Pequinês e carraças

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
Rocky2004
Membro Júnior
Registado: sábado jan 01, 2005 12:44 pm

sexta jun 10, 2005 1:20 pm

Estava eu no forum geral quando fui avisado que havia este sub-forum dedicado por inteiro ao pequinês! Muitos parabéns! Serei um leitor diário do forum! ;)
Em relação ao meu problema e que expus no forum geral, desde já agradeço todas as respostas que me deram!
Moro numa casa térrea mesmo junto a um mato. A minha casa também tem jardim!
Sempre que chego a casa dou uma voltinha pelo jardim ou então vou passear à frescura do mato! O certo é que um destes dias o meu pequinois (o rockymamén...da família dos mamén) :D apanhou uma carraça! Corteia-a a meio com uma tesoura pois não tinha qualquer experiência a lidar com carraças. Como dizia...cortei-a a meio, tentei puxar pela parte que estava agarrada à carne mas ficou lá um bocadinho das garras. Desinfectei com alcool.
Ontem e depois de ter lido os conselhos sempre amigos que me deram no forum geral eu encontrei uma 2ª carraça e coloquei azeite e tentei retirar a 2ª. O certo é que o rockymamén da familia dos mamén lol é um macho mauzote. Deu logo sinal que se tentasse algo me dava quiçá uma ferradela. Consegui tirar metade da carraça!
Antes de ontem coloquei o frontline combo para as pulgas e ele nestes dois dias não pára de se coçar quando está de pé!
Ele tem muito pêlo riçado na parte de baixo do corpo e não me deixa cortar os pêlos à tesoura...como disse ele é um pequinois um pouco bravo.
As perguntas ao excelente fórum são as seguintes (peço a vossa paciência)
- devo levar o cão à tosquia?
- se sim, conhecem algum bom tosquiador na zona do grande porto (gondomar, porto, gaia, etc)?
- o frontline combo fará afeito nas carraças e pulgas passados 48 horas de o ter colocado na zona do pescoço?
- ele tem estado um pouco "mole"...será devido a ter apanhado uma ou mais carraças?
- é normal os pequinois serem assim bravos? ou será por ser macho?
O meu obrigado a todo o forum!
;)
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

sexta jun 10, 2005 5:38 pm

Olá Rocky2004,

Bem vindo ao Forum do Pequinês.
Em resposta às suas questões...

- devo levar o cão à tosquia?

Geralmente não é o mais adequado à raça, mas se o levar à dita tosquia, recomendo-lhe o corte Leonio, é o corte utilizado nos caniches e cães de àgua portugueses, deixando apenas a pelagem da cabeça e do colar, algo que os caractriza bastante, a cauda aconselho apenas a apararem as pontas deixando-a com algum comprimento pois leva muito tempo a crescer a pelagem da cauda.

- se sim, conhecem algum bom tosquiador na zona do grande porto (gondomar, porto, gaia, etc)?

Infelizmente não conheço nenhum tosquiador na zona do porto, procure em cabeleireiros caninos, suponho que seja mais facil, alguns veterinarios fazem esse mesmo serviço, é uma questão de se informar junto dos mesmos.

o frontline combo fará afeito nas carraças e pulgas passados 48 horas de o ter colocado na zona do pescoço?

Pessoalmente não gosto do Frontline, não protege os meus cachorros como desejado, encontrei algumas carraças depois das exposições o que é muito preocupante, e muitas vezes detectei casos de algumas alergias provocadas pelo mesmo producto.
Pelo que recomendo um producto que se chama STRONGOLD, protege das pulgas e carraças, desparazitante interno também. Mas se deu frontline não deve aplicar outro protector, a fim de não realizar qualquer tipo de intoxicação no cachorro. Tenha cuidado com isso einforme-se junto do seu veterinario.

- ele tem estado um pouco "mole"...será devido a ter apanhado uma ou mais carraças?

É bem possivel que sim, nesse caso se ele perder a vitalidade que tinha e se manter na mesma qualidade de temperamento, aconselho-o a fazer uma visita ao medico veterinario mais proximo a fim de evitar febres da carraça.

- é normal os pequinois serem assim bravos? ou será por ser macho?

Não é normal um cachorro desta raça ser “bravo, arisca” como queira...
O temperamento agressivo nesta raça não é normal e se detectado é algo que descaractriza um pouco o exemplar. Por norma o Pequinês é um cão com temperamento muito paxola, calmo por natureza e em nada agressivo.
Uma brincadeira é algo normal, uma correria pela casa feitos malucos, e o rosnarem também, mas morderem para magoar ou atacar isso nunca.

Tenho 4 machos juntos e nunca guerriaram, independentemente de serem machos ou femeas os mesmos devem ter um comportamento amigavel tanto com o dono como com os mesmos da sua especie.
Já perto de estranhos é perfeitamente normal o ladrarem, rosnarem pois não conhecendo os estranhos tornam-se defensivos do seu territorio e do seu dono.

Espero que visite o nosso forum mais vezes e que participe da melhor forma, sempre que precisar de esclarecer alguma duvida apareça e basta colocar as suas questões.
Coloque algumas fotografias do seu cachorro e contribua se possivel para um alargamento do nosso album da raça.

Um forte abraço.
Miguel Drummond
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pequinês”