iniciação à criação de bettas... muitas dúvidas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Betta Combatente! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

segunda jan 16, 2006 10:12 pm

okay, a temperatura não é problema... então devo desligar a bomba de água, não é? tudo bem, n deve have crise 8) .
já agora, pelos sites que tenho visto, há muitos sítios onde o macho pode construir o ninho. eu estava a pensar em colocar-lhe umas plantas naturais e outras artificiais, com partes fora de água. será bom ou aconselhas outra coisa? :?
ah, lembrei-me de mais uma coisa... agora tenho um aquário todo equipado, mas se calhar era melhor comprar um aquário mais pequenino, só para o acasalamento e para o crescimento dos alevins; quando eles começassem a ficar mais crescidos separáva-os.
qual será o tamanho mínimo pra um aquário assim?
só mais uma coisa! dei uma olhada pela genética dos bettas, mas é difícil determinar com certeza o genótipo dos peixes... gostava de saber, mais ou menos, em que dará um cruzamento entre uma fêmea Cambodian Creme Iridiscente (corpo creme, barbatanas escuras, brilhos verdes) e um macho Vermelho Escuro Liso, com pintinhas azuis? :lol:
obrigado pela ajuda! ;)
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

terça jan 17, 2006 7:33 pm

apenas desliga a bomba de água para a reprodução, o tamanho minimo de um aqua para repr. é de 30 de comp. 15 de largura e 15 de altura, eu mandei fazer um em special para a reproduão com 40 de comp. 20 de larg. e 20 de altura porque depois posso por la outros peixes.
quanto as plantas as mais aconselhadas saõ cambombas que devem chegar a superficie para agarrar o ninho,quanto as plantas arteficiais não te aconselho a por.
as cores que darao esse cruzamento são dificeis de definir, alguns sairam iguais a mae, outros ao pai, alguns que se parecem com os dois e possivelmente uns k não sao parecidos nem com o pai nem com a mae.
espero naõ m ter eskecido d mais nada... ja sabes, mais perguntas é so dizer

e quando te nascer a primeira ninhada, avisa-me que eu gostava de saber como e k correram as coisas.
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

quarta jan 18, 2006 12:59 pm

okay, obrigadíssimo pela ajuda! ;)
estava a pensar em fazer com que as crias nascessem nas férias da páscoa, mas como acho que o macho tá doente (podridão das barbatanas), é melhor arranjar outro macho ou adiar, n é? :(
bem, seja como for, manter-te-ei a par da situação! 8)
tchau, e mais uma vez obrigado! :)
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

quarta jan 18, 2006 9:10 pm

se calhar é mesmo melhor começares a pensar em comprar outro macho, e consultar uma boa loja de aquarifilia para te dizerem o k deves fazer para o teu betta ficar bom.
não te eskeças k s o teu betta ficar bom não o podes por junto com o outro pis podem acabar por se matar um ao outro.
vai-me dando noticias e s tiveres mais perguntas entretanto ja sabes...
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

quinta fev 02, 2006 8:56 pm

creio que a minha fêmea está cheia, por isso vou tentar cruzá-la com o meu macho actual. assim que a coloquei junto dele, em vez de fugir como de costume, ficou também toda exibicionista e a encostar-se a ele. depois prendi-a na maternidade e deixei o macho solto, pra fzer o ninho. mas estou preocupada... ela parece interessada no macho, mas ainda não tem as tais riscas brancas verticais... será que ainda leva tempo ou poderão nem aparecer? ela é acastanhada com duas riscas horizontais mais escuras, olhos azuis e barbatanas azuis e vermelhas. será que em algumas cores não surgem as riscas? obrigado!
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

quinta fev 02, 2006 9:41 pm

n lhe vao aparecer riscas brancas!!!! vai-lhe aparecer um ponto branco entre a barbatana anal e a dorsal... ela vai ficar com as cores muito mais fortes que o custum!!!
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

quinta fev 02, 2006 9:54 pm

sim, isso eu sei, mas tenho visto por aí que, quando estavam interessadas no macho, ganhavam duas riscas claras verticais, a meio do corpo... de qualquer forma, ainda deve ser cedo, só os juntei hoje...
pikanha
Membro
Mensagens: 55
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
Localização: peixes, cão e tartaruga

sexta fev 03, 2006 8:27 pm

aqueles sites k t indiquei devemt ajudar... vai vendo enquanto avanças na repodução, dpois dizm como é que correu...
no aquario ond vão estar os ovos, lembrat d por um fungissida e ouros remedios para os avos não apodrecerem ou ficarem com fungos... ;)
Driger
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sábado fev 05, 2005 6:13 pm
Localização: 2 cãens, 2 gatos e 2 peixes

sexta fev 03, 2006 8:50 pm

sim, eu sei! vou-te mantendo a par!
bigada!
:D
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sexta set 15, 2006 3:16 pm

ai jasus esta gente faz muita complicaçao.. até metem fungicida e td.. :o achu bem se achem necessário isso.. mas é assim se os pais se encontram em boa saude, se o aquario foi limpo, desinfectado ou la o que kizerem fazer nao é necessario nada disso.. porque os ovos demoram pouco tempo a eclodir.. normalmente mete-se fungicida por exemplo na agua onde há ovos de goldfish..

E outra coisa nao te queru desanimar mas talvez teres as femeas em casa pelo menos durante 2 semanas e só depois é que deverias tentar fazer criaçao.. Eu sei que pode ser dificil.. eu propria já passei por isso queria mesmo fazer criaçao de bettas e levei algum tempo a arranjar os exemplares que queria reproduzir..
Responder

Voltar para “Betta Combatente”