Antes de mais peço desculpa por "entrar" no fórum assim de rompante. Assim que puder faço uma apresentação condigna.
Mas neste momento necessito de alguma ajuda com um problema que tem deixado os veterinários um pouco baralhados:

Eu a minha esposa temos uma persa (não deve ser pura) com 3 anos e que chamámos de Kichi. Adoptamo-la da rua e tem sido cuidada com o máximo de carinho. No último ano ela desenvolveu o que parece uma alergia na pele. Coça-se imenso na zona do pescoço e lambe-se muito na zona posterior (provavelmente porque não consegue lá chegar para coçar). Nessas zonas desenvolve numerosas pequenas feridas que criam crostas.
Pulgas
É precisamente nas zonas que normalmente são de alergia ás pulgas (pescoço e zona posterior do lombo). Ela leva a "pipeta" com a frequência indicada pelo veterinário e escovamos praticamente todos os dias tomando grande atenção às pulgas e nem nos nem o veterinário descobrimos nenhuma, pelo que esta hipótese está praticamente fora de hipótese.
Detergentes
Já mudamos os detergentes com que lavamos o chão e a alergia persiste. Não desenvolve feridas na barriga onde seria normal.
Alimentação
Esta é uma das hipóteses, mas já mudamos do Wiskas para a Purina One de Salmão. Ela gosta e as fezes deixaram de cheirar (terrivelmelmente) mal, pelo que algum bem lhe está fazer, mas o problema da alergia continua. Já encomendámos o Purina Pro Plan HA através do veterinário, que é hipoalergénica, para podermos excluir definitivamente o factor da alimentação.
Exames
Faltam de facto os exames de alergologia, que será o próximo passo caso seja excluÃdo o factor alimentar. Mas estes exames são dispendiosos e podem não ser conclusivos.
Medicação
Ela responde bem aos corticóides, tanto por injecção como por comprimidos, mas depois de passar o efeito volta ao mesmo. Ultimamente tem levado uma injecção no veterinário e antibióticos em comprimidos durante alguns dias. Mas são apenas provisórios.
Não somos muito abonados financeiramente mas dinheiro é dinheiro e, apesar de já termos gasto bastante, não paga o sofrimento e desconforto da gata.
Por estas razões quero perguntar se alguém saiba de alguma situação semelhante ou tenha ideias que possam dar alguma luz a esta situação.
Obrigado a todos.