Desparasitação, vacinas e passeio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
xmc
Registado: segunda jun 20, 2005 4:38 pm

segunda jun 27, 2005 4:57 pm

Viva
Alguem me sabe informar, por favor, para cachorrito de quase 3 meses, nascido a 2 de abril/2005, sendo que já possui a 1ª vacina quando devem ser administradas as restantes vacinas?E no tocante aos parasitas interinos, quando se deve desparazitar?Que marca aconsselham?
Tenho com o meu puki a ideia que vai tardar até que goze de passeios, digo tal pois se mostra relutante a caminhar lado-a-lado quando munido de correia de dorso para caminhadas.Obvio que o faço entre portas pois acredito que tem de ter mais vacinas para poder ter segurança a andar no exterior.
Quem puder me dar umas luzitas, obgrigado.
Abraço
francisco Cunha
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

terça jun 28, 2005 7:43 pm

Olá Francisco.

Muito realitvamente a questões de vacinação aconselho mesmo uma visita ao veterinario com o seu cachorro.
Se o mesmo não tiver a vacinação terminada o veterinario irá informa-lo de quando será a proxima vacina da programação. Como há varios programa de vacinação é um pouco complicado dar-lhe uma informação mais precisa.
Há programas de vacinação que são repartidas em 3 ou 4 doses em vezes separadas. Há programas de duas doses e programas de uma dose apenas. Tudo depende mesmo do veterinario e da mesma programação iniciada.

Relativamente a desparazitantes o melhor mesmo é informar-se junto do mesmo veterinario, há N marcas de desparazitantes, mas certamente face ao peso e idade do cachorro o veterinario irá aconselhar a mais adquada.

Relativamente a passeios o mais facil para o habituar a andar com trela é meter-lhe a trela em casa e deixa-lo andar com a mesma durante periodos de até 15 min tempo aproximado de um passeio na rua.
Ao fim de uma ou duas semanas ele já vai estar habituado a andar pela casa com a trela.
Se tiver um corredor em casa pode certamente ir treinando com alguma calma. São estremamente espertos e aprendem muito facilmente, mas não espere resultados de hoje para amanhã. Tudo leva o seu tempo.
Quando ao fim dessas duas semanas achar que ele se encontra preparado para dar um passeio na rua basta pegar nele e levalo a um local preferencialmente calmo, para ele não se assustar.

Enquanto ele não tem o programa de vacionação acabado, e enquanto não passarem aqueles 20 dias após a ultima vacina, dá perfeitamente para ir dando umas voltinhas por casa para o ensinar.
Outra coisa que lhe deve ensinar, ou habituar é a escovagem regular pelo menos de 3 em 3 dias para desmanchar nós principalmente atrás das orelhas.

Bons treinos e não se esqueça uma visita ao veterinario ajuda muito.
;) :)
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
xmc
Registado: segunda jun 20, 2005 4:38 pm

quarta jun 29, 2005 8:32 am

Viva
Muito obrigado pela atenção que dedicou a ambas as perguntas.
Pelo que entendi carece de analise de vet. a administração das vacinas bem como desparasitação , certo ?
Outra questão: eu nesta altura já tenho exposto os metacarpos todos de ambas as maos e outros ossos da regiao das mao-antebraço por tanta dentada do meu pukinha!!!É que o meu xóne tem cá uns dentes de leite qual láminas e adora bencar "na tricadela", claro que muita culpa disso será minha pois aprovo e / ou promovo !!!É normal, certo ?!!!!Agora, mais acredito que as unhas já tenham um tamanho geitoso... e pelo livro que comprei eles tem terminações nervosas pronunciadas nas unhas pelo que o risco de as cortar e o magoar é enorme dado que a coloração não ajuda a saber qual a parte possivel de cortar, como faço ?
Abraço e mais uma vez obrigado
Francisco
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

quarta jun 29, 2005 6:28 pm

Oi mais uma vez.

Relativamente a unhas...
Bem pode voçe tentar cortar as unhas ao seu cachorro, mas ao que entendo voçe não tem muita experiencia. ;)
Faça do seguinte modo, quando for de vizita ao Veterinario peça para o mesmo lhe explicar como cortar as unhas do cachorro, é um pouco complicado de explicar por escrito e vendo como outra pessoa faz, nomeadamente o veterinario, verá que não é assim tão dificil.

Ok voçe depois de ir ao veterinario numa proxima vez tenta cortar as unhas ao seu cachorro, mas.... Up's cortei um pouco de mais e está fazendo sangue. Sem duvida doi muito quando se corta o sabugo ao cachorro, mas uma coisa a ter sempre em mão é um pouco de açucar, sabão ou mesmo farinha.
Eu pessoalmente gosto mais do açucar pois o mesmo pára qualquer hemorregia por muito grande que seja. Arde um pouco ao inicio mas começa logo a cicatrizar.

Se alguma vez lhe cortar de mais a unha e o cachorro se queixar muito, o melhor mesmo é deixar a restante operação de tesouras para outro dia, pois por vezes chega a ser como que traumatizante.

Um abraço;
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pequinês”