Exoftalmia; causa dos olhos que saltam.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

segunda out 04, 2004 6:47 pm

Como sabem fala-se muito que esta é uma Raça em que os olhos saltam para fora.

Saiba um pouco mais e perceba um pouco melhor qual o factor que causa o mesmo problema.

A exoftalmia é a protrusão anormal de um ou de ambos os olhos. Nem todos os indivíduos com olhos protuberantes necessariamente apresentam exoftalmia. Alguns simplesmente apresentam olhos proeminentes com mais parte branca visível do que o normal. O grau de protrusão pode ser mensurado no consultório de um oftalmologista com o auxílio de uma régua comum ou de um instrumento chamado exoftalmômetro. Outros exames diagnósticos incluem a tomografia computadorizada (TC) e as provas de função da tireóide. Muitas doenças podem causar a exoftalmia.

Em alguns tipos de doença da tireóide, especialmente na doença de Graves, os tecidos da cavidade orbitária edemaciam e depósitos de material incomum empurram o globo ocular para frente. A exoftalmia pode ocorrer subitamente em decorrência de um sangramento atrás do olho ou de uma inflamação da órbita. Tumores, benignos ou malignos, podem formar-se na órbita e empurrar o globo ocular para frente. O crescimento não usual de um tecido (pseudotumor) pode produzir exoftalmia em 2 a 3 semanas.

A trombose do seio cavernoso causa edema devido ao refluxo sangüíneo através das veias que deixam o olho. As malformações arteriovenosas (conexões anormais entre as artérias e veias) localizadas atrás do olho podem causar uma exoftalmia pulsátil, na qual o olho protrui e pulsa sincronicamente com os batimentos cardíacos.

Tratamento

O tratamento depende da causa. Quando o problema é uma malformação arteriovenosa, a cirurgia pode ser necessária. Quando existe um hipertireoidismo (produção excessiva de hormônio tireoidiano), a protrusão do globo ocular pode desaparecer com o controle do hipertireoidismo. Ocasionalmente, no entanto, a exoftalmia persiste mesmo após o controle da doença tireoidiana.

Quando existe uma com-pressão do nervo óptico, é necessária a administração de corticosteróides orais, a radioterapia local ou a cirurgia para eliminar a compressão. Quando as pálpebra não recobrem adequadamente o globo ocular protruso, a cirurgia palpebral pode ser necessária para ajudar a proteger a córnea contra o ressecamento e a infecção. Os corticosteróides podem ser úteis no tratamento do pseudotumor e da inflamacão. Quando os tumores ameaçam o olho por empurrá-lo para frente, pode ser necessária a sua remoção cirúrgica.

De salientar é o facto de, este problema não se identificar em todos os exemplares. Mesmo assim, aos exemplares que não têm este tipo de problema, há que ter em atenção o normal factor desta Raça em ter os olhos salientes, o que os torna mais vulneraveis.

Informa-mos desde já ao factor de alguns dos tratamentos às vistas, não serem os mais viaveis, como é o tratamento à base de CORTIZONA prejudicial à vista, pelo que aconselhamos sempre a visita a um especialista, entre eles o Doutor Limão da Clinica Veterinaria do Carmo em Lisboa.
Responder

Voltar para “Pequinês”