eu até poderia cruzá-los

, mas o problema é que, embora o macho esteja excitadíssimo com a fêmea, ela não quer saber dele:o ! ás vezes ainda se vira pra ele, também com as guelras abertas, mas desiste logo da ideia e vira-lhe as costas... quando os solto, pra fazerem um bocado de exercício, o macho persegue-a e ela foge, sem oferecer resistência... até se esconde no meio das algas, muito quieta, e o macho fica aflito, sem saber dela!

é estranho, parece que o macho reconhece a outra como fêmea, mas a fêmea não reconhece o outro como macho... aliás, experimentei colocar-lhes um espelho, o macho luta com o reflexo e a fêmea ignora, como seria de esperar...acho que não há muito a fazer com estes dois... vou mesmo arranjar um macho "a sério" e experimentar com a fêmea. o outro, coitado, fica por cá como ornamento, que é bem bonito!:D se houver mais evoluções, eu comunico!
já agora, há vantagem em colocar macho e fêmea no mesmo aquário (mas separados), pra obrigar o macho a fazer ninho? pensei que pudesse ganhar prática, por exemplo. além disso talvez fosse um bom exercício. será boa ideia?
obrigadão!