Oi...
Desculpem a minha pequena ausencia, estive este sabado por fora com algumas visitas

mas embora tarde estou dando sinal de vida

.
Ora bem...
Banho pode dar sempre que quiser ou achar necessario, em casos de diarreia não tem mesmo outra saida. Pessoalmente aconselho a darem o minimo de banho possivel, pois em cada lavagem que faz vai certamente tirar alguma pelagem no cachorro.
Eu aconselho a fazer a escovagem com pó talco no cachorro pois a pelagem mantem-se mais livre e longa, a pele fica menos oleosa e o cheio a cachorro não aparece com tanta facilidade.
Em caso do pelo ser muito seco e quebradiço ai o caso muda de figura e é aconselhavel outros tipo de cuidado, mas cães de pelo seco e quebradiço não são muito vulgares, eu infelizmente tenho cá dois casos assim que dão mesmo muito trabalho.
Unhas cortadas pelo menos uma vez por mês ou limadas todos os fins de semana, dá trabalho mas fica impecavel.
A limpeza com toalhitas de bebé, não podia ser melhor, pois é o mais facil, mais rapido e economico de se fazer. Ficam limpos, frescos e muito mais confortaveis. Não esquecer de limpar também a ruga da cara, ou antes faça como que uma limpeza a toda a cara, rugas, olhos, à volta do narizinho e da batatinha do nariz... tudo deve ser inspecionado e limpo com a toalhita. Não deve nunca esfregar, basta passar duas ou tres vezes de modo suave. Em relação à Tosa, eu não sou grande fãn da mesma, mas também depende de quem a faz e como a faz.
Se for apenas um cortar das pontas, um acertar de tamanho, cortar muito curto por baixo junto aos peitos e zona genital... por mim ainda é toleravel, pois vai dar mais força ao pelo e ele ficará mais fresco em tempo de Verão. No Inverno não sou nada a favor, aliás a pelagem ganha muito mais textura e força para eles se taparem do frio...
Eu vou ver se consigo achar uma imagem de um pequinês com Tosa, que penso ser o melhor corte de pelo num pequinÊs que alguma vez vi, claro está que foi na America, mas... não é muito dificil de pedir a um bom profissional para fazer algo semelhante ou igual.
Eu depois coloco aqui mesmo.
Abraço.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p> </p>