Como distinguir o betta fêmea de um macho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Betta Combatente! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Lalinha
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 16, 2005 8:46 pm

sexta set 22, 2006 6:13 pm

Olá!

Eu ainda sou nova no que respeita a este forum, visto que so adquiri um Betta a duas semanas.

Ofereceram me o betta, e coloquei o num aquario com dois peixes, o que é certa e que ele deu cabo deles em dois dias.

Para meu espanto reparei que o betta pós montes de bolhas à superficie da àgua, fiquei intrigada e resolvi pesquisar tirando muitas das minhas duvidas aqui neste forum, por isso muito obrigada.

Mas ainda não sei como distinguir o betta fêmea e macho, poderiam dar me uma ajuda.

Uma vez que o meu betta pos bolhas deduzi que seja macho, logo deve comprar uma femea, mas a minha duvida é saber distiguir no meio de muitos.

Obrigado

Saudações
Lalinha
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 16, 2005 8:46 pm

sexta set 22, 2006 6:16 pm

Uma outra questão ...

OS bettas necessitam de uma comida especial, ou podem comer aqueles flocos que se deita em peixes de agua fria?

Obrigada
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

terça set 26, 2006 1:50 pm

se o betta faz ninho de bolhas então é defenitivamente um macho.

Em relaçao á comida para ele, normalmente dá-se uma própria para bettas ou entao uma para peixes de agua quente.

Nao sei se será boa ideia em comprar uma fêmea, visto que o macho já esta agressivo e faz o ninho de bolhas, o que indica que tem a intençao de reproduzir. Assim, se colocar uma fêmea no aquario ele irá andar atras dela para ver se reproduz. Se tiver a intençao de colocar a fêmea mesmo assim no aquario entao acho que deveria por muitas plantas neste, para que ela tenha muitos sitios onde se possa esconder.

As fêmeas normalmente nas lojas de animais encontram-se todas juntas. Contudo, nem sempre significa que sejam fêmeas, pois podem ser machos jovens.
Os machos estão separados em compartimentos, devido a sua agressividade principalmente com outros da sua espécie.

Há machos de caudas curtas e longas, daí a que por vezes alguns machos se confundam com fêmeas.


A caracteristica mais evidente numa fêmea é o pontinho branco.
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

terça set 26, 2006 1:52 pm

Imagem

Imagem
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

terça set 26, 2006 1:57 pm

por exemplo vou mandar foto de um betta que eu comprei e que pensava que era fêmea e depois descobri que nao o era. (é o amarelo)
Imagem

Por isso parea mim a melhor forma de descobrir, principalmente quando sao de cores mais vulgares é observando o comportamento que eles/elas têm
Lalinha
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 16, 2005 8:46 pm

quinta set 28, 2006 7:17 pm

Olá!

Obrigada pelas dicas, de facto tenho reparado em vários bettas e alguns tem temperamentos bem diferentes.

Estive a pouco numa loja de animais, e aconselharam me a colocar a betta femea num aquario de agua quente. E verdade? E quando for para eles reproduzirem tambem posso colocar o macho no aquario de agua quente?

Obrigada

Saudações
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

quinta set 28, 2006 8:44 pm

tanto os machos como as fêmeas podem ser colocados em agua quente ou fria. Só nao se deve fazer uma tranziçao brusca ou seja se um betta está em agua fria e se kizer passar para agua quente a temperatura da agua nao deverá aumentar mais de 2 graus por dia, pois irá stressar o peixe.
Normalmente nas lojas de animais as fêmeas como podem estar juntas estão em agua quente, enquanto que como os machos têm que estar separados e é mais dificil e dispendioso aquecer todos os mini aquaarios eles estao em agua fria.

A diferença da temperatura da agaua vai influenciar a actividade do peixe. Ou seja, um betta em agua quente é mais activo que um em agua fria. Além disso deve-se ter em atençao que quando se diz agaua fria tem os seus limites. Não se deverá deixar que a agua passe dos 17/18 graus, porque irá por em risco a vida do peixe.

Em relaçao em colocar uma fêmea em agua quente e um macho em agua fria pode ser feito e quando se pretender fazer criaçao é ir aquecendo gradualmente a agua do macho, tendo em atençao a variaçao de temperatura que referi anteriormente.

;)
Lalinha
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 16, 2005 8:46 pm

quarta out 11, 2006 7:15 pm

Ok,

obrigada pelas dicas e pela ajuda prestada.

Saudações
danideze
Mensagens: 1
Registado: sábado out 09, 2010 8:42 pm

domingo out 10, 2010 11:27 am

NiArCtAa Escreveu:Imagem

Imagem
mas ainda nao percebi esses bettas sao mais novos do que aqueles que tem barbatanas maiores ? ainda nao percebi eu hoje ponho uma foto no meu perfil por favor vao la por volta das 21H ver se é macho ou fêmea. por favor ajudeme preciso de saber o que :cry:
Responder

Voltar para “Betta Combatente”