Em relação aos focinhos, existem N exemplares sem focinho sem qualquer tipo de problemas e existem exemplares com cana e com focinho e que têm problemas de saúde. Exemplo de alguns problemas são as narinas muito apertadas no nariz dos exemplares, isso tanto pode surgir em exemplares com focinho como sem focinho com cana ou sem cana.
Mas esses problemas ou ausência dos mesmos está na responsabilidade de saber o que está a fazer no acto da criação de exemplares. Uma criação deve ser planejada, estuda e controlada, mas acima de tudo bastante responsável.
O tamanho da cana do nariz, apenas pode de certa forma trazer algumas complicações aos exemplares quando os mesmos nascem até atingirem os 10 a 15dias, mas complicações essas que nem sempre se identificam e que o próprio seleccionamento ou programa de criação responsável, pode prevenir qualquer tipo de complicação inerente a este factor. No entanto nem todos sabem o que é uma criação responsável.
Sabe porque motivo existe tão poucos criadores da raça com bons exemplares em Portugal? Simples, nem todos sabem fazer criação de forma responsável, e quando apenas existe o objectivo capital é sempre mais complicado de gerir a qualidade, quando o primeiro fundamente é vender exemplares ao invés de os seleccionarem gradualmente e ao longo das gerações, o resultado da qualidade desses exemplares nesses criadores é muito pouco evidente.
Como deverá compreender a dedicação à qualidade leva anos a apurar ou exige um investimento inicial de capital do qual nem todos os interessados têm capacidade de albergar.
Cumprimentos e participe sempre que desejar

Miguel