Banhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
hpcorreia
Membro Veterano
Registado: terça out 21, 2003 8:03 pm
Contacto:

segunda fev 28, 2005 4:02 pm

Olá :)

Gostava de colocar uma questão:

De quanto em quanto tempo é que vocês dão banho aos vossos cães?

E já agora, que produtos utilizam?

Desde já, o meu muito obrigado.
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 11:49 pm

Em relação à sua questão, a resposta é um pouco complicada em lhe responder, depende sempre do exemplar em questão, mas...

Como deve saber, esta raça não requer os banhos de manutenção ou higiénica, típico de banho de banheira se é que me faço entender. ;)
Os banhos nesta raça são na generalidade os banhos secos.
No entanto há sempre aquela altura em que o banho é inevitável, sendo a banheira a única escolha.
É o caso de uma diarreia, após trabalho de parto de uma cachorra, ou quando vão à rua e apanham muita humidade no pelo, ficando a cheirar obviamente a cão. Nessas alturas um bom banho é sempre uma óptima alternativa.

No entanto conheço uma senhora que tem um exemplar de criação nossa em que dá banho com mais regularidade. A única diferença é que a pelagem fica mais pesada, sem volume, e quebradiça.

Quando me pergunta quais os produtos... bem, não tem relativamente muita ciência, um champô com condicionador amaciador, é mais que óptimo, ajudando a desembaraçar a pelagem e a fácil escovagem após o pelo estar seco. Qualquer champô com base em amêndoas é recomendado pela sua composição e cheiro agradável.

Nos cães de pelo comprido registam-se vários tipos de pelo, mais seco, quebradiço, oleoso, enfim... tal como nos cabelos das senhoras é necessário ter os devidos cuidados.

Os produtos para o banho a seco são os mais variados nas clínicas veterinárias, o champô seco entre outros como amaciador, há contudo uma loja de animais no Shopping de Cascais que tem uma vasta gama de produtos à escolha.
Os melhores locais para opção de escolha dos produtos, são sem duvida as exposições caninas sendo uma das mais recomendadas a exposição do norte.

Relativamente à regularidade dos meus exemplares e o banho, é conforme, geralmente banho de 6 em 6 meses, se possível. O banho deixa a pelagem pesada e para o show é um pouco inconveniente. Banhos muito regulares fazem com que os exemplares comecem a ganhar mais facilmente o cheiro a cão, sendo o banho a seco recomendado a fim de evitar o mesmo.

Espero ter sido esclarecedor. :D
E vocês como fazem?
Um abraço;
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Cookies
Membro Veterano
Registado: quinta out 14, 2004 4:14 pm

quarta mar 02, 2005 5:47 pm

Olá

A Cookie vai fazer 11 meses no dia 07 deste mês, dei-lhe banho de banheira duas vezes, tendo em conta o estado do tempo, neste momento está a precisar duma banhoca mas está muito frio, tenho medo que seja prejudicial.
Quanto ao shampoo uso o Johnson para bébé, ela fica com um pêlo muito suave e sedoso.

Boa tarde :D ;)
ana1967ana
Membro Júnior
Registado: sábado dez 25, 2004 2:22 pm

quarta mar 16, 2005 7:34 pm

Olá :-)

A Fofinha toma banho "de banheira" de 3 em 3 semanas.

Apesar de o único lugar fora de casa que frequenta ser só o nosso jardim, onde não entram outros animais, também frequenta os nossos sofás... e às vezes... a nossa cama (apesar de ser sempre por cima de um "edredon" dela!), por isso tem que estar sempre limpinha :-) para poder viver em casa como um de nós :-)

Eu experimentei champôs para cães, de vários tipos, mas agora uso o Johnson para bébé, alternado com o Mustella, sempre para bébé.

No entanto já me disseram que por causa de tantos banhos, quando ela for velhota vai cheirar mais a cão do que se não tomasse tantos banhos agora... eu não acredito, mas se assim for, em vez de lhe dar banho de 3 em 3 semanas passarei a dar de 15 em 15 dias :-)

Ciao ciao :-)
Ana
ana1967ana
Membro Júnior
Registado: sábado dez 25, 2004 2:22 pm

quarta mar 16, 2005 7:41 pm

Ah, esquecia uma coisa muiiiiiiiito importante:

depois da banhoca vem a parte mais difícil... a secagem com o secador :-( mas ela até se diverte... mas demora quase uma hora... é muito cansativo para mim e para ela!

Mas tem de ser, porque parece que ficam logo secas, mas na realidade o pelo junto à pele fica húmido durante muito tempo! E é perigoso, podem ficar doentinhas.

E depois do banho e do secador, se for no inverno ainda lhe visto uma camisolinha de lã... que por sinal ela ODEIA! Ah... e não sai de casa durante umas horas... enquanto eu não tiver a certeza absoluta que está sequíssima!

O que vale é que a Fofinha, sendo uma espécie de Tibetana, tem o pelo não muito comprido e um pouco sedoso, o que facilita toda a operação. Para além de que onde tem o pelo muito comprido eu corto!

Uffa... já devem estar fartos de me ler :-)

Ciao.
Ana
Pacha
Membro Júnior
Registado: segunda ago 02, 2004 1:28 pm

quarta jun 08, 2005 2:01 pm

Olá!
Eu nunca dei banho em casa à minha Bé. Costumo levá-la ao "cabeleireiro" uma vez por mês.
Será demasiado?
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 10, 2005 12:03 pm

Ñão... não é demais, tá optimo.
Desde de que a pelagem se mantenha sem nós ou lixo, então é porke está em ordem. ;)
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
hpcorreia
Membro Veterano
Registado: terça out 21, 2003 8:03 pm
Contacto:

sexta jun 10, 2005 12:49 pm

:oops: :oops: :oops:

Desculpem, abri este tópico nunca mais aqui vim... :oops:

Então eu faço assim, dou banho com água e champoo uma vez por mês, escovo quase todos os dias, às vezes dia sim dia não :oops: e uma vez por semana escovo com pó de talco ou com daqueles champoos de lavagem a seco.

Será que estou a fazer bem?
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 10, 2005 5:15 pm

Tá optimo Helena.

A escovagem com banho seco substitui o banho "molhado" :lol: pois quantos mais banhos se dá, mais facilmente o cão ganha aquele dito cheiro a cão.
Não é obrigatorio o dar-se banho a esta raça, por aconselhamento de varios criadores um exemplar pode passar toda a vida sem nunca levar banho com agua e sabão :roll: .

Mas falando do tempo minimo, não se deve dar banhos com uma frequencia menor de 6 em 6 meses, mas tá claro que quando um cachorro tá mesmo sujo e precisa mesmo de banho é meter mãos à obra.

Quanto tempo perdem voçes quando dão banho a um cão?

Falando de um banho a um cão dos meus, ora...

-É meia hora no banho, o champô o amaciador para suavisar possiveis nós etc...
-Depois são umas meras 2 horas só para secar toda a pelagem a uma temperatura morninha, nunca utiilzando um secador muito quente para não queimar a pelagem.
-Depois de tudo bem sequinho é mais umas duas horas a escovar toda a pelagem....

Fazendo bem as contas, são perto de 4 a 5 horas por cão quando damos aquele dito banho :lol: :lol:

Para quem não acredita, venha ver ;) ou então dar uma ajudinha :lol: :lol: :lol:

Mas é como os gelados da OLÁ, quem gosta, gosta sempre. :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pequinês”