Oi Beti.
Pois é...

temos aqui presente um problema um tanto ou quanto...
Mas...aqui vai um pekenito testamento mas tem de ser
Tentemos ver as coisas pelo lado melhor da questão.
É assim;
As cadelas não devem ser "nunca" cruzadas antes dos 18 meses de idade, altura em que fazem o 3º Cio, pois até lá a cachorra estará em desenvolvimento, que com uma gravidês o crescimento natural da cachorra é feito de uma irregular ou disforme, podendo até trazer alguns problemas para o parto.
Ao engravidar aos 8 meses o crescimento da bacia "ancas" não é finalizado como deveria ser, o que vai deixar as ancas mais apertadas, dificultando a possivel passagem das cabeças dos cachorros na hora do parto.
Cachorras com menos de 3,5kg não devem nunca ser cruzadas, independentemente da sua idade ou tamanho.
Se forem grandes e não tiverem o devido peso, é provavel que a gravidês gere possiveis problemas nas formações, ou na propria cachorra mãe.
Se a cachorra for demasiado pequena mas for pesada para o seu tamanho, mas no entanto não tiver os ditos 3,5kg os problemas vêm na mesma a surgir.
Maior parte dos problemas está na saida dos cachorros nos partos, uma vez que nesta raça os cachorros têm uma cabeça muito grande, abaulada ( +/- a forma de bola) e compacta, se a cadela não tiver espaço nas "ancas" o mais provavel é ter de recorrer à dita cesariana.
Outro problema é o facto de esta raça não tolerar muito bem as anestesias, até se aguentam mais ou menos, ou "razoavelmente" bem nas operações, mas tendo eles um coração muito grande para o corpo que têm torna-se dificil de acordarem e muitas vezes já acordados alguns não recuperam o metabolismo normal, não chegando a aquecer o corpo à temperatura que deviam.
Tendo esta informação que soluções lhe posso apresentar...
De principio suponho que deveria ir a um Veterinario e pedisse alguns conselhos.
De seguida os conselhos que lhe posso dar são;
Ou leva a cachorra ao Vet e pede para o mesmo lhe efectuar uma lavagem vaginal-uterina de modo a interromper a possivel gravidês... não sei muito bem qual o procedimento, mas informe-se no seu Veterinario mais proximo.
Ou segue com a gravidês da cachorra para a frente, tendo em conta que a Gestação (Gravidês) dura geralmente os 60 dias desde o dia de cobrição, ao dia 48 de gestação tem MESMO de fazer um Raio-X a fim de se informar se a cachorra conseguirá ter os cachorros de parto normal ou não.
Basta pedir ao Vet que tire um Raio-X à cachorra, mas com a especial Atenção que a cachorra deverá estar em forma de SAPO, barriga para baixo e patas em forma de patas de sapo. Pois um Raio-X com a cachorra de lado não permite ver quantos cachorros são, nem permite ter uma ideia do tamanho das cabeças dos cachorros.
Fala a vóz das experiencia hehehe
Ora passo dois;
Uma vez tirado o Raio-X ao dia 48 ou 49, o Vet deverá informar se será possivel os cachorros passarem pela vulva vaginal (bacia/ancas) da cadela, pois é facil comparar o tamanho das cabeças com a bacia da cachorra. Se o Vet entender que não é possivel as cabeças passarem pela bacia da mãe, é bom que se mentalize que a mesma terá de ter os cachorros por cesariana.
Prepare-se para gastar pelo menos uns 300€ na mesma fora possiveis dias de internamento na clinica caso seja necessario.
Existe ainda um outro problema com a sua cachorra, que suponho que deve ser sublinhado neste mesmo tema.
Ora é o facto da cachorra ser Albina. Ao contrario do que muitas pessoas possam pensar, cães albinos podem e geralmente são o inicio de muitos problemas.
Ora a gestação de uma cadela albina muitas vezes é irregular ou pode eventualmente gerar más formações ou correr riscos temperamentais.
É um risco mas pode acontecer.
Para além do risco das más formações são também os riscos temperamentais, pode-se dar o caso da cadela não aceitar a ninhada. Este é um exemplo.
A Beti tem de pensar muito bem o que vai optar, se uma gravidês de Risco ou uma lavagem Uterina, a lavagem não comporta riscos de saude para a cachorra. No entanto a Beti pense e diga-nos alguma coisa quando possivel.
De qualquer modo se eventualmente optar pela gestação da cadela, há outras coisas que podem ser ditas e aconselhadas.
Agora basta escolher.
Desde já dou-lhe também os parabens por estar a participar na Arca e no nosso forum. Espero que participe mais vezes.
Um Abraço e muitas festinhas aos canitos.
Esperamos novidades.
Miguel