 4:09 pm

Tenho uma cadela São Bernardo e só tenho coisas boas para falar desta raça. São muito meigos, optimos companheiros, protectores dos indefesos, um pouco teimosos, dão-se bem com outros animais, são excelentes cães de companhia e gostam muito de crianças. A minha detesta estar sózinha e adora estar dentro de casa. Tem um sofá só para ela e não abdica do seu cobertor e da sua almofada. Mas os cães não são todos iguais, a da Texuga por exemplo é o inverso da minha. Gostam de dar o seu passeio diário e necessitam de algum espaço. Não é propriamente um cão para apartamento mas sendo bem tratados e tendo espaço acomodam-se bem.
Antes de adquirir um certifique-se que tem disponibilidade de tempo, de espaço e disponibilidade financeira para ter um destes maravilhosos animais. Atingem facilmente os 60 a 90 kg de peso e os custos com comida e veterinário não são propriamente baratos.
Se optou por adquirir um, parabéns e boa sorte
Responder

Voltar para “São Bernardo”