Banhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
RoTuff
Membro Júnior
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Contacto:

sábado set 02, 2006 5:54 pm

:lol: Aqui estou eu com mais uma dúvida... Gostaria de sabe a freqüência de banhos em um Pequinês...Noto que o Tuff não tem cheiro ou aparenta ficar sujo,limpo as patinhas e órgãos genitais com toalhinhas de bebês todo dia e dou banho 1X por mês,aproveitando para fazer tosa higiênica e cortar unhas...Estou agindo corretamente?Um grande abraço... :D
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sábado set 02, 2006 8:16 pm

olá
Nos sites do pequinês indicam que só devemos dar-lhes banho 4 vezes ao ano. Tentei fazer isso mas não dá. Então agora de verão dou-lhe uma vez ao mês e no inverno não lhe dou banho. escovo-o com talco. Mas para ficar mais esclarecida acerca dos cuidados gerais sobre o pequinês, sugiro que consulte o site do Miguel ou no google: site pequinês, do canil damabiah,ambos são muito elucidativos. Estou um tanto ou quanto admirada pela não intervensão do Miguel......
Também lhe dou, para que tenha um bom pelo, óleo de salmão, compro na farmácia e dermocannis alerdrops, se conseguir o dermocanis pum, tanto melhor, se está no brasil aí encontra fàcilmente. e tb na fase de crescimento dáva-lhe calcio. Dou-lhe ainda todas as semanas queijo magro, iogurte natural.
Enfim estes meninos , para que estejam saudaveis gastam-nos algum dinheirito. Ah! também o levo com frequência ao vet para ver se está tudo bem.

Abraço
céu Pinto
patanisca123
Membro Veterano

sábado set 02, 2006 8:22 pm

.......esqueci! todos os dias o penteio com especial cuidado na zona das orelhas, onde se formam com facilidade nós e que depois só cortando.
céu
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

domingo set 03, 2006 12:33 am

Oi...

Desculpem a minha pequena ausencia, estive este sabado por fora com algumas visitas :D mas embora tarde estou dando sinal de vida :D .

Ora bem...
Banho pode dar sempre que quiser ou achar necessario, em casos de diarreia não tem mesmo outra saida. Pessoalmente aconselho a darem o minimo de banho possivel, pois em cada lavagem que faz vai certamente tirar alguma pelagem no cachorro.
Eu aconselho a fazer a escovagem com pó talco no cachorro pois a pelagem mantem-se mais livre e longa, a pele fica menos oleosa e o cheio a cachorro não aparece com tanta facilidade.

Em caso do pelo ser muito seco e quebradiço ai o caso muda de figura e é aconselhavel outros tipo de cuidado, mas cães de pelo seco e quebradiço não são muito vulgares, eu infelizmente tenho cá dois casos assim que dão mesmo muito trabalho.

Unhas cortadas pelo menos uma vez por mês ou limadas todos os fins de semana, dá trabalho mas fica impecavel.

A limpeza com toalhitas de bebé, não podia ser melhor, pois é o mais facil, mais rapido e economico de se fazer. Ficam limpos, frescos e muito mais confortaveis. Não esquecer de limpar também a ruga da cara, ou antes faça como que uma limpeza a toda a cara, rugas, olhos, à volta do narizinho e da batatinha do nariz... tudo deve ser inspecionado e limpo com a toalhita. Não deve nunca esfregar, basta passar duas ou tres vezes de modo suave. Em relação à Tosa, eu não sou grande fãn da mesma, mas também depende de quem a faz e como a faz.

Se for apenas um cortar das pontas, um acertar de tamanho, cortar muito curto por baixo junto aos peitos e zona genital... por mim ainda é toleravel, pois vai dar mais força ao pelo e ele ficará mais fresco em tempo de Verão. No Inverno não sou nada a favor, aliás a pelagem ganha muito mais textura e força para eles se taparem do frio...

Eu vou ver se consigo achar uma imagem de um pequinês com Tosa, que penso ser o melhor corte de pelo num pequinÊs que alguma vez vi, claro está que foi na America, mas... não é muito dificil de pedir a um bom profissional para fazer algo semelhante ou igual.

Eu depois coloco aqui mesmo.

Abraço.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
patanisca123
Membro Veterano

domingo set 03, 2006 8:01 am

Bom dia Muiguel

Gostava de ver a foto da tosa a que se refere.

Não percebi muito bem aquela de limpar os olhinhos! O Miguel aconselha os toalhetes de bébé para limpar os olhos?!
É que no hospital Veterinàrio disseram-me que ainda que pouco, têm cheiro e que nunca as deveria usar próximo do nariz e nunca nos olhos. Penso que o hospital é credivel......

aguardo resposta

ceu
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 03, 2006 3:08 pm

Esta é a imagem que lhes falava.
É um corte parcial da pelagem, corte de pontas e acertar do pelo.
Por baixo podem ser igualmente tosquiados, apartir dos peitos superiores até à zona genital dos cães ou cadelas.

Imagem

Em relação às toalhitas, ou turcos, ou à limpesa da cara do cachorro, não está em questão a credibilidade de ninguem como profissional. Aliás penso que o termo profissional seria mais correcto se fosse quanto experiente. Como infelizmente muitos medicos Veterinarios fazem os seus cursos e depois acabam por não se actualizar nem acompanhar novos metodos ou tecnicas sejam elas quais forem ou para que efeitos, penso que em relação a opiniões medicas ou veterinarias seja tudo muito susceptivel e na minha opinião cada cabeça sua sentença.
Recorda-se do caso do soro fisiologico para os olhos? Está mais bem indicado para a limpeza vas vias nazais... Enfim..

Na minha opinião e experiencia com esta raça, tenho por habito fazer a limpeza com uma toalha turca humida em agua de preferencia de malvas ou rosas; na ausencia dessas infusões, mesmo a agua de torneira é melhor a não se fazer qualquer tipo de limpesa.
Em caso de viagem ou não ter possiblidade ou acesso a esse metodo, umas toalhitas de limpesa estilo dodot, na minha opinião servem perfeitamente, uma vez que contêm alguma oleosidade e até à data não tenho qualquer razão de queixa.

Miguel
Última edição por drummondville em domingo set 03, 2006 6:08 pm, editado 5 vezes no total.
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
patanisca123
Membro Veterano

domingo set 03, 2006 3:23 pm

Não consigo abrir a imagem. Importa-se de reenviar?
Obrigada
céu
drummondville
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 03, 2006 6:13 pm

Estava dificil de meter a imagem correctamente...
Tenho a minha ligação um pouco lenta...

Mas... penso que agora já dê para fazer uma ideia.

Miguel
<p>&nbsp;</p>
patanisca123
Membro Veterano

domingo set 03, 2006 7:33 pm

Boa tarde
Obrigada pela foto. Mas sem ofensa para o dono do pek, prefiro o corte à leãozinho, como fiz o ano passado. Todo um pouco mais curto, deixando o rabo e a juba.Logo que possa colocarei uma foto que tenho. Dá é mto trabalho a fazer.

Céu
Responder

Voltar para “Pequinês”