Dicas sobre Bettas !!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Betta Combatente! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mar 19, 2007 7:39 pm

Abri este topico porque achei que podia ser importante para aprendermos muito uns com os outros..

Porque duvidas todos temos..

E assim vamos "tentar" esclarecer :D
Sofix
Membro
Mensagens: 56
Registado: domingo fev 04, 2007 8:07 pm

segunda mar 19, 2007 11:54 pm

genial esse tópico, XAVES...
bem, lá vão algumas dúvidas...
quais as principais doenças dos bettas combattents e como curá-las...
é necessária uma bomba para oxigenar a água...
quantas vezes por semana tenho que pôr o espelho para meu betta e durante quanto tempo...
bem, é só...
esclareçam minhas dúvidas por favor, se possível... :)
paulop
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça mar 20, 2007 4:33 pm

Fungos nas barbatanas é uma das principais doenças!!
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado mar 24, 2007 9:10 pm

Isso da bomba para oxigenar depende muito da dimensao do akario mas como sabem o betta tem um orgao chamado labirinto que lhe permite respirar á superficie, fazendo com que consiga prefazer a necessidade de oxigenio necessario para o seu organismo.. daí a ser um peixe que pode ser mantido em aquarios de pequena dimensao.. no entanto nao é de esquecer que quanto mais pequeno o aquario for mais rapidamente a água é contaminada, sendo aconselhado muda-la mais vezes tipo de 2 em 2 dias ou assim
Posh
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quarta dez 26, 2001 9:11 pm

terça abr 03, 2007 11:13 pm

Tinha um betta que acasalou com a femea. Lá nasceram os peixitos, antes de nascerem tirei a femea e passado pouco tempo tirei o macho mas ele passados poucos dias morreu. Dava aos pekenitos "TetraMin baby", que foi o que me aconselharam, mas eles morreram todos. Para a próxima o que devo dar? Obrigada.
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

segunda jun 04, 2007 6:08 pm

a culpa muito provavelmente nao foi da comida mas sim da formaçao do labirinto... quando se verificam mudanças de temperatura da agua para o ar enquanto ha a formaçao do labirinto os alevins morrem...
MAYAeSNOOPY
Mensagens: 10
Registado: terça jun 19, 2007 10:53 am

terça jun 19, 2007 9:18 pm

Já à algum tempo que não faço criação de peixes tropicais, mas aí vão umas dicas de quem já muitas vezes fez criação de Betas.
- Não aconselho um aquário muito baixo, tipo terrário de tartarugas pois isso dificulta a apanha dos ovos por parte do macho durante a desova.
-Para começar um aquario desses pequenos de 2 0u 3 litros serve perfeitamente.
- É conveniente uma pequena bomba e um filtro com pouco caudal para não sugar os alevins. Permite também manter a água mais limpa pois a comida dos filhotes suja bastante a àgua.
- Meter o macho no aquário dois ou três dias antes da Fêmea. colocar à superfície uma pequena placa de esferovite dessas das couvetes de comida com + ou - 8x8cm bem lavada e a um canto do aquàrio.
-Dois dias depois do macho ele deverá estar já a fazer bolhas sob a placa de esferovite, mesmo que não esteja, cortar uma garrafa de plástico das de sumo lisas e retirar-lhe o rótulo. Cortá-la da altura do aquário da forma de um tubo e colocar a fêmea lá dentro. O macho fica à volta dela sem a poder tocar o que lhe aumenta muito a "PICA" e o instiga ainda mais a fazer o ninho de bolhas sob a placa de esferovite à superfície.
- Quando o ninho tiver uma boa quantidade de bolhas e nunca antes de 2 dias de clausura da fêmea retirar o plástico.
- o macho vai começar a perseguir a fêmea, mordê-la e ela inspecciona o ninho. Só acasala se este lhe agradar.
-No acto da desova ambos se enrolam um no outro e ela larga uma série de ovos brancos, entre dez e vinte, o macho larga-a imediatamente, vai apanhá-los com a boca e colocá-los no ninho, onde as bolhas os seguram.
Esta desova repete-se várias vezes, os alevins podem ser entre 60 e 150 dependendo da Fêmea(Tamanho e saúde).
- Após a postura retirar a fêmea, pois o macho a partir desta fase vai mordê-la, aliás após a postura ela fica sempre numa lástima a nível de barbatanas.
-O macho toma conta dos ovos retirando os estragados e recolocando algum que caia.
Após o nascimento dos filhotes retirar o macho, aos meus e no primeiro dia eu dava um ovo cozido e filtrado por uma meia de seda, diluído em àgua, mas no máximo após dois dias de verá dar-se alimento especial para alevins, existem bisnagas apropriadas de alimento. Nunca moer flocos pois as bocas deles não os conseguem comer e è nesta fase que a filtragem é importante pois estes alimentos sujam muito a àgua. Após a primeira semana deveria ser dado alimento vivo ( artémia salina) existem tubinho com ovos à venda no mercado e a sua criação é muito simples.

Se a fêmea for adequada, idade e tamanho, há 80% de probabilidades de dar certo à primeira.

Recomendo começar por um aquário ddeste tamanho porque facilita muito o isolamento da fêmea antes do contacto com o macho.

Quando os filhotes começarem a crescer é normal haver imensas lutas entre os machos mais precoces.

Boas criações.
Responder

Voltar para “Betta Combatente”