ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Betta Combatente! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
xiquinho1589
Mensagens: 1
Registado: domingo mai 20, 2007 1:48 pm

domingo mai 20, 2007 2:11 pm

ja ha mts anos k compro bettas normamente compro machos e estao em aquarios de 1 litro mas as veses compro femesas e junuous e ate ja segui umas regras para os faser reprodusirem-se mas nunca acontesse mnada e agora... alguem me pode der umas dicas?? bgd :D :) :D :) :D :)
Xaves
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo mai 20, 2007 7:40 pm

Diga-me uma coisa..

Tem apenas um macho certo? (se nao tiver aviso-o desde ja que iram combater ate um deles morrer nao sei se tem conhecimento disto)

Quantas femeas tem?


Os Bettas se forem saudáveis e se estiverem convenientemente preparados iram originar uma descendência entre 30 a 500 alevins. Á medida que os alevins se vão desenvolvendo, deve-se ter em atenção as possíveis lutas ( estas lutas ocorrem entre machos ) que possam ocorrer entre eles. Deste modo, é necessário ter disponível diversos aquários para esse fim.
Para facilitar o “abraço nupcial” devem ser seleccionados exemplares em que o macho é maior que a fêmea. Para além deste aspecto, este deve realizar pequenos ninhos de bolhas no seu aquário individual, indicando que está apto para a reprodução.
Após a escolha, deve-se realizar uma série de passos simples, mas essenciais para obter bons resultados.

Alguns passos que se devem levar em conta:

* A alimentação dos progenitores é de extrema importância, pois irá determinar o número de ovos e de esperma produzido por cada um. Desta forma, neste período de tempo, dever-lhes-á ser proporcionada uma alimentação variada, como larvas de mosquitos, de Artémia, granulado/flocos próprio para Bettas entre outras coisas.

* Deverá ser montado um aquário, sem filtro nem areão, apenas com uma pedra difusora que irá servir como aquário de reprodução. Neste, a água não poderá exceder os 10 cm de altura, uma vez que, iremos reduzir a pressão exercida por esta nos futuros ovos, devendo estar a uma temperatura de 27ºC sem oscilações. Este aquário deverá ainda possuir plantas aquáticas verdadeiras que irão proporcionar protecção á fêmea, suporte ao ninho de bolhas que o macho irá construir e facilitarão a alimentação dos alevins, uma vez que nelas se irão desenvolver, com maior facilidade, pequenos animais. Desta forma, existem algumas plantas mais indicadas para este efeito e que são extremamente fáceis de se manter, não sendo necessário cuidados com a água, luz e adubos. Exemplos destas plantas são:
musgo de java (Vesicularia dubyana)
Samambaia de Java (Microsorum pteropus)
Valisneria sudamericana (Vallisneria Gigantea)

* Após as duas primeiras semanas, o macho pode ser colocado no aquário de reprodução. Depois de um ou dois dias da sua introdução, coloca-se a fêmea num recipiente transparente e de fácil remoção, o qual a irá proteger das investidas do macho. Dar-se-á início do cortejo, no qual o macho abre as suas barbatanas e os opérculos.

* O macho, ao se interessar pela fêmea, irá dar inicio á construção do ninho de bolhas, o qual deverá estar concluído ou no final do primeiro ou segundo dia após a inserção dos dois exemplares no aquário de reprodução. Se tal não acontecer, pode indicar ou que o macho não esta pronto para a reprodução ou que não está interessado na fêmea, não devendo prosseguir-se com a tentativa de procriar.

* Juntamos os dois exemplares com cuidado para não destruir o ninho de bolhas e iremos observar que o macho irá nadar atrás da fêmea e atacá-la. No entanto, este é um comportamento normal da espécie, de modo a que o aquarófilo não deverá intervir a não ser que observe que a fêmea possa correr perigo de vida.
Após 12 a 24 horas de estarem juntos o macho irá conduzir a fêmea ao ninho de bolhas. A fêmea irá inspeccionar o ninho e, quando chegar a altura, por debaixo deste, ambos iram começar a nadar em círculos.

* Até que ocorrem os abraços, o macho dobra-se sobre a fêmea comprimindo-a de modo a facilitar a saída dos ovos ao mesmo tempo que os vai fecundando. Após cada abraço a fêmea fica imóvel e flutua. Nesse período de tempo em que não se mexe, o macho aproveita para apanhar do fundo do aquário os ovos com a boca e colocá-los no ninho, pois, á primeira oportunidade, a fêmea come-os, apesar de se já ter sido observado fêmeas a ajudarem o seu companheiro na recolha destes.

* Quando os abraços terminam, deve-se retirar com cuidado a fêmea (que tem que ser submetida, mais uma vez, a um regime variado de alimentos, de forma a que recupere rapidamente das lesões sofridas e do esforço), sem destruir o ninho de bolhas, que vai ser guardado pelo macho e será este que tomará conta dos alevins quando nascerem.



E depois e tirar fotos e mostrar todos os seus bebes..

Que nos aguardamos fotos :D :D
NiArCtAa
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

segunda jun 04, 2007 6:04 pm

Tava eu muito bem a ler isto e de repente pareceu-me familiar xDxDxDxD

der fui eu que escrevi o que o Xaves colocou sobre a reproduçao dos bettas :lol:

Boa sorte xiquinho1589 qualquer duvida pergunta que nos ajudamos.
Eu, pelo menos ja fiz 4 vezes criaçao de bettas, mas agora deixei porque nao tenho la muito tempo..
Responder

Voltar para “Betta Combatente”