barbovic Escreveu:O LOP como é conhecido, existe realmente para comprovar a "pureza" da raça. Falamos em raças "puras" algumas com uma cinquentena de anos num animal que foi domesticado á 4000 anos. As raças são criadas e manipuladas por criadores para terem uma aparência cada vez mais atrativa, aconselho quem quiser a procurar imagens de exposições de gatos persa de 50 anos atrás e vão ficar surpresos com a linhagem dos puros de hoje e como o ser humano conseguiu mudar o aspeto dos mesmos. Claro que tudo que é manipulado tem efeitos secundários. As falhas genéticas acabam por ser os olhos (daí estarem constantemente a lacrimejar), já não terem praticamente focinho (daí terem problemas respiratórios) e o tamanho (formato) das suas cabeças (daí as dificuldades de parto nesta raça). Atenção que com isto não quero criticar quem tem um gato tipado e LOPado, mas acho que se deveria pensar mais um pouco antes de atirar certas purezas para o ar. Vejam o caso do Siamês, já com grandes problemas de gestação devido á manipulação humana para se conseguir mais pureza na linha . Ou o Himalaio, que de Himalaio só o nome.
Abraços.
Segundo se diz, o gato esta domesticado na companhia do ser humano á cerca de 9500 anos e não 4000 anos.
Como tudo a raça persa evoluiu, assim como N raças, de gatos e cães, a meu ver, cada vez mais marcando as melhores características e as pretendidas para cada raça.
Sim á 50 anos atras essas características eram diferentes, porque ainda não estavam bem apuradas, hoje em dia não há desculpa para ter um srd tipo persa e insistir em chamar persa só porque tem pelo comprido.
Atenção com isto não quero criticar quem tem gatos tipo persa não tipados nem "lopados", "mas acho que se deveria pensar mais um pouco antes de atirar certas purezas para o ar", principalmente quando não as há...
As "falhas genéticas" que diz, não são falhas nenhumas, lol, é chamado de apuramento!! O objetivo é mesmo ter uma gato com olhos grandes e redondos, nariz bastante tipado, e cabeça redonda e grande com orelhas o mais pequenas possível!!
Que dai advém alguma tendência a certos problemas característicos de cada raça, sim advem, mas como em todas as raças... tem pros e contras!
A única questão neste tópico, é as gatinhas não serem persas, não serem puras, não terem lop, não estarem dentro do estalão, não serem próprias para reprodução... simples!
<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>