Companhias de Bettas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Betta Combatente! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Driger
Membro Júnior
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm

terça jan 24, 2006 6:07 pm

tinha uma fêmea betta á algum tempo e resolvi ir comprar outra fêmea para fazerem companhia uma á outra enquanto não as juntava ao macho, mas a minha fêmea antiga vira-se comtra a nova companheira (travez de uma garrafa) como se fosse um macho contra outro macho, a nova também lhe responde da mesma maneira erisando-se toda e abrindo as gueras :? ...
como posso fazer para as por a dar bem, dentro do mesmo aquario???
obrigada por agora ;)
pikanha
Membro
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm

terça jan 24, 2006 10:27 pm

ola novamente :lol: , tax com um grande problema, aonde é que as juntast??, foi num aquario???
espero que tenha sido separadas do macho, pois este pode mata-la.
se elas estiverem num aquario para leas, divid o aquario ao meio, com cada uma delas num dos lados, e assim pode ser que com a presença da mais antiga, a mais nova se sinta intimidada e mostre "respeito"...
a mais velha esta mais afeiçoada ati, esta num sitiu so para ela?? não é verdade?
com a presença da nova sente que o seu espaço esta a ser invadido, eu acho que daqui a uns dias vou ter o mesmo problema coma minha femea que agora ta com um aquario 35/20/20 cm so para ela e eu agora quero por-lhe companhia... bem tenta fazer o que eu disse, pode ser que resulte...
fica bem, dpois diz como e k as coisas ficaram
Driger
Membro Júnior

quarta jan 25, 2006 4:57 pm

eu neste momento já não tenho macho e a femea mais velha passou para o aquario do macho que me morreu e queria dar-lhe uma nova companheira.
a minha femea mais velha tinha o aquario todo para ela e desde que coloquei a maternidade com a femea nova lá (dentro do aquario da femea velha) esta está constantemente a assanhar-se contra á nova(a femea nova como é maior que a minha velha não lhe mostra respeito nenhum perante a mais velha e tambm se assanha) atravez da parede da maternidade e ao fim de algum tempo vi que a femea mais velha já se tinha acalmado e soltei a nova, a femea mais velha passava a vida a correr com a nova e a tentar morder-lhe as barbatanas e separei a mais velha para dentro da maternidade deixando a mais nova á solta no aquario para se abituar, a mais velha ainda tenta atacar a mais nova.
não sei se fiz bem obrigar a mais velha a ficar na maternidade enquanto a outra anda livre no resto do aquario???
obrigada por agora
Driger
Membro Júnior

quarta jan 25, 2006 4:57 pm

eu neste momento já não tenho macho e a femea mais velha passou para o aquario do macho que me morreu e queria dar-lhe uma nova companheira.
a minha femea mais velha tinha o aquario todo para ela e desde que coloquei a maternidade com a femea nova lá (dentro do aquario da femea velha) esta está constantemente a assanhar-se contra á nova(a femea nova como é maior que a minha velha não lhe mostra respeito nenhum perante a mais velha e tambm se assanha) atravez da parede da maternidade e ao fim de algum tempo vi que a femea mais velha já se tinha acalmado e soltei a nova, a femea mais velha passava a vida a correr com a nova e a tentar morder-lhe as barbatanas e separei a mais velha para dentro da maternidade deixando a mais nova á solta no aquario para se abituar, a mais velha ainda tenta atacar a mais nova.
não sei se fiz bem obrigar a mais velha a ficar na maternidade enquanto a outra anda livre no resto do aquario???
obrigada por agora
pikanha
Membro

quarta jan 25, 2006 7:25 pm

a nova e que devia ficar presa, para perceber que o aquario ja pertencia a velha antes dela la chegar...
a mais velha esta a sentir o seu espaço invadido...
se calhar devias soltar as duas e ves o k da, mas atenção se perceberes que alguma foi mordida isola-a...
Driger
Membro Júnior

quarta jan 25, 2006 9:43 pm

ok vou trocar os lugares das femeas :D
já tentei soltar ambas e deu numa grande guerra entre as duas e a que parecia estar a levar mais era a mais nova então voltei a prender uma delas :?
espero que isto acabe bem e sem ferimentos graves :(
obrigada pela ajuda ;)
Driger
Membro Júnior

sexta jan 27, 2006 9:35 pm

desculpa estar a chatear já, mas reparei em coisas esquisitas... será que uma fêmea pode ter comportamento de macho, na presença de outra fêmea, chegando ao ponto de ficar com as cores mais fortes e a construir um ninho?!?!?! :o ou será que essa suposta fêmea é na realidade um macho de barbatanas curtas? não percebo nada disto... a "fêmea" mais antiga passa a maior parte do tempo a exibir-se, com as "guelras abertas", perante a mais nova, e esta reage tentanto atravessar a parede da maternidade pra ir ter com ela(e)!!! será simplesmente uma fêmea "virada"? :? que confusão... se perceberes alguma coisa ou souberes de alguém que perceba, pos favor ajuda-me, tou a dar em doida! :o
pikanha
Membro

sexta jan 27, 2006 9:38 pm

naõ me digas que ela ou ele??? começou a construir o ninho, e andass sempre a exigir???, as cores dessa prossuposta femas sempre foram muito bonitas e aparentes?
eu não sou nenhum prerito mas se responderes a esta pergunta eu s kalhar posso ajudart
Driger
Membro Júnior

sábado jan 28, 2006 11:26 am

sempre foi bonita(o), mas eu, que agora passo algum tempo sem os ver, notei que tem as cores bastante mais intensas! e sim, anda sempre a exibir-se, com as "guelras" e as barbatanas todas abertas! quando as(os) soltamos, a tal fêmea/macho persegue a outra pela aquário, sempre a exibir-se! e voltou a fazer ninho, ao pé da maternidade onde a outra passa a noite! :o eu já tinha visto machos de barbatanas curtas, mas este gajo é igualzinho a uma fêmea! socorro! :lol:
pikanha
Membro

domingo jan 29, 2006 9:47 am

parecem que é mesmo um macho, com a descrição é tudo compativel...
o teu betta é d ceteza betta splendens????, é porque á uma especie de bettas que tem as barbatanas mais curtas.....
espero k tenha ajudado
vai dando noticias
Driger
Membro Júnior

domingo jan 29, 2006 12:11 pm

bem, pensava que nas lojas de animais só se vendiam os splendens... se calhar o vendedor nem sabia, ele disse que era uma fêmea...
isso justificaria porque é que a fêmea verdadeira não lhe liga nenhuma, porque não é da mesma espécie... bem, nesse caso nem vale a pena pensar em fazer cruzamento com estes dois... :lol: que chatice... enfim, só espero que a fêmea verdadeira seja splendens, senão terei que comprar um macho novo e uma fêmea nova... :? bem, obrigado pela ajuda! vou dando notícias! ;)
pikanha
Membro

domingo jan 29, 2006 10:38 pm

podes cruzar os bettas a mesma, podem ser de especies diferentes que não faz mal, eu vou fazer isso agora em Abril, não é preciso comprares outra especies, se a femea e o macho se mostrarem interessados podes cruzalos á vontad, não há problema
se decidires algo ou s comprares outro ou se eles não se mostrarem interessados, diz kualker coisa...
Fica bem :D
e boa sorte com esses os dois ;)
Driger
Membro Júnior

segunda jan 30, 2006 10:00 am

eu até poderia cruzá-los :?, mas o problema é que, embora o macho esteja excitadíssimo com a fêmea, ela não quer saber dele:o ! ás vezes ainda se vira pra ele, também com as guelras abertas, mas desiste logo da ideia e vira-lhe as costas... quando os solto, pra fazerem um bocado de exercício, o macho persegue-a e ela foge, sem oferecer resistência... até se esconde no meio das algas, muito quieta, e o macho fica aflito, sem saber dela! :lol: é estranho, parece que o macho reconhece a outra como fêmea, mas a fêmea não reconhece o outro como macho... aliás, experimentei colocar-lhes um espelho, o macho luta com o reflexo e a fêmea ignora, como seria de esperar...acho que não há muito a fazer com estes dois... vou mesmo arranjar um macho "a sério" e experimentar com a fêmea. o outro, coitado, fica por cá como ornamento, que é bem bonito!:D se houver mais evoluções, eu comunico! ;)
já agora, há vantagem em colocar macho e fêmea no mesmo aquário (mas separados), pra obrigar o macho a fazer ninho? pensei que pudesse ganhar prática, por exemplo. além disso talvez fosse um bom exercício. será boa ideia?
obrigadão!
pikanha
Membro

segunda jan 30, 2006 7:12 pm

olha é normal a betta não se interesar pelo macho, peo menos numa faze inicial, mas depois em principio vai começar a mostrar respeito...
o aquario d reprodução dve ser um aparte e não sei s devias fazer isso porque se a femea ja ta com ovos e dpois s não há acasalamento ela pode ficar com os ovos dentro dela e morrer (fica muito cheia)
Responder

Voltar para “Betta Combatente”