mudar de casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta ago 31, 2006 8:48 am

Bom dia

O meu cão tem 2 anos e meio e está habituado a ir à rua, sempre às mesmas horas.Acontece que vou mudar de casa a qual tem um quintal.
Alguém me poderá informar como é que o poderei desabituar da rotina da rua e de modo a que ele faça as necessidades no quintal?
Aguardo sugestões, pois sei que não será fácil. Obrigada
céu
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

quinta ago 31, 2006 4:19 pm

O melhor a fazer é mesmo respeitar os horarios habituais que o mesmo já criou e tem.
Geralmente, após as refeições os mesmo devem dar uma voltinha higienica, pois é quando geralmente fazem as suas necessidades, o facto da casa ter um quintal, o que é sem duvida optimo, não deve alterar em nada os habitos há adquiridos, apenas derá moldar o que já foi ensinado.

Ou antes...
Se o quintal for fechado, mantenha a porta de casa para o quintal fechada, de-lhe a refeição normalmente, tipo hora de almoço, depois abra a porta para o quintal e chama-o como se fosse para ir à rua dar a dita voltinha.

O mesmo cachorro deverá adorar a ideia de poder ir à rua, sabendo que pode passear sem a dita trela e que tem um espaço só para ele. Será uma maravilha... esteja por perto dele nesses primeiros dias à habitual hora de fazer as necessidades. Depois pode deichar a porta aberta que naturalmente ele acabara por se habituar a fazer no mesmo local habitual as suas necessidades.

Vai ver que não é dificil.
A ter em conta que o quintal deve ter algumas "muitas" sombras e de não o deixar ao sol, atenção igual às flores que tenham espinhos ou picos, mesmo palmeiras e outras arvores que tenham folhagem espinhosa por causa dos olhos dos cachorros.
Flores que não tenham nada desses picos pode deixar estar pois eles adoram cheirar flores... eu falo pelos meus que adoram meter o nariz em cada flor que têm por perto hehehe.

Forte abraço e boa mudança.
Vai ver que tudo corre bem

Miguel.
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta ago 31, 2006 7:56 pm

Boa tarde Miguel
Obrigada pela sua mens, mas não vai ser´tão fácil, eu explico: Antes de iniciarmos as obras íamos lá passar férias fins de semana etc. e o tico ao primeiro dia achava muita piada,cheirava tudo e até me "comia" as minhas ricas flores, depois ficava triste e não saía junto do portão que dá para a rua, chorava e da ultima vez até ficou deprimido. É que aqui no apartamento ele cusca na varanda, lá não vê a rua, e então sempre que lá estávamos para que ele estivesse bem, saía a dar os mesmos passeios que aqui, ou seja levantar cedo etc, que é o quero evitar. Também experimentei o não abrir a porta que dá para o quintal o que era pior, pois arranhava a da entrada, sentia-se preso e ficava triste.Quanto a sombras e flores não faltam. Mas sinceramente não sei como depois conseguir com que ele se desabitue da rua (4 vezes ao dia) talvez só o consiga se lhe arranjar uma companhia não?! Estude o assunto e diga algo p.f.
Obrigada
céu
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

quinta ago 31, 2006 8:10 pm

Sem duvida que uma companhia ajuda a distração e é um bom meio de partilhar a casa e o quintal, mas até chegar a esse passo vão duas questões. Será que ele vai aceitar bem um novo cachorro na nova casa?
Será que os dois se vão dar bem?
São questões sobre o qual tem de pensar.

Talvez seja necessario perder algum tempo com o seu cachorro no quintal, pegue numa cadeira e meta-se no seu novo jardim a ler qualquer coisa na companhia dele.
As sombras e as flores são sem duvida algo que eles admiram muito.

Quanto mais importancia der ao caso em questão, maiores proporções o mesmo vai adquirir... tem de ir com calma. As mudanças nem sempre são faceis, mas se for com calminha penso que tudo se compõe... talvez o findesemana seja o melhor, para passar algum tempo com ele.

Não esteja sempre por perto, deixe ele explorar bem todos os cantos da casa. Vá nos contando essa nova experiencia, penso que não será muito dificil.

Abraço.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pequinês”