Olá Maka;
Em relação à sua questão quanto a criadores Certificados na Raça, infelizmente em Portugal não temos qualquer organismo ou entidade, seja associação ou Clube que faça esse tipo de certificação.
No entanto seria certamente uma mais valia para muitos compradores.
Crusadores há muitos, fabricas de cachorros há algumas, criadores de verdade há muito poucos.
O melhor metodo de avaliar um criador, "será", possivelmente no metodo de cruzamentos e resultados dos mesmos cruzamentos. Como pode obter os resultados dos mesmos cruzamentos desses criadores??
É muito facil, um bom criador participa em Exposições de morfologia canina, mais conhecido em portugal como Exposições Caninas.
Nessas exposições um criador deverá apresentar as suas ninhadas aos 6 meses de idade, de modo a poder selecionar os seus cachorros e futuramente destinar-lhes qual o melhor futuro.
Se procura um cachorro com menos de 6 meses de idade num criador que não tenha por habito apresentar os seus exemplares em Exposições, acredito que o resultado vai certamente ser uma grande surpresa e muito certamente nada do que inicialmente pensava vir a obter.
Em tempos houve grandes e varios criadores da raça em Portugal, um deles conhecido a nivel europeu, Sr.John Bird com os seus exemplares com o Afixo de Criador de PEKESVILLE, tendo os meslhores exemplares a nivel europeu em varios anos consecutivos.
Actualmente e infelizmente não consigo encontrar mais criadores em Portugal sem sermos nós, DRUMMONDVILLE, que tenham por habito expor os seus exemplares ou ninhadas a fim de proporcionar um melhor selecionamento.
Os nossos exemplares têm origens do PEKESVILLE, dentro dos possiveis expomos alguns dos nossos exemplares e quando temos ninhadas para selecionar, participamos nos mesmos eventos, de preferencia tendo um Juiz especialista na raça, de modo a que a avaliação tenha o sentido de orientar e selecionar de melhor modo os mais novos exemplares.
Actualmente e depois de mais de 4 anos a expor novamente, temos vindo a atrair a atenção de alguns expositores de Espanha, mas que infelizmente incistem em apresentar exemplares de origens americanas que muito ultrapassam o tamanho e o peso exegido pelo FCI a nivel Europeu.
Tal como foi dito pelo outro membro, faça uma breve visita ao site do CPC em
WWW.CPC.PT e peça uma listagem de criadores da raça Epagneul Pequinês, na mesma poderá encontrar uma variedade de exemplares, de criadores e possivelmente uma surpreendente falta de qualidade nos exemplares.
Procure, informe-se e tire as suas ideias.
Gostaria de a aconselhar a ler alguns dos topicos que estão colocados neste mesmo forum, que têm vindo a servir como forma de informação a interessados e apaixonados na raça, sendo também uma forma de ajuda e orientação.
Se tiver mais alguma questão, estaremos à inteira disposição para a esclarecer em qualquer assunto.
Um abraço e um bom regresso, a Portugal.
Miguel Drummond