Procuro Femea pequines para acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Catarinaaaaa
Mensagens: 1
Registado: segunda fev 05, 2007 4:16 pm

segunda fev 05, 2007 4:24 pm

Olaa.. Eu possuo um pequines macho, com pedigree, vacinas em dia e bastante docil e gostava de encontrar uma femea disponivel para acasalamento, de preferencia da zona de Lisboa e Sintra :D Se estiver interessado ou conhecer alguem interessado deixe uma mensagem. Obrigada.
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

segunda fev 05, 2007 7:40 pm

É muito meiguinha, tem 3 anos e está prestes a entrar no cio. Só que não tem pedigree e é albina por isso não sei se queres. Posso enviar foto se quiseres, é a coisa mais fofa.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

segunda fev 05, 2007 10:23 pm

Olá às duas novas membros deste forum;
Desde já sejam bem vindas. :D

É bom saber que tem um macho com LOP, tem fotografias do seu menino?? Gostaria de o ver se possivel.

Também estamos na linha de Sintra...

Em relação à menina branca... tenho muita pela que ela seja albina, até pode ser linda, e acredito que seja, mas... infelizmente os cruzamentos com cães albinos não são aconselhados por medicos veterinarios devido ao facto dos filhos terem uma tendencia elevada de herdar o mesmo problema, da falta de pigmentação local ou generalizada.
O outro factor é o não aceitarem os exemplares albinos em Pedigree nos Clubes de raça ou Cinologia, penso que algo poderia ou deveria ser feito, pois existem exemplares albinos bem bonitos.

Mas... será correcto tentar fazer um cruzamento com uma cadela albina?
Uma vez que não se poderão registar os cachorros, os mesmos serão futuramente de origens desconhecidas aos olhos do CPC (Clube Português de Canicultura). Não seria contribuir para com a raça a nivel de criação ou selecionamento, que aliás é um dos principios basicos de um criador. Melhorar "o que tem em mãos", dando origem a novos e melhores exemplares.

Que idade tem o Machinho?
E a Menina Branca que idade tem?

Abraço a todos.
Miguel
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

segunda fev 05, 2007 11:17 pm

Na realidade o albinismo não é um problema de saúde, é sim uma característica fenotípica, tal como ter pêlo castanho ou de outra cor qualquer. As pessoas que inventaram as normas dos clubes de canicultura, provavelmente só consideraram o albinismo um "defeito" porque os restantes cães não conseguiriam competir com o exotismo do albino.

É claro que eu compreendo que um dono de um cão com pedigree não o queira cruzar com um albino porque, à partida a descendência terá maiores hipóteses vir a ter as mesmas características e deixar, por isso mesmo, de poder competir no que quer que seja, só porque meia dúzia de pessoas resolveram criar um conjunto de regras absurdas. Também compreendo que evitem o cruzamento, porque pelas mesmas razões o cão deixa ser um objecto de lucro: não compete, não reproduz, não dá dinheiro.

A estas pessoas eu relembro a história do menino que queria comprar um cachorro e viu um numa loja, que apenas tinha 3 patas. Gostou tanto dele que pediu ao dono da loja para o comprar em prestações, porque não tinha dinheiro. O senhor, como achou que ninguém compraria o animal e se queria ver livre dele, ofereceu-o ao rapaz. Mas o menino insistiu em pagar o preço do cão. A amizade não tem preço.

Quanto aos albinos, acho que vão continuar a existir. Porque as pessoas gostam da sua beleza. E porque estes animais são muito mais que objectos de exposição.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 06, 2007 12:46 am

Olá Artemysa,

É bom te-la na arca aqui presente.

Permita-me corrigi-la a uma afirmação sua, o Albinismo não é uma caracteristica fenotipica, mas sim uma falha genetica na produção de melanina o que é um pouco diferente;
É para além de uma tara, é também uma doença congenita e muitas vezes uma autentica tortura para quem tem esse problema.

Deixe-me informa-la a si e talvez a outros membros da arca sobre o que se trata o Albinismo;

O Albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.

Os principais tipos de albinismo são os seguintes:

Oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado;
Ocular - somente os olhos sofrem da despigmentação;
Parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidades superiores.

Descrição da doença;

Nos indivíduos normais o organismo transforma um aminoácido chamado tirosina na substância conhecida por melanina. Para que haja produção de melanina devem ocorrer uma série de reações enzimáticas (metabolismo) por meio dos quais se opera a transformação do aminoácido Y (chamado tyr) em melanina, por intermédio da acção da enzima tirosinase.

O indivíduos que padecem de albinismo têm este caminho metabólico interrompido já que sua enzima tirosinase não apresenta nenhuma actividade (ou esta é tão pequena que é insuficiente), de modo que a transformação não ocorre e tais indivíduos ficarão sem pigmentação.

Graus de Albinismo;

O albinismo completo se apresenta quando a carência da substância corante se percebe na pele, no cabelo e nos olhos, sendo conhecido como albinismo oculo-cutâneo ou tiroxinase-negativo. Estes indivíduos apresentam a pele e os pêlos de cores branca, e os olhos de tom rosado. Sofrem de transtornos visuais, fotofobia, movimento involuntário dos olhos (nistagmus) ou estrabismo e, em casos mais severos, podem chegar à cegueira. A exposição ao sol não produz o bronzeamento, além de causar queimaduras de graus variados.

No albinismo ocular, uma versão menos severa deste transtorno, apenas os olhos são afetados. Nesta variedade do albinismo a cor da íris pode variar de azul a verde e, em alguns casos, castanho-claro - e cuja detecção se dá mediante exame médico. Nestes casos a fóvea (responsável pela acuidade visual, no olho) tende a desenvolver-se menos, pela falta da melanina, que cumpre um papel central no desenvolvimento do olho, nos fetos.

Albinismo animal;

Os animais albinos, via de regra, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares e ainda porque sua falta de coloração os delata facilmente, quer para suas presas, quer para seus predadores.

Deve-se diferenciar, porém, os animais albinos daqueles que possuem a coloração branca (ou leucísticos). Comumente são vendidos animais como albinos quando na realidade tratam-se de animais de pelagem branca mas que ainda assim possuem melanina em seu organismo, como ocorre aos ursos do Ártico.


Em relação aos clubes não aceitarem o factor albino;

É pelo simples facto de o mesmo factor-albino ser avaliado e considerado uma falha no organismo, uma doença e como tal não aconselhado para cruzamentos ou reprodução de qualquer especie.
São sem duvida os albinos exemplares de algum exotismo, mas... eu tenho varios exemplares de cor branca que não são albinos, e a diferença é que a coloração é branca e são pigmentados. Nos albinos é a total ou parcial despigmentação do corpo ou parte do mesmo.

Em relação a regras dos Clubes... hummm tenho pena que algumas não seja tomadas asserio, o que é uma pena, mas.. onde não há regras há anarquia, e a mesma já existe dentro do mundo da criação de cães, dai tantos criadeiros...

Criadeiros esses que não avaliam os seus exemplares, que apenas têm o intuito de fazer dinheiro rapido e que vendem exemplares sejam eles quais for, muitos ainda por desmamar, outros não obdecem ao padrão entre outros tantos mas tantos factores que.... conduzem à fabricação de cachorros quase como que em linha de serie.

Tenho conhecimento de um criadeiro que regista no minimo 900 registos por ano, se o mesmo vender cada cachorro por 250euros, que é o que mais se consegue ver por ai... faça as contas ao lucro.

Eu faço até 2 ou 3 criações por ano no maximo, de cada ninhada consigo salvar 2 ou 3 cachorros no maximo, passo anos sem fazer qualquer criação, apresento os meus exemplares em Exposições, porque o convivio é agradavel, vou pontuando os meus cães adultos e cachorros.
Tudo isso tem o seu custo, como deve calcular, mas lucro a vender cachorros?? Não me parece... aliás... despezas... muitas despezas...

Agora quem vive da criação de cães com uns 900 por ano... é capaz de ter lucro sem duvida. Mas que se pode fazer?? Não sou organismo algum para condenar esses criadeiros...
Que esses criadeiros muitas vezes dão origem a maus resultados?? Ui nem faz ideia, para além de muitos não terem qualquer condições ou qualidade nos exemplares, muito fazem cruzamentos entre varias raças e vendem tudo como se fosse uma só raça... mas... isto são outras historias.


Agora, a questão de eu vender alguns exemplares mais caros em relação a alguns dos muitos criadeiros???
Sim..., vendo a qualidade, saude, beleza, higiene, temperamento, e imagem de uma raça que selecciono, dai que também vendo o trabalho do meu selecionamento e como deve imaginar, tudo isso tem o seu devido e merecido preço. Que não está ao alcance de todos... é bem capaz de ser uma realidade, uma vez que a raça Epagneul Pequinês, sempre foi considerada uma raça de Luxo, e como tal... palavras para quê?...

Não deicho no entanto de acarinhar exemplares que não se igualam aos meus, pois a minha paixão está na raça de um modo generalizado, e muito cinseramente só tenho pena que não haja mais pessoas a valorizar a mesma raça. Talvez um dia, com mais pessoas que estimem, mas... é esse o fundamento deste forum...

Unir os amante desta raça LINDA.
Um forte abraço Artemysa

Miguel
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

terça fev 06, 2007 1:27 pm

Meu amigo, acredito que lhe tenham metido na cabeça (na sua e de muitas outras pessoas) que o albinismo é uma doença, mas não é. Trata-se apenas de uma menor (ou total) diminuição da produção de melanina. E se a gradação de melanina fosse um factor de classificação só os cachorros negros deveriam ganhar prémios, o que é perfeitamente ridículo :)

Na realidade a pigmentação advém toda de um único pigmento, a melanina. Brancos, castanhos ou pretos, concentrações crescentes de melanina.

Dou-lhe um exemplo nos humanos, para que possa perceber melhor: uma pessoa com olhos azuis tem pouca melanina, enquanto quem tem olhos negros tem bastante.

Quanto às máquinas de fazer cães que são alguns criadores (o carapuço serve a quem o enfiar) deveriam ser definitivamente riscados do mapa, porque infelizmente eles existem.

Quanto aos Peques, eles merecem tudo :)
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 06, 2007 6:16 pm

Olá Artemysa;

É bom ve-la participar tão assiduamente no forum, é sempre bom ter vozes activas e participativas no mesmo.

Quanto a amizades e com o devido respeito, é um prazer saber que tão facilmente se fazem amizades, são sempre bem vindas, pois quem vem por bem, será sempre bem vindo, aliás amizades nunca são demais
No entanto, gosto de conhecer um pouco melhor as pessoas, antes de as poder considerar como tal.

Em relação ao o que me "metem na cabeça", chama-se informação e conhecimento, disponivel a quem mais estiver interessado. Há conhecimentos que se obtêm com o tempo, outros conhecimentos obtêm-se com a busca ou cruzamentos de informação. Hoje em dia as informações são muito vastas e detalhadas, algumas delas disponiveis no universo da Internet, basta procurar por exemplo no google.

Eu tenho uma informação e opinião sobre o assunto, voçê Artemysa tem outra opinião diferente, do qual respeito mas não estou inteiramente de acordo por motivos obvios.
Em relação a classificação e avaliação de exemplares quanto às cores, actualmente ainda não se avaliam esses parametros, talvez um dia no futuro.

Em relação a factores geneticos de transmutação genetica, como os factores colorificos do olhos entre mutações da cor dos cabelos, isso não se deve a albinismo, mas a uma mutação genetica como afirmou da mesma pigmentação ou melanina. Mas segundo parece a Artemysa está bem informada sobre o mesmo assunto.

Quanto às Puppy-mill (Fabricas de cachorros) que muitas existem por ai, que se dizem criadores e que deveriam ser como diz, riscados do mapa, não poderia estar mais de pleno acordo com a Artemiza.
Infelizmente as entidades competentes para tal, pouco ou nada fazem, por interesses alheios a muita gente...

Em relação aos exemplares desta raça, sejam eles albinos ou não, registados ou não, peludos ou menos peludos, mais altinhos ou rasteirinhos, traquinas ou mais calminhos... eu adoro-os e acho que eles merecem tudo.

Miguel
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

terça fev 06, 2007 7:43 pm

"Quanto a amizades e com o devido respeito, é um prazer saber que tão facilmente se fazem amizades, são sempre bem vindas, pois quem vem por bem, será sempre bem vindo, aliás amizades nunca são demais
No entanto, gosto de conhecer um pouco melhor as pessoas, antes de as poder considerar como tal. "
Já ouviu falar em "força de expressão"?

"Em relação ao o que me "metem na cabeça", chama-se informação e conhecimento, disponivel a quem mais estiver interessado. Há conhecimentos que se obtêm com o tempo, outros conhecimentos obtêm-se com a busca ou cruzamentos de informação. Hoje em dia as informações são muito vastas e detalhadas, algumas delas disponiveis no universo da Internet, basta procurar por exemplo no google. "
Não sei se é do seu conhecimento, mas a informação da Internet está frequentemente cientificamente incorrecta. Por isso cuidado sempre que veicular esta informação.

"Em relação a classificação e avaliação de exemplares quanto às cores, actualmente ainda não se avaliam esses parametros, talvez um dia no futuro."
Ai não?Mas é precisamente isso que fazem ao excluir os albinos.

"Em relação a factores geneticos de transmutação genetica, como os factores colorificos do olhos entre mutações da cor dos cabelos, isso não se deve a albinismo, mas a uma mutação genetica como afirmou da mesma pigmentação ou melanina. "
Grande confusão...as diferentes cores dos olhos não são mutações, são polimorfismos de genes particulares. A ver se nos entendemos: um gene é considerado "normal" independentemente das formas em que se apresenta: preto, castanho, branco, etc. É por isso que o projecto Genoma Humano foi um fracasso total: é que não existe um genoma humano único, somos todos diferentes em termos de DNA. Com os animais passa-se o mesmo.

O albinismo resulta da deficiente produção de melanina, é verdade. Mas o animal não é obrigatoriamente doente, é só nesse aspecto que insisto consigo.

Saudações!
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 06, 2007 11:14 pm

Oi Artemysa´;

É bom trocarmos ideias... aliás eu adoro trocar ideias e opiniões...
Possivelmente estou a aprender algo novo...

Como tenho uma mente aberta e estou sempre disposto a aprender... vejamos se a Artemysa me consegue então explicar algo que "provavelmente" tem sido considerado um erro para muitos "entendidos" em cinologia, porque na realiade não percebo... como é que algo que na realidade se tantos experientes em cinologia estão confinantes ao explicar o facto do albinismo... terá sido encontrado algum metodo ou conclusão cientifica que venha a deitar por terra, teorias e juizos de algo que até pode ser ponderado?

Vejamos, se a Artemysa afirma que o albinismo não é uma doença mas uma deficiencia de melanina, que o mesmo "problema" não se torna obrigatoriamente numa doença... em casos de albinismo global/total... como se poderia qualificar o mesmo caso?
Uma vez que o albinismo global é um caso dificil de lidar devido à extrema falta de protecção da propria pele, a fotogenia entre outros problemas... será que são sinais obvios de um exemplar que esteja bem de saude? Um pouco dificil de compreender...
Mas explique, talvez eu compreenda...

No mundo da Canicultura/Cinologia tem se vindo a excluir os albinos, não por uma questão de avaliação de cores, pois a cor branca é aceite e julgada de igual modo entre exemplares de outras ou todas as cores.
Mas exemplares Albinos, que por sua vez não são brancos, simplesmente não têm cor, até podem ser julgados, mas automaticamente desqualificados pela total ou parcial ausencia de cor. Uma vez que esses mesmos entendidos em Cinologia entendem que o albinismo, seja parcial ou total é uma doença.

A Cinologia tem mais de 100 anos de historia e o seu empenho na preservação de raças enquando especies tem um longo caminho e empenho, tendo qualificado o Albinismo como lhe tenho dito, num problema hereditario, doença. Será que mais de 100 anos de historia, no selecionamento de raças e nas suas preservações têm sido realizadas de modo incorrecto por colocar o factor albino de parte?

Qual a sua experiencia face a este tipo de situação, quais os seus conhecimentos ou estudos face a este factor genetico? Talvez me consiga explicar atravez de algum estudo cientifico qual a melhor teoria. Eu na realidade tento manter os conhecimentos que tenho dentro do que penso ter fundamento, nas informações disponibilizadas pela canicultura Portuguesa tal como a propria Federação Cinologica Internacional.

Fico a aguardar pela sua resposta.

Cumprimentos.
Miguel
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

domingo fev 11, 2007 7:42 pm

Olá a todos

Fiquei curiosa acerca do albinismo! E claro fui pesquisar. No manual Merk, descrevem o albinismo assim: O albinismo é uma doença pouco frequente e hereditária, em que não se forma melanina.........
Desculpem mas não havia necessidade de tanto bate boca,albinos ou não albinos,desde que sejam nossos, adoramo-los, e se me permitem opinar, nenhum animal com doença hereditária deveria de ser excluído de exposições. Quanto a procriar ou não, sou de acordo de não deveriam. Eu tenho um que tem um testiculo atrofiado, foi-me garantido que se deveu a febre da carraça com 6 meses.Mesmo assim, com muita pena minha, não o deixo procriar.
Também nunca entendi porque os de cor figado também não podem concorrer, se são tão bonitos.
Ainda acerca de lop, existem muitos particulares que não os registando, respeitam a raça, talvez mais que alguns criadores desonestos, como referem.
Também conheço pessoas que, preferem os albinos (não brancos), albinos. Eu pessoalmente prefiro osde cor fulvo e com máscara preta.
E por favor fiquem por aqui, pois penso que qdo se gosta de um bicho, independentemente da cor, defendemo-lo com unhas e dentes e as "discussões" não levam a nada. Cada qual tem a sua opinião e há que respeitar.
Cumprimentos
Céu
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo fev 11, 2007 8:01 pm

Concorto com a teoria dos Albinos... e não entendo também os motivos dos cor de figado, nunca percebi na realidade o motivo da exclusão da cor.

Talvez um dia venha a entender...
ambamaro
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta ago 01, 2003 8:46 pm
Localização: 3 pequinês, 1 caniche, 1 siamês, 1 gato SRD

terça fev 13, 2007 1:40 am

Olá a todos!

Em relação aos cães e comparativamente a esta raça considero-me um pequeno curioso tendo já visto um peque albino e achei-o muito fofo.
Estava para editar excertos do padrão da raça segundo os critérios da CBKC/FCI, mas o texto iria a ficar muito maçudo. Isto tudo para dizer que estou de acordo que haja um regulamento e padrões a seguir, caso contrário iria-mos a ter um peque que não se parecia com nada, mas estarem a excluir peques só por serem albinos ou de cor de fígado não acho correcto.

Houve alguém que queria que os homens fossem altos, louros e com olhos azuis (julgo que era a cor), e o que lhe chamaram!!
Agora pergunto, porque o CPC e o FCI faz esta descriminação?

Acho mais preocupante os criadores estarem a escolher/seleccionar os exemplares para procriação com o focinho cada vez mais pequeno e com a trufa mais proeminente, o que acarreta uma maior dificuldade na respiração e problemas oculares.
Estão também a escolher/seleccionar os exemplares cada vez mais peludos. Em países com um clima como o nosso, gostava de ver esses criadores com uma samarra vestida, cachecol e luvas no verão. E sobre o que os peques sofrem no verão já foi por diversas vezes referido neste fórum.

Que se saiba um albino não e excluído da sociedade. Ao olhar-mos para um ser humano e pelas suas características assim dizemos se é Índio, Negro, Nórdico, Caucasiano, etc, mas se nos aparecer um individuo, caucasiano, que é onde está incluído o povo português, com cerca de 30 anos, mas que está careca, não o vamos excluir do que quer que seja.

Quanto aos criadeiros, aí está outro assunto que se deviam preocupar, pois acho muito estranho como têm lop.

Cumprimntos a todos.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

terça fev 13, 2007 4:36 pm

Olá Amaro

Gostei da sua mens.no que refere a alguns criadores que vendem com lop, sem que os mesmos tenham as caracteristicas do pequinês, e o Amaro que o diga, não é?!!! É de facto muito esquisito, pk depois de se afeiçoar ao bicho não se consegue desfazer dele.
Quanto a ter um albino em vista, informe-se bem antes. Pense na piscina, no vosso sol etc. É que um albino não pode apanhar tanto sol como os que tem. É igual nos seres humanos, muito sensiveis à luz solar.
Um bj para todos

céu
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 13, 2007 7:33 pm

Olá a todos;

O simples facto de haver alguns "cruzadores ou criadeiros" a venderem cães com LOP, mas que na realidade não têm qualquer caracteristica ou têm varias falhas em relação ao padrão da raça, isso deve-se ao facto de muitos desses "cruzadores" não terem a devida informação ou mesmo escrupulos no tipo de cruzamentos que fazem.

Outro dos factores que dá permissão a esse tipo de casos, é o simples facto de não existir qualquer control de qualidade nas ninhadas, sejam elas de que raça for, isto porque infelizmente as entidades que supostamente deveriam faze-lo, mera e simplesmente não o fazem.

Mas se até o motivo de custos ou falta de verbas para o mesmo efeito fosse uma boa desculpa para não existir o mesmo control, pois acredito que não deve ser facil controlar tanta ninhada e criadores, seria muito mais pratico colocar normas ou regras que condicionassem as mesmas criações a nivel de qualidade.

Se apenas fosse possivel a criação de exemplares que tivessem sido vistos e avaliados por 3 Juizes diferentes em 3 exposições diferentes, sendo que nas mesmas avaliações os exemplares obtivessem a qualificação minima de "Muito Bom" já não digo um excelente, só por este metodo já haveria uma enorme mudança na qualidade dos exemplares a procriar.
Ora se os pais dos cachorros tiverem pelo menos 3 "Muito Bons" já era algo muito gratificante a nivel da qualidade dos proximos descendentes.

Agora quando existem pessoas que não se esforçam sequer para avaliar os exemplares que têm e mera e simplesmente os cruzam para verem o milagre da Natureza.... enfim...

Não esquecendo que o primeiro sentido e principio basico da Criação, segundo normas e regulamentos do FCI, é que os cruzamentos devem ser realizados apenas, para "Melhoramento e Selecionamento" da continuidade e preservação da raça enquanto Especie.

Ora se realizarmos criações sem o dito melhoramento e selecionamento... o que estariamos a fazer então? Não é?
Mas... infelizmente há NNNNNN casos assim, um pouco por aqui e ali... mas nada posso fazer em relação a esse tipo de casos.

Abraços a todos.
Miguel
ambamaro
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta ago 01, 2003 8:46 pm
Localização: 3 pequinês, 1 caniche, 1 siamês, 1 gato SRD

sexta fev 16, 2007 12:16 am

Olá a todos,

Em 1º lugar quero pedir desculpa à Catarinaaaaa pois o tópico era para procurar uma fêmea e acabou por levar outro rumo.
Informo-a que o Miguel criou um tópico “a ala dos namorados” e que desde essa altura ando para colocar o meu Nero mas por preguiça enfim.

Citando o Miguel:
“Não esquecendo que o primeiro sentido e principio básico da Criação, segundo normas e regulamentos do FCI, é que os cruzamentos devem ser realizados apenas, para "Melhoramento e Seleccionamento" da continuidade e preservação da raça enquanto Espécie.

Ora se realizarmos criações sem o dito melhoramento e selecionamento... o que estaríamos a fazer então? Não é?
Mas... infelizmente há NNNNNN casos assim, um pouco por aqui e ali... mas nada posso fazer em relação a esse tipo de casos.”

Infelizmente estou à 1 mês em casa por motivos de saúde e é claro que me entretenho navegando por aqui e por ali.
Já não sei onde li, mas foi em mais de um site, que criadores estavam a seleccionar os cachorros que possuíam o focinho mais pequeno e com maior pelagem, sabendo-se que isto levará a uma maior dificuldade de respiração. Essa selecção é feita, pois o peque fica mais bonito, logo com uma maior procura. Acho que vamos de encontro aos criadeiros, só que estes têm menos “qualidade”.

Outros seleccionam os mais baixos. Mas será que ninguém se perguntou porque estes animais têm um andar bamboleante?
Se os “metem” mais baixos logo vão ter mais dificuldades em andar, pois a caixa mantém-se.
Portanto, acho que o melhoramente e seleccionamento é feito segundo a vontade do criador.

Quanto ao controlo, acho que o CPC poderia fazer algum tipo de contrato com veterinários para estes fazerem o controlo da ninhada aquando da colocação do chip.

Será que o CPC ou o FCI já fez alguma reunião com os criadores para debaterem o que é de melhor para a raça? :?:

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Pequinês”