terça fev 01, 2005 6:48 pm
A primeira explicação que obtive foi um pouco extensa, mas até resultou.
Passo a citar:
As fotos tem que ser .JPEG de preferencia, acho que .GIF também mas não tenho certeza.
Era bom que antes de tentar veja que as fotos não sejam muito "pesadas", as minhas tem mais ou menos 100 KB e pouco mais, assim ficam bem, na altura que eu comecei a tentar eram pesadas demais e não se conseguiam abrir.
Inserir fotos :
O processo de inserir imagems na mensagem assim descrito parace confuso, mas é bastante simples e intuitivo.
Primeiro, como é óbvio, tem que se digitalizar a fotografia através de um scanner. Faz-se o Save (Guardar) numa pasta que pode ser “As minhas imagens” com a extensão JPEG ou GIF com a resolução de 72 DPI. A dimensão da imagem não convém ter mais de 10X15 cm.
Para se inserir uma imagem na mensagem é necessário que essa imagem esteja online. Para isso é necessário que se tenha uma página pessoal na internet.
Através do Sapo, por exemplo, é relativamente fácil e sem custos.
1º - Cria-se uma conta (endereço de e-mail) no Sapo e respectiva password. Basta seguir as instruções.
2º - Abre-se o Sapo e, na página principal, procura-se em COMUNICAÇÃO – Páginas pessoais.
3º - Do lado direito em cima de Páginas pessoais clica-se em CRIAR.
4º - Aparece outra página com um campo para preencher com a designação que pretendemos dar ao site (por ex. aligra), a palavra-passe que criámos antes e com as regras de utilização. Em baixo clica-se em criar.
5º - Em MENU DE EDIÇÃO clica-se em ENVIO DE FICHEIROS (lado esq em cima).
6º - Aparece-nos uma página de funcionamento muito simples. Na parte inferior desta página existem cinco campos. Clica-se em PROCURAR e aparece-nos uma janela onde vamos seleccionar a foto que pretendemos editar. Basta clicar nela e em ABRIR para o seu endereço se inscrever automaticamente no campo em branco. Se pretendermos editar mais do que uma foto, basta repetirmos o processo, clicando em PROCURAR no campo a seguir e assim sucessivamente. Depois clica-se em ENVIAR e os ficheiros destas imagens aparecem automaticamente em cima junto de um já existente (Index) que é criado por defeito.
E pronto, a foto já está online.
7º - Para saber qual é o URL (endereço) da imagem (já editada na página), clica-se com o botão direito do rato sobre o ficheiro dessa imagem e aparece uma janela. Clica-se em PROPRIEDADES e aparece finalmente outra janela com o URL da imagem. Copia-se e coloca-se na mensagem que se vai escrever, tendo o cuidado de colocar este endereço com aqueles códigos. Assim:
[img]Escreve-se aqui onde estou a escrever o URL da imagem (copy/paste) e fecha-se clicando novamente assim[/img], tendo o cuidado de não deixar espaços.
8º - Por baixo da janela onde escrevemos as mensagens no fórum da arca onde diz Desactivar BBCode... Não assinalar.
E pronto, a foto está em condições de ser editada na mensagem. Para verificar, clicar em Pré-visualizar.
É impossível resumir mais estas instruções, sob pena de não se perceber nada.
Sugiro que imprima isto e siga passo a passo as instruções.
Espero que tenha sucesso com este processo.
.................................................................................
E pronto é tudo.
Se voçes conseguirem explicar de modo mais simples, força.
Boa sorte.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p> </p>