Olá Isabel.
Este topico foi levantado apenas por coriosidade, e para obtenção da opinião dos membros.
Gostaria de esclarecer uma pequena questão;
Segundo normas do FCI que automaticamente passam a ser também do CPC, nenhum criador é obrigado a registar as suas ninhadas ou um cachorro dentro de uma ninhada, pois se o mesmo for de acordo que o mesmo exemplar em questão não tenhas as devidas qualidades ou caractristicas para o melhoramento da raça, que o mesmo não deva ter seguimento.
Sou de acordo com esta norma, no entanto a mesma tem originado alguns problemas e desvalorização talvez das proprias raças. Penso que deveria haver um metodo alternativo que antigamente havia, actualmente não sei se ainda se encontra em Vigor, que quando um cachorro era registado e o mesmo não se destinava a criação ou exposição, era realizado um comentario assinado pelo mesmo criador, na parte traseira do registo em LOP.
No entanto não deveria era ser permitido a venda de cachorros sem registo, identificados como pertencentes da mesma raça, ou de outra qualquer. Isso sim na minha opinião é um crime, pois é uma farsa, algo que não é real.
Esses casos deveriam ser analizados e punidos de modo legal, infelizmente as pessoas não dão o devido destino a esse tipo de acontecimentos ou situações. Mas também do modo que a Justiça em Portugal se encontra, tenho algumas duvidas quanto à rapida resolução ou importancia neste tipo de casos...
Em relação aos certeficados, os Criadores têm também os seus certificados. Os criadores recebem os certificados dos seus cães, enquanto bons ou exelentes exemplares na raça, isso são certificados unicamente obtidos em Exposições. Do mesmo modo, há um concurso nas exposições para os criadores, no qual varios podem participar com alguns exemplares a fim de se aprovar o criador que tem os exemplares mais homogeneos.
A lamentar que estas exposições sejam realizadas em maior numero em tempo de calor e muitas vezes ao ar livre em plena torra do sol, o que dificulta a apresentação de alguns exemplares mais peludos que não suportam tão bem o calor.
Tal como sou também da mesma opinião em relação à exposição mais importante para com esta raça e todas as pertencentes ao 9º grupo(Cães de Companhia) que se realiza em pleno mês de Agosto. Certamente de muito mau gosto por parte dos organizadores, que nada fazem pela alteração da data de realização do mesmo evento.
Em relação à venda de cães em portugal... se metade dos cachorros que andam no mercado fossem avaliados por um Juiz especialista, mais de 80% não passava na avaliação de aprovados como pertencentes da respecitva raça. Mas pouco controle existe em função ao mesmo.
Mas... penso que em media de 20% ainda se conseguem encontrar alguns exemplares com qualidade, entre esses 20% posso dizer que talvez 5% sejam de qualidade para o Show, embora nem todos tenham o devido valor ou qualidade reconhecida, nem pelo criador, nem por qualquer avaliação em Show, nem pelo respectivo novo dono.
Cabe a cada pessoa de forma individual, ter o seu respectivo papel, dando de qualquer forma possivel o respeito e a contribuição para o melhor desenvolvimento da raça, enquanto criador ou portador de qualquer exemplar.
Aliás é um dos principais regulamentos ou norma do FCI, que cada criador tem como principal objectivo a criação e seleção de exemplares de uma respectiva raça, a fim de melhorar a raça enquanto especie, preservando e respeitando os Standards da mesma segundo normas e padrões do mesmo organismo FCI.

Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p> </p>