Em relação à sua questão, a resposta é um pouco complicada em lhe responder, depende sempre do exemplar em questão, mas...
Como deve saber, esta raça não requer os banhos de manutenção ou higiénica, típico de banho de banheira se é que me faço entender.

Os banhos nesta raça são na generalidade os banhos secos.
No entanto há sempre aquela altura em que o banho é inevitável, sendo a banheira a única escolha.
É o caso de uma diarreia, após trabalho de parto de uma cachorra, ou quando vão à rua e apanham muita humidade no pelo, ficando a cheirar obviamente a cão. Nessas alturas um bom banho é sempre uma óptima alternativa.
No entanto conheço uma senhora que tem um exemplar de criação nossa em que dá banho com mais regularidade. A única diferença é que a pelagem fica mais pesada, sem volume, e quebradiça.
Quando me pergunta quais os produtos... bem, não tem relativamente muita ciência, um champô com condicionador amaciador, é mais que óptimo, ajudando a desembaraçar a pelagem e a fácil escovagem após o pelo estar seco. Qualquer champô com base em amêndoas é recomendado pela sua composição e cheiro agradável.
Nos cães de pelo comprido registam-se vários tipos de pelo, mais seco, quebradiço, oleoso, enfim... tal como nos cabelos das senhoras é necessário ter os devidos cuidados.
Os produtos para o banho a seco são os mais variados nas clínicas veterinárias, o champô seco entre outros como amaciador, há contudo uma loja de animais no Shopping de Cascais que tem uma vasta gama de produtos à escolha.
Os melhores locais para opção de escolha dos produtos, são sem duvida as exposições caninas sendo uma das mais recomendadas a exposição do norte.
Relativamente à regularidade dos meus exemplares e o banho, é conforme, geralmente banho de 6 em 6 meses, se possível. O banho deixa a pelagem pesada e para o show é um pouco inconveniente. Banhos muito regulares fazem com que os exemplares comecem a ganhar mais facilmente o cheiro a cão, sendo o banho a seco recomendado a fim de evitar o mesmo.
Espero ter sido esclarecedor.

E vocês como fazem?
Um abraço;
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p> </p>