iniciação à criação de bettas... muitas dúvidas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Betta Combatente! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

terça jan 03, 2006 7:50 pm

estou a pensar em começar a criar bettas pois ouvi dizer que era fácil e rentável. já vi por aí que não é bom cruzar animais aparentados, por isso gostava de saber se, dentro da mesma ninhada, nascem peixes muito diferentes ou se a ninhada é uniforme. e já agora, haverá problema em cruzar meios-irmãos (filhos do mesmo pai mas de mães diferentes)? creio que não deve dar tanta crise como irmãos verdadeiros... outra coisa, que comida se dever dar aos alevins? e é fácil de arranjar em qualquer loja ou é vendida em lojas especializadas?
também tenho andado por lojas de animais mas nunca vi fêmeas à venda! será que tenho de encomendar?

muitíssimo obrigada! ;)
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

terça jan 03, 2006 10:35 pm

os peixes nascidos na ninhada podem ser parecidos ou não. se os progenitores forem de cores parecidas, ambientes parecidos então devem sair de cores regulares e formas regulares.
cruzar meios irmão ate é melhor do que cruzar irmaos.
a alimentação dos alevins, encontras os produtos em boas lojas de aquariofilia para os alimentar.
ate ao 3 dia não lhes des nada porque eles alimentam-se do saco vitelono que ja nasce com les.
deves dar infusorios entre o 3 e o 5 dia.
microvermes e nauplios de artemia recem eclodida a partir do 5 dia pelo menos 3 vezes ao dia mas tambem tem cuidado para não exagerares.
ao 7 dia de nascidos podes dar microvermes alternados com nauplios de artemias.
ao decimo quinto dia podes dar enquitreas alternando com microvermes e nauplios de artemia.
a partir do trigesimo dia, dia 30, podem comer artemia adulta, enqitreas, raspas de coração de boi e patês.
todas as refeições pelo menos tres vezes ao dia, mas so se pode mesmo darlhes 4 vezes ao dia, no maximo.
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

quarta jan 04, 2006 2:37 pm

a alimentação dos alevins tem mesmo de ser essa complicação toda? não há um alimento geral? e quando é que podem começar a comer a comida dos adultos, esfarelada ou inteira?
outra coisa, os meus adultos estão sempre em água fria, sem nenhum aquecedor para além da temperatura ambiente, e não têm iluminação para além da luz do dia. é necessário algo de especial para os alevins?
e só mais uma coisa, como são medidos os bettas machos? já vi por aí machos com mais de 4 cm, mas isso inclui a cauda ou é só o corpo? obrigadíssimo pela ajuda! ;)
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

domingo jan 08, 2006 10:51 pm

o machos e femeas são medidos pelo corpo todo, incluindo barbatanas.
os seus alevins podem começar a comer comida normal a partir das 3 semanas de vida, mas tenha atenção porque ainda tera de ser em pequenas quantidades porque eles não estao abituados.
para os elevins são precisos cuidados especiais.
tem de ter o pH entre o 6.8 e o 7.0.
a temperatura a 28ºC.
ate eles terem 2 semanas não abra muito o aquario porque eles ainda estarao a desenvolver o labirinto e entao se respirarem muito ar atmosferico podem morrer.
2 a 3 dias depois de os alevins nascerem tem d tirar o macho do aquario pois senão ele mata os proprios filhos.
a partor da 2 semana d vida dos alevins comece a fazer trocas de agua( atenção deixe a agua descansar durante um dia para ter a certeza que não tem cloro e certifique-se que a temperatura esta igual a do aquario) e preciso trocar 50% da agua, se trocar 1 vez por dia a agua entre a 2 semana e o 1 mes de vida dos alevins eles vao crescer mais depressa.
atenção, quando os bettas começarem a lutar pode separalos por copos, pelo menos os machos porque estes lutam, as femeas, não e preciso, podem ficar juntas.
a femea, dpois da reproduçao deve ser tratada.
mas se quiser ter tanta sorte como eu, não a nada melhor como fazer pisquizas na internet. eu tive de ler cerca de 500 paginas para saber reprodulizos bem.

ATENÇÃO - tente não cruzar irmãos, pais e filhos... pois pode haver problemas com os alevins...
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

segunda jan 09, 2006 1:21 pm

isso quer dizer que terei de comprar um aquário novo... não tem de ser mt grande, pois não? se é só prós alevins... já agora, o sistema que uso é de uma bomba que retira a água e a passa por um filtro. será que os alevins poderão ficar "presos" à bomba? a maior parte dos peixes consegue facilmente separar a cauda da bomba, mas os alevins são pequeninos e fraquitos, n sei se conseguem... se calhar é melhor desligar a bomba, desde que mude a água frequentemente, não?
outra vez, muitíssimo obrigado! ;)
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

segunda jan 09, 2006 1:24 pm

só mais uma coisa... fui a uma loja de animais, perguntei por comida de alevins e mostraram-me duas comidas, para diferentes idades. será que isso substitui aquelas comidas caseiras todas?

obrigadão.
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

segunda jan 09, 2006 7:15 pm

eu nunca dei ração caseira para os meus bettas, agora estou criando artemia para alimentar a minha femea.
tera d comprar um aquario novo d qualquer das maneiras. passo a explicar, se você tem um aquaro normal com os seus peixes, se quer fazer reprodução, terá que comprar um aquario novo, vou-lhe explica porque, o macho e posto no aquario de reprodução, aonde não deveram haver mais peixes para alem dele, o fundo deve estar vazio, a femea deve ser colocada no mesmo aquario mas separadado macho( pode ter o aquario dividido por um vidro ou pode por a femea num frasco ), ele enquanto olha para ela constroi um ninho de bolhas, depois de ele nao fazer mais bolhas solta-se a femea no aquario com o macho, eles vão lutar durante um tempo mas e normal, dpois ele vai levala para de baixo do ninho de bolhas e vão dar abraços, durante os abraços ela vai soltar ovos e ele vai colocalos no ninho, ele deposita cerca de 500 ovos.
depois de ela deixar de deitar ovos e melhor tirala do aquario senão ela morre...
depois os alevins nascem cerca de 24 a 48 horas depois e quando eles começarem a nadar na horizontal, porque no inicio nadam na vertical, separe o macho para o aquario normal, que não deve ser o mesmo da femea, se não ele pode matala...
o aquario de reprodução não pode ser muito grande, voulhe dar as medidas do meu que foi feito de proposito para a reprodução... 35cm de comprimento, 20 de largura e 20 de altura... na epoca em que o macho constroi o ninho, a aqua deve ter no maximo 10 cm de altura porque senão o macho cansa-se muito a levar os ovos parar o ninho e pode ate mesmo morrer.
a bomba de aua ou o filtro devem estar desligados, se não os alevins são sugados e morrem.
so precisa mudar a agua, mas so a partir da 2 semana de vida se não ainda mata os alevins.
vão mandando perguntas se tiver algumas...

Obrigado
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

segunda jan 09, 2006 7:18 pm

que peixes voce tem no aquario normal???
responda, pode ser importante para saber que comportamento tera o seu betta na reprodução
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

segunda jan 09, 2006 8:33 pm

não tenho mais peixes, tenho apenas o betta macho, por agora, depois vou comprar duas femeas...
para a reprodução pode ser num aquario redondo, mesmo tendo pouca água :?: :?:
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

segunda jan 09, 2006 9:48 pm

encontrei sites optimos para voce ver varias coisas sobre Bettas...

http://orbita.starmedia.com/~peixe-de-briga/

http://www.betta.hpg.ig.com.br/

http://geocities.yahoo.com.br/betta_colour/

http://geocities.yahoo.com.br/bettalands/

http://www.wasanbetta.net/wasanbetta/in ... e&Itemid=1


espero que goste, mas mesmo se dpois de ver estes sites continuar a ter duvidas, pode sempre escrever-me
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

segunda jan 09, 2006 9:48 pm

encontrei sites optimos para voce ver varias coisas sobre Bettas...

http://orbita.starmedia.com/~peixe-de-briga/

http://www.betta.hpg.ig.com.br/

http://geocities.yahoo.com.br/betta_colour/

http://geocities.yahoo.com.br/bettalands/

http://www.wasanbetta.net/wasanbetta/in ... e&Itemid=1


espero que goste, mas mesmo se dpois de ver estes sites continuar a ter duvidas, pode sempre escrever-me
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

terça jan 10, 2006 1:48 pm

olha, num daqueles sites que disseste, diz que os alevins se devem alimentar com ovo cozido durantes uns dias e depois com ração em flocos pequeninos (At that time the fry don't need any external food ; they live on yolk sac for about 3 days . After 3 days , take the male out and give [b]hard boiled egg [/b]to fry by spraying them 2 times a day forl 7 days . When the fry are 10 days old move them to a new bigger place such as concrete tank and change their food from hard boiled egg to the [b]smallest size of bettas dry food[/b] . Always change size of food to suit the size of their mouths.) que dizes? será que posso usar esta alimentação? sempre é mais fácil do que as artémias, os infusórios e essas coisas todas...
obrigado!
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

terça jan 10, 2006 7:11 pm

podes fazer como eles dizem, não te garanto sucesso, eu indiquiete o modo que utilizo e que sei k funciona, agora este ja não te posso garatir nada, mas deve dar, se e d um dos sites k t indikei, entao deve dar porque estes sites são optimos e especializados em bettas.
bgado, vai manadando duvidas
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

domingo jan 15, 2006 11:56 am

olá outra vez! :roll: quando vi que os alevins iriam precisar de condições especiais, comprei um aquecedor de 25 volts para o aquário (tem cerca de 20 litros). coloquei lá o meu betta, com a sua planta habitual (daquelas que têm as raízes dentro de água e folhas normais de fora), e ele anda muito feliz na água quentinha (23 graus). não se incomoda nada com a corrente de água causada pela bomba (uma bomba que suga a água, passa por um filtro e lança outra vez no aquário...). agora tenho uma dúvida... provavelmente o macho irá construir o seu ninho ancorado aos caules da planta, pois é o único objecto a que se pode agarrar um ninho. tudo bem até aqui... só que tenho medo que quando ligar a bomba de água, o ninho se solte da planta e ande às voltas!!! :o além disso, se eu desligar a bomba durante esse período de tempo, a zona à volta da planta (e do ninho que lá estiver) ficará demasiado quente pois sem bomba a água não circula e não aquece por igual! :cry: achas que o ninho se soltará com a corrente? se sim, que devo fazer? não é que seja urgente, que só vou começar a criação nas férias do verão, mas gostava de saber... brigadão! ;)
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

domingo jan 15, 2006 6:45 pm

durante a criação ou a construção do ninho tens de ter a bomba ou a filto desligado para não destruir o ninhu e a água a 23ºC n e nada aconselhavel, pa reprodução e entre os 27 e os 30ºC, e a temperatura de comforto deles e 26ºC
Responder

Voltar para “Betta Combatente”