MUITO PREOCUPADO COM O TIMMY!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça São Bernardo! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: CostaLusa

Responder
Giio
Mensagens: 1
Registado: terça ago 12, 2008 11:23 am

terça ago 12, 2008 12:04 pm

Olá a todos,
É a 1ª vez que entro no forum. Decidi registar-me porque, quando o descobri, identifiquei-me com a esmagadora maioria das questões que são colocadas.
Além do mais, depois do episódio que a seguir irei contar, iniciei uma busca incessante na net para tentar encontrar respostas...tal é a preocupação que me tem atormentado nos últimos dias.
Tenho um SB com quase dois anos. Como todos os SB é um cão calmo, afectuoso, está sempre pronto para a brincadeira.
Há dois dias, num passeio de fim de tarde, juntamente com o resto da família e uma menina, que estava a brincar lá em casa, com a minha filhota, ele teve uma reacção repentina...dirigiu-se à menina, levantou as patas...e a minha mulher com receio que ele a magoasse, colocou-se à frente, para a defender, e levou uma mordidela na mão.
Ficámos muito surpreendidos com a atitude do Timmy, pois até aqui, nunca reagira daquele modo. Sempre foi amigável para as crianças da escola, para os amigos da minha filha, para as pessoas com quem se cruza na rua quando passeia.
Será que ele tinha mesmo intenção de morder a criança?...
Importa referir que essa menina, já tinha brincado lá em casa, uma outra vez...e também aí ele não foi muito "friendly" como é costume num SB...Será que para ele, a menina, era uma, presença indesejada...por estar ali entre nós, em casa, no seu território?
Gostava de ouvir as vossas opiniões...ou saber se já tiveram experiências semelhantes.
Obrigado
Blessing
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 09, 2008 12:31 am

terça ago 12, 2008 8:28 pm

Eu também não costumo entrar aqui muitas vezes, mas resolvi responder-lhe.
Primeiro, se o Timmy queria ou não morder a menina, talvez sejam vocês as pessoas mais indicadas para responder à pergunta, uma vez que presenciaram a situação e todos os elementos são importantes para uma avaliação correcta.
Depois, temos que perceber uma coisa: são bernardo, labrador, ou rottweiler, são sempre animais que por muito doces que sejam, há um dia que não estão tão bem dispostos e as coisas podem correr mal. Depois, há, de facto, o instinto de protecção - eles tendem a proteger a sua família e reagem quando se sentem "ameaçados". Além disso, tenho constatado com os meus SB que eles pressentem o medo das pessoas e reagem em relação àqueles que demonstram esse medo - e não é preciso pôr um anúncio no jornal - eles sabem quem são essas pessoas.
Quanto à mordida, também do que tenho observado com os meus SB, à partida, a primeira reacção deles é neutralizar o adversário saltando sobre ele, e não tanto o morder, mas isso é o que se passa no meu caso pessoal.
Finalmente, ainda temos outra coisa: a genealogia do cão: se o cão tem LOP, comente inclusivamente a situação com o criador - por tendência, exemplares de linha alemã tendem a ter um carácter mais "vincado" do que por exemplo os de linha italiana.
Pelo sim, pelo não, eu supervisionava cuidadosamente as bincadeiras do Timmy com "estranhos", ou excluía-as - mesmo que o cão não queira atacar, o são bernardo é muito grande e mesmo uma "neutralização" a cair em cima do "agressor", quando este é de palmo e meio, provoca alguns estragos. E tente falar com um especialista em comportamento animal, que talvez possa ajudar com o problema do Timmy.
Responder

Voltar para “São Bernardo”