Ola Barbara.
Estou um pouco confuso, pois ja nao sei se E Barbara ou Claudia... mas em breve vou descobrir.
Em relacao as suas questoes, existem exposicoes um pouco por todo o pais, depende tambem da altura do ano e de quem as organiza.
Talvez com o tempo se venham a realizar umas mais...
Tenho caes desta raca desde o tempo da minha avo nos anos de 1950s, sempre criando e selecionando de algum modo procurando melhores exemplares.
Ja tivemos Caniches Toys muito pequenos mesmo, durante quase 15 anos, mas por motivo do nosso macho ter falecido, por opcao preferimos dar continuidade a raca pequines. Tivemos tambem criacao de ShitTzu, mas foi como que uma experiencia que ate correu muito bem. Actualmente ja nao temos. So mesmo pequines.
Nao E facil ter mais que uma raca, pois o trabalho e dedicacao E muita, requerendo muito mais empenho por duas racas que uma sO.
Assim e devido A falta de bons criadores na raca pequines, optamos por manter o que vinha do passado, dando legado ao que podia dar o melhor do seu fruto. Os resultados estao A vista...
Pessoalmente nao posso dizer que tenho preferencia por um ou outro cachorro, pois todos teem o seu cantinho especial dentro de casa e dentro do meu coracao. E dificil preferenciar mais um que outro pois sao todos como membros de uma grande familia.
Mas posso dizer que tenho uma ligacao mais forte com o meu cao mais velho, e com a minha Rozy, uma cadela importada do Reino Unido pela personalidade unica que tem, pois desde que a fui buscar que ela me escolheu como seu dono e Mestre. Desde entao E unica... sem nunca descuidar dos restantes.
Em relacao A dificuldade... existe alguma muito cinseramente.
Muitos machos nao cruzam sozinhos, somente por inceminacao artificial, algumas cadelas nao fazem os cios de modo regular, algumas fazem cios de 12 em 12 meses.
Alguma cadelas teem extrema dificuldade em engravidar mesmo fazendo o cio regular. Tudo depende de caso para caso e quais as origens do mesmo exemplar e tamb]em de quem os estA a criar.
Ha sempre aqueles segredos de criador...
Em cachorros ha a sua enorme dificuldade pois como brakicefalicos /Caes sem focinho/ E muito mais complicado para eles mamarem. Muitos morrem engasgados... os primeiros 15 dias sao um risco pois nem sempre sabem mamar, alguns nascem muito pequenos, com o tamanho de um polegar, perto de um ou outro cachorro um pouco maior. Alguns podem mesmo nascer ja mortos... enfim cada caso E um caso e nunca se sabe qual vai ser o desfecho.
Mas uma coisa E certa a paixao mantem se e a dedicacao tambem.
Hoje em dia a Ciencia esta muito evoluida e ha metodos que tornam a criacao mais segura e estavel, podendo ter um maior apoio clinico ate altura do parto e depois do mesmo.
Um abraco.
Miguel
PS. Peco desculpa pela falta de acentos... mas o teclado nao me permite colocalos de momento.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p> </p>