Socorro!!Comprei um pequinês!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

sarti
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 8:37 pm

quinta set 29, 2005 11:13 pm

Hoje fui à uma loja de cães para comprar um boxer e qual não foi minha surpresa ao deparar-me com uma ninhada de pequinês linda e a um preço muito convidativo para um pequinês pois eles já tinham 8 meses!!Apaixonei-me por um bicolor,mas tanto que só fui ver seus "defeitos" quando agora à noite.Nunca tive pequinês portanto conto com a ajuda de vocês para problemas e curiosidades.Bem contando com isso,já começaram os problemas!Estou no Brasil e está calor,quando vi meu Léu ele estava arfante devido ao calor que fazia naquela hora,porém só agora pude perceber que ele raramente coloca toda a língua dentro da boca,ficando sempre um pedacinho para fora.Isso é comum?E também seus olhos lacrimejam muito mantendo seus pêlos da face sempre molhados.Além disso,quando chegou em casa,como já tinha todas as vacinas levei-o por várias vezes no jardim da rua onde minha outra cadela(dacshaund) ,faz sempre suas necessidades.Ele ficou bastante interessado,mas,xixi e cócó,nada. :oops: Chegando em casa fez tudo que não tina feito na rua em vários cômodos do apartamento.Como fazê-lo entender depois de 8 meses que se faz necessidades agora na rua?São tantas dúvidas...Ele não anda de coleira de jeito nenhum,mas sem coleira anda sempre ao meu lado;porém tenho medo de andar com ele solto na rua! :? O que fazer?? :roll: Socorro!!!Fernanda
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

segunda out 03, 2005 12:55 pm

Olá Fernanda.

Desde já bem vinda ao forum do Pequinês.
Lamento o tardar da minha resposta, mas estava em viajem para uma exposição canina em Gibraltar o que não me permitio responder antes.

Em relação à sua compra, um pequinês mesmo não sendo um perfeito exemplar é sempre uma boa companhia. ;)

Em relação à idade, já fiz a aqiusição de uma cadela com 3 anos, e acredite, não foi muito facil...
Uma cadela não habituada a andar à trela, não habituada a estar em casa, não sabia o que era uma escova, não sabia sentir miminhos, era uma autentica selvagem. Mas... onde agua bate, vai batendo até que fura, foi só ser um pouco mais precistente que acabou por aprender.
Hoje vai a exposições e é quase uma campeã.

Em relação ao xixi em casa, arranje umas folhas de jornal na cozinha ou mesmo na casadebanho, onde o cachorro saiba que em casa tem um local especifico para as suas necessidades. Quando o cachorro falhar o jornal para fazer suas necessidades, enrole um jornal e bata com ele nas suas proprias mãos ou mesmo no chão. Só o barulho é suficiente para ele saber que tem de cumprir com o objectivo. Um passeio na rua após a dita asneira do cachorro também ajuda.
As horas mais apropriadas para passear um cachorro é logo depois de o mesmo comer ou beber agua.

Se o cachorro não gosta de andar com trela na rua é facil... ponha a trela mesmo em casa e deixe-o andar com a trela uns 15 minutos (+\- o tempo de uma volta na rua), o cachorro pode dar uns pinotes da primeira vez ou das primeiras, mas fernanda a minha cachorra também os deu e hoje é uma menina bem ensinada. :lol: :lol:
Quando ele fizer as necessidades na rua é fazer uma pequena festa e dar-lhe muitos miminhos.

Relativamente ao colocar da lingua de fora, é provavel que ou o cachorro ainda esteja em fase de transformação, ou o mesmo tenha ganho um jeito de preguiça onde coloca a lingua de fora. A mesma lingua quando de fora deve ser "como que empurrada para dentro" a fim de não se tornar um habito. O mesmo colocar da lingua para fora pode tambem ser provocado devido a prognatismo, comum e aceite no padrão desta raça.

Em relação aos olhos, o mesmo pode precisar da cara lavada. Por engraçado que possa parecer, estes cachorros alguns precisam de uma higiene mais exigente. Na realidade não é lavara cara como nós pessoas fazemos...
Trata-se de um procedimento, em que um pouco de algodão com um oleo de bebe resolve a situação. Passe a bolinha de algodão embebida em oleo pelo monco (ruga por cima do nariz) e por volta dos olhos, deverá ir sempre no sentido do pelo (da raiz para as pontas) e nunca contra. certamente vai encontrar pequenas remelas ou pelos mortos que fazem muita comixão aos olhos dos cachorros e que eles não conseguem tirar.

Com a pratica em 5 minutos tem o cachorro tratado todos os dias ;) é como que uma limpeza diaria.
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
sarti
Membro

segunda out 03, 2005 7:53 pm

Muito obrigada por suas respostas :D ;) São bem elucidativas e ajudaram muito!!Realmente depois eu pude perceber que ele é um pouco prognata!! :oops: Ele é bem teimoso quanto à educação,mas eu sou mais!Ele vai acabar aprendendo! :) De resto ele é o típico cão de compania,grudado em mim o tempo todo!Muito meigo e faz festa até para estranhos :? Bom,nem tudo é perfeito,algum trabalho ele tinha que dar!! :p FERNANDA
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 08, 2005 3:26 pm

Oi Fernanda.

É verdade, os cachorros podem até dar algum trabalho, mas sem duvida quando bem tratados, são aquela companhia que não conseguimos deixar.
Vai certamente mais cedo ou mais tarde que não haverá nenhuma raça de cachorros que marque tanto a diferença como a do Pequinês.

;) Aproveite ao maximo.
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
sarti
Membro

domingo out 09, 2005 7:26 pm

Já consigo sentir as diferenças.O Léu já faz suas necessidades fora de casa,mas,só durante o dia.À noite por mais tarde que saia com ele,continua fazendo seus xixis fora do jornal! :? Seus medos diminuíram muito,já desce as escadas e fica feliz quando chamo para passear.Só a coleira que parece ser um obstáculo intransponível! Mas,tudo bem porque não saio na rua com ele pois os dois têm medo de carros :lol: Moro em um condomínio fechado com muitas árvores e gramados e eles adoram passear livres e longe de movimento em excesso!O Léu não pode ver uma perna andando perto dele que põe-se a seguir,se não fico de olho,vai atrás de qualquer um :roll: Ele é um doce e muito independente,às vezes acho que até demais;acho que estou acostumada com cães carentes,que pedem carinho o tempo todo.Ele não,faz umas festinhas e depois se espalha no chão,por causa do calor.E por falar em calor...Fiquei com algumas dúvidas a respeito de banho e tosa em pequinês.Li em algumas mensagens que não se pode dar-lhes muitos banhos e que o ideal seria banhos a seco e li um comentário da Helena que ela passa talco em seus pêlos.Minhas dúvidas:Mesmo em dias muito quentes não se deve dar banhos?Tem alguma tosa indicada para que se diminua a quantidade de pêlos em sítios muito quentes?O talco é indicado e que tipo?Os shampoos a seco limpam ou só tiram o cheiro(de cão)?OBRIGADA mais uma vez
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 09, 2005 7:42 pm

Mais uma vez olá Fernanda.

RElativamente aos banhos a escolha é muito pessoal, pode dar banhos até todos os dias se quiser, mas tudo depnde do tipo de productos aplicados e do tipo de banho que dá.

Relativamente ao pótalco é a nossa opção, o Pó talco tira o cheiro a cão e proporciona um escovar mais solto e suave. Os proprios nós desfazem-se com mais facilidade.
Ao dar banho não seco, irá umedecer a pelagem do mesmo cachorro, que irá proporcionar condições ao cachorro do mesmo produzir o dito cheiro a cão.

Relativamente ao calor, se a fernanda desejar pode dar-lhe banho, conheci um criaodr que colocava os cachorros na relva do seu jardim e que ligava os esprejidores de rega para molhar os seus cachorros, o pior era mesmo o trabalho que tinha a seguir :lol: :lol: :lol: .

Mas é giro ve-los a brincar com a agua. Mas para quem quer manter a pelagem longa e sem nós de modo a não se partirem, certamente o banho com agua não será a melhor opção.

;)
<p>&nbsp;</p>
sarti
Membro

domingo out 09, 2005 8:26 pm

NOSSA!!!!Estás rápido hoje!!! :D :D :D Acho que estamos lendo os mesmos tópicos ao mesmo tempo!!! :o ;) Obrigada pelas respostas!! É tão bom falar com quem entende!!! ;) Mas,e quanto a tosa?Existe alguma indicada?
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 10, 2005 5:12 pm

Enquanto à tosa??
Não compreendi... :|

Ou então perdi o sentido da frase, explique de outro jeito pode ser que entenda...
É que não tou a identificar o que possa ser...

;)
<p>&nbsp;</p>
sarti
Membro

segunda out 10, 2005 7:18 pm

Existe tosa indicada para que se diminua a quantidade de pêlos em sítios muito quentes?Alguma tosa que não descaracterize o pequinês?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda out 10, 2005 7:35 pm

Boas!

Sarti tosa poderá significar corte ou tosquia????

:? :? :?
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 10, 2005 10:15 pm

Hummmm :o :o

Ok :lol: :lol: .
Quem não sabe é como quem não vê :lol: :lol:

Mas relativamente ao corte de pelagem que pode fazer como opção é um corte leve ou superficial, nunca um corte muito curto ou feito por maquina de tosquiar ou cortar cabelo.

Quando optar por um corte de pelagem é preferivel faze-lo com tesoura, deixando sempre um certo tamanho na pelagem(minimo 5cm) junto ao colar que forma a juba de Leão; e deixar a cauda comprida sem cortar(basta acertas as pontas), pois sem duvida é a pelagem que mais tempo leva a compor-se.

Nunca senti necessidade de fazer tosquia a um Pequinês, no entanto hà quem o faça, eu prefiro fazer aparadelas, pequenos cortes com tesoura para acertar o tamanho.

Abro uma exepção nas cadelas, quando antes do parto, aparo os ditos calções ( pelagem entre as pernas traseiras que normalmente chega ao chão); depois do trabalho de parto, corto toda a pelagem que estiver nos peitos da cadela para facilitar o mamar dos cachorros.

É mais facil deste modo.
Depois do parto e da tosquia vai um banho geral de banheira hehehe elas adoram e ficam mais lavadinhas para não sujar a cachorrada e serve de terapia para relaxar.

É tudo ;)
<p>&nbsp;</p>
sarti
Membro

terça out 11, 2005 4:27 pm

Ok!Ok! :oops: Às vezes tenho um pouco de dificuldade com o português de Portugal e o português do Brasil!!Tenho de me adaptar!! Tosa=tosquia .Corte da pelagem=corte mesmo!! :p Obrigada! ;)
sarti
Membro

domingo out 16, 2005 8:53 pm

Olá!Meu pequinês está perdendo muitos pêlos.Não sei se essa queda na pelagem se deve ao fato de ser verão aqui no Brasil,se é pela idade (9 meses),ou o quê! Alguém pode me informar se posso ou devo dar algum tipo de suplemento vitamínico para a pelagem ou se isso é normal e passageiro?Escovo ele todos os dias e seu pêlo apesar de ter diminuído um pouco ainda está bem bonito! Obrigada
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 17, 2005 5:15 pm

A idade proxima aos 9 meses é mais uma das fases de transformação.
A pelagem de cachorro vai caindo, para dar lugar ao novo pelo de cachorro adulto; a pouco e pouco a pelagem de aldulto vai-se revelar em maior relevancia junto à linha dorsal do mesmo cachorro, sendo a mesma pelagem ligeiramente mais forte.

O verão é um contratempo obvio, dificultando muitas vezes a conservação de alguma da mais longa pelagem, o melhor que pode fazer é manter o cachorro em locais frescos, um quarto da casa mais fresco, uma ventoinha, um ar condicionado mas com uma temperatura agradavel, nem demasiado frio nem demasiado calor...

Um suplemento que pode sempre dar, para melhor preservar a pelagem do cachorro é mesmo um oleo que contenha omega, um oleo de figado de bacalhau é uma optima opção. ;)
Não é extritamente aconselhavel, fazer escovagens muito profundas ao cachorro, pois irá desse modo tirar muita pelagem desnecessariamente, basta uma escovagem de 3 em 3 dias, evitando os nós mais frequentes atrás das orelhas e geralmente nos calções(parte traseira do cachorro).
Deste modo poderá conservar uma pelagem mais frondosa.

Escovagens mais profundas devem ser feitas uma vez em 2 ou 3 meses, de modo a evitar o arrancar da subpelagem. Se ao efectuar a escovagem mais profunda começar a tirar muito pelo, o melhor é continuar mesmo e fazer uma escovagem profunda no geral do corpo, dando a possibilidade da restante pelagem crescer livremente. Alturas ideais para a escovagem profunda é quando o verão começa e quando o mesmo acaba.
Em epocas mais frescas é fazer o maximo para manter a pelagem.

Boa sorte e boas aplicações.
Miguel ;)
<p>&nbsp;</p>
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 17, 2005 12:40 am

Oi oi Fernanda..

Como vai o seu Peke ai no Brazil??

Conheci duas criadoras de pekes ai no brazil, mas nem me recordo de onde são :oops: :oops: .
O brazil ainda é grande :lol: .

Mas é bom falar com varios criadores e trocar opiniões, qualquer dia convido-as a participarem mais aqui na arca.

Então e a Fernanda como está com o seu cachorro? Ainda está a largar a pelagem de cachorro?? Ou já se está a compor ficando mais peludo?
Depois de-nos as novidades.

Um abraço
Miguel :D
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pequinês”