Grooming - Escovagens - Pelagens e afins...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quinta fev 08, 2007 11:35 pm

Olá a todos;

Este topico serve para troca de ideias e informações sobre o tipo de tratamento que nós temos com os nossos meninos a nivel da sua pelagem.

Escovagem, corte, lavagem, tempo de tratamento etc.
Certamente podem também contar quais os truques e segredos aplicados, desde pequenas misturas de oleos, a agua de rosas, productos que estão disponiveis no mercado ou mesmo os caseiros.

Hoje em dia há enumeros productos no mercado que satisfazem muito bem as nossas necessidades, como por exemplo os productos de Jean Pierre Henry, penso que é assim que se escreve hehehe.

Mas há muitos mais.

Desenvolvam ;)

Miguel
AnaLee
Membro
Mensagens: 172
Registado: quarta fev 26, 2003 1:45 pm
Contacto:

sexta fev 09, 2007 2:12 pm

drummondville Escreveu:Olá a todos;

Este topico serve para troca de ideias e informações sobre o tipo de tratamento que nós temos com os nossos meninos a nivel da sua pelagem.

Escovagem, corte, lavagem, tempo de tratamento etc.
Certamente podem também contar quais os truques e segredos aplicados, desde pequenas misturas de oleos, a agua de rosas, productos que estão disponiveis no mercado ou mesmo os caseiros.

Hoje em dia há enumeros productos no mercado que satisfazem muito bem as nossas necessidades, como por exemplo os productos de Jean Pierre Henry, penso que é assim que se escreve hehehe.

Mas há muitos mais.

Desenvolvam ;)

Miguel
Olá miguel e todos colegas foristas

Os produtos de que falava são os da jean-Pierre Héry... LOl.. Não falhou por muito...Já o conhecer já é muito bom...Ninguem tem obrigação de conhecer marcas, a n ser os profissionais, pois esses sim, tem obrigaçao de ajudar a tratar melhor os seu amigos.

Bem , em relação ao tratamento do pequinês, não é do outro mundo e nem caro se as pessoas simplesmente tiverem cuidados essenciais...
Eu tive uma menina Albina(note-se que o pelo era branco, pele e extremidades totalmente rosas e alhos azuis, bastante sensiveis)em que os cuidado que tinha c ela eram os essenciais, NUNCA a tosquiei, nem aconselho a faze-lo a qualquer exemplar da raça, a questao do calor já lá vamos chegar...

Eu escovava a Bianca todas a semanas 1/2 vezes por semana com um produto que veio parar as minhas mãos numa formaçao de actualizaçao de curso e nunca mais larguei, como é dificil ou impossivel encontrar em portugal, encomendei uns kuantos e agora cada vez que alguem precisa tenho sempre um de parte :)

Imagem

Chama-se Super Coat e pode ser usado em qualquer, pelo existem varios tamanhos, desde 8 laminas, ate 16, o que eu uso é o que dá normalmente para tudo, o de 12....

O que este produto faz que não faz mais nenhuma, nao c a rapidez e eficiancia, é simplesmente retirar o pelo morto do cao, a seguir é só passar c uma cardadeira para dar brilho e retiar um ou outro tufo de pelo preso e pronto, a reduçao de queda de pelo e calor no Vaerao são muito consideráveis.

Os banhos, bem aí sou suspeita, que nem para exposiçao eu dou banho aos meus(mas ele tambem, tem pêlo curto), eles vivem comigo em casa, e passam o dia la fora... é uma questao de escovar normalmente...

Na Bianca, tambem era muito raro, talvez de 3 em 3 meses, e estava sempre branquinha, kuando tinha uma sujidade esperava só que secasse a seguir escovava.... Em produtos eu uso normalmente o dermocanis, ver o que melhor se dapata ao pêlo especifico do cão, porque pelos claros é um e pelos escuros é outros, por causa do Ph da pele. Para expo e dar expectáculo uso mais o Ive St Bernard (os da Jean.Pierre tb são muito bons, mas n vem em muita quantidade e comparando tornam-se mais caros) No caso dos pequineses, talvez o de maçã verde....

AS tosquias NUNCA!!!!
1ª Quanto mais tosquia mais vai ter de tosquiar pk a tosquia altera a composiçao do pêlo, torna-o mais fraco e começa a cair e ficar menos lustroso, com menos vida.Alem de que fica mais caro....

2º Tosquiar não vai dar menos calor ao cão!! ERRADO!!!!Muito pelo contrário, a pele fica mais exposta ao sol e pode contrair queimaduras e tudo, logo o animal fica c mais calor...SE o animal tem pêlo é para alguma coisa... SE não querem ter pêlo em casa ou trabalho a tratar dele, não escolhem um pequinês!!(Embora eu ache que não é trabalho nenhuma escovar 1/2 vzs por semana)

3º - De 3 em 3 meses, se quiser, fazer coincidir c a altura da banhoca(se necessário) o que realmente aconselho é um banho e aparo(feito por profissional credenciado) ou seja, tosquiar barriguinha, rabinho e aparar aquelas zonas que ficam mais sujas e que não são muito higiénicas, aproveita-se para tratar do pêlo dos plantares, que isso sim faz-lhes calor, tal como o pêlo da barriga e anus... SE for menina, n suja o pelo a fazer xixi, kando encosta barriguita e a fazer coco n fica lá nada agarrado, se for menino a mesma c a pilita...

A preparaçao para exposiçao, acho que o melhor a falar disso será o Miguel, visto ele ter exemplares e ir mm freuqnetenmente c eles... Eu pessoalmente inda não tive a sorte de me porem uma dessas coisinhas queridas nas maos para passar, só me saem monstros...LOl e eu tão pequenina!!

Espero que tenha contribuido de alguma forma
:wink:
<p><strong>Melhores Cumprimentos</strong></p>
<p><strong>Ana Marta DeCarvalho</strong></p>
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sexta fev 09, 2007 7:56 pm

Olá Analee;

Desde já um obrigado pela colaboração nesta area, pois poucos falam neste sentido.
Diga-se que muitos fazem quase como que um segredo o tratamento da pelagem dos pekes. Eu gosto de trocar opiniões pois penso em prol da raça e não somente nos meus exemplares.

Em relação a esse pente com um nome esquesito :lol: diga-se que nunca tinha ouvido falar, já o tinha visto mas não percebia muito bem qual a sua utilidade, muito menos num pequines...

Mas agora pergunto, isso não irá partir parte da pelagem saudavel? Um exemplo, caso esteja um pequeno nó, não irá essa escova quebrar a pelagem envolvente do exemplar?

Bem... diga-se de passagem que a pelagem deve ser a ultima coisa tomada em consideração num pequinês, pois supostamente é o ultimo detalhe a ser julgado na raça em questões de qualidade. Uma falha que pode levar a desqualificação é mesmo o possivel facto de ter pelagem a mais no exemplar, o que acaba por tirar a forma corporal do exemplar que deve ser semelhante a uma pêra. Mais apertado na traseira e muito largo na frente (caixa toraxica)

Ou antes, quando tiver a oportunidade de ver um pequinês demasiado peludo, recorde-se de procurar ver se o mesmo mantem a forma corporal.
Actualmente temos um exemplo em Espanha, de uma criadora que tem exemplares de Origens Americanas, o cão para além de ser enorme comparando com os tipicos pekes Europeus, pequenos e extremamente compactos, o americano tem tendencia para exemplares de tamanho maior, mais compridos a nivel corporal e muitas vezes, peludos em demasia.

Um bom exemplar da raça não precisa cobrir as patas com a sua pelagem, se o fizer sem perder a forma corporal, optimo, mas é dificil de conseguir juntar tudo num só cão.
O mau exemplo do cão Americano é precisamente o de dar uma ideia muito enrada do que na realidade é.

Um pormenor e sem duvida que é algo notavel, são muito poucos os Juizes que na realidade sabem Julgar esta raça e fazer uma afirmação destas não é algo critico destrutivo, mas antes pelo contrario. O facto está na ausencia de exemplares em Exposições. Para terem uma ideia, poucos são os Juizes que têm a oportunidade de meter as mãos num exemplar desta raça.
Bons Juizes da raça, na generalidade são Ingleses ou Juizes de outros países que tenham feito criação da raça.

Nós Drummondville já tivemos a oportunidade de colocar à disponiblidade de alguns Juizes Portugueses, alguns dos nossos melhores exemplares em provas de aprendizagem de Julgamento. É sem duvida muito interessante, mas também conseguir dar algum apoio e conhecimento aos mesmos, para que futuramente os "nossos" Juizes saibam como julgar a mesma raça para além das nossas fronteiras.


Em relação à preparação para exposições a nivel da pelagem, não requer muitos extras, mas diga-se que algum apoio na selecção alimentar, alguns complexos vitaminicos e uma grande contribuição genetica :lol: hehehe a pelagem mantem-se. É quase impossivel fazer com um Peke que não tem pelo muito comprido, que o mesmo atinja o comprimento de um cão de exposição.

Mas... algumas dicas são:

Até aos 6 ou 9 meses de idade;

Escovar só com pó talco, aparar as patinhas por baixo junto às almofadinhas, limpar a pilinha ou o pipi com uma toalha turca todos os dias, limpar a ruga ou prega facial com toalhitas de bebé, algumas têm um composto de aveia, muito bom para os canitos.
Agua de rosas ou malvas é optimo para limpar a cara e olhos, essas infusões podem ser feitas à moda antiga, tradicionalmente caseiras.

Depois dos 9 meses até aos 18;

É uma idade critica, pois a pelagem tal como todo o corpo vai sofrer as maiores transições. Eu diria que é a idade do patinho feio, mas... depois dos 18 meses de idade tudo se compõe.
Certamente vai encontrar partes da pelagem mais comprida que outra, uma orelha mais curta, um lado da cauda maior que do outro, enfim é uma confusão pegada...
Alguns criadores optão por aparar com uma tesoura de corte as pontas, eu na minha opinião prefiro deichar estar tal como está, pois imagine-se passar 9 meses a cortar pontas e a acertar toda a pelagem. Dias hao de chegar que toda a pelagem está certa.

Tratando;
Pode manter a escovagem de Pó Talco, mas há quem opte por champô seco, os nossos produtos são geralmente os da Jean Pierre Henry, infelizmente não encontro outros e estes são muito bons, tirando o preço :lol: .
Aconselho aparar pelagem junto às partes genitais para fins de maior higiene.

Depois dos 18 meses adiante;

Se bem que depende de exemplar para exemplar, alguns cachorros só têm a pelagem toda certa e composta aos 24 ou 28 meses de idade, a escovagem poderá se manter com o dito Pó-Talco como em cachorro, aliás muitas vezes é o mais pratico a nivel de escovagem, no entanto há diversos tipos de pelagem mais seca no qual o Pó-Talco não deve ser aplicado.
Em relação ao tipo de pelo, facilmente vemos quando um PEKE tem a pelagem mais pesada ou mais fofinha, tipo uma bola de algodão doce.
A questão está no seguinte, um cão de pelagem mais pesada é muito mais facil de tratar, com Pó-talco rapidamente se desfazem os nós e como a pelagem para além de ser mais pesada, apresenta uma maior oleosidade, rapidamente se trata do mesmo exemplar.

Quando o cão é mais FLUFY, mais bolinha de algodão, o caso é capaz de ficar complicado, para além da pelagem ser muito mais solta e fina, geralmente é muito mais seca e quebradiça. Nestes casos o Pó-Talco só deverá ser aplicado no final da escovagem ou em caso de exposições em que o exemplar é escovado varias vezes no mesmo dia.
Os cuidados redobrados com este tipo de pelagem, requer uma mistura simples e que também pode ser caseira, basta pegar numa garrafa de litro, meter meio litro de agua, duas colheres de creme hidratante tipo os de Bebé da Johnson ou algo do genero, pode colocar oleos especiais de tratamento capilar, algo à base de omegas ou algo do genero, depois de tudo junto, basta mexer e ET-Voilá!! Temos um optimo composto para hidratar a pelagem.

Borrifa-se a pelagem do cachorro, com uma escova propria de cabeleireiro vai-se escovando as pontas da pelagem e a pouco e pouco chegando mais perto da raiz. Outra questão que muitas vezes é levantada...
Por onde começar???

É simples, apartir da cabeça começamos por "puxar" parte da Juba em sentido da cabeça, ou antes de trás para a frente, e vamos apanhando madeicha a madeicha da mesma pelagem.

Tendo sempre uma coisa em atenção!!
Toda a escovagem deve ser sempre realizada com muita calma, devagar, nunca de forma energica, e com muito cuidado para não quebrar a mesma. A recordar que um conjunto de pelos, muitas vezes leva mais de 18 meses a ficar com um tamanho moderado.

Como desmanchar nós??
De dentro para fora, ou antes, com os dedos, tentar abrir a mesma torcida, de modo a não aleijar o mesmo, caso não seja possivel abrir com os dedos, tentar com um pente mais fino, devagar e com muito jeitinho, caso não veja grandes resultados o melhor é mesmo pegar numa tesoura de pontas redontas, colocar a mesma na base da torcida e cortas da raiz para as pontas de fora, tendo sempre a especial atenção de ver se não corta a pele do mesmo cachorro.

Penso que é tudo ;)
Miguel
AnaLee
Membro
Mensagens: 172
Registado: quarta fev 26, 2003 1:45 pm
Contacto:

sexta fev 09, 2007 9:43 pm

drummondville Escreveu:Olá Analee;


Em relação a esse pente com um nome esquesito :lol: diga-se que nunca tinha ouvido falar, já o tinha visto mas não percebia muito bem qual a sua utilidade, muito menos num pequines...

Mas agora pergunto, isso não irá partir parte da pelagem saudavel? Um exemplo, caso esteja um pequeno nó, não irá essa escova quebrar a pelagem envolvente do exemplar?

Miguel
olá Miguel excelente explicação... Infelizmnete concordo, não ha exemplares de qualidade a circular por aí.... :(

Bem em relaçao ao pente... não corta nem tira pelo nenhum necessario, é como se agarrasse apenas o no e o retirasse, sem causar nem dor, nem desnivelaçao de pêlo, é o que utilizo para recuperar orelhas de cocker, quando antigamente se tosquiava sem haver mais soluçao.....

O que provalvelmente se estará a referir será os corta nós, esses sim cortam e até podem ferir o animal se mal-feito... isto n tem mm nada a ver, e por não encontrar em mais lado nenhum é que encomendei uma carrada deles para os meus clientes... assim escuso de tosquiar pêlos desnecessarios...e ficam mais satisfeitos c o resultado.....
<p><strong>Melhores Cumprimentos</strong></p>
<p><strong>Ana Marta DeCarvalho</strong></p>
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado fev 10, 2007 7:24 pm

Hummm sem duvida que fico com alguma coriosidade nesse pente, parece ser mesmo muito util.

Então e mais coisas?
Haverá mais alguns produtos que poderão ser uteis ao grooming dos nossos amigos?

Havia uma gama de produtos do Ring5 ou algo assim e um que era o MisterGroom não me recordo se eram esses... mas.. recordo-me do nome...

Só é pena que o forncedor e representante que conhecia na linha de sintra, deichou de comercializar esses produtos, aliás... fechou as portas...

Só há uma exposição em que encontro muito vagamente alguns produtos, mas este ano estava mesmo mesmo mesmo muito pobrezinho que são as expos do Porto. Mas diga-se de passagem que este ano a Exposição, para além de "um pouco" super mal organizadas, havia uma extrema falta de Stands de produtos, dos mais variados tipos. Ração só havia a Royal Cannin, e nada mais... os produtos de higiene, apenas me recordo de uma bancada... das duas uma, ou estava tudo muito caro a nivel de custos para as marcas colocarem as suas bancas, ou diga-se de passagem que há algum meio ou organismo que está a monopolizar as mesmas em função de obtenção de uma maior imagem ou lucro...
Mas isso são outros pormenores...
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

domingo fev 11, 2007 6:34 pm

Boa tarde

Será que me pode indicar onde poderei adquirir esse milagroso pente?

Obrigada

Céu
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo fev 11, 2007 7:25 pm

Oi Céu, seugundo sei a Analee tem alguns pentes disponiveis para interessados, em principio ela vai estar na Exposição de Vila Franca de Xira, vou ver se lhe peço para ver como são e como funcionam os mesmos pentes.

Eu pessoalmente nunca tinha visto, considero uma novidade.
:D
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

segunda fev 19, 2007 11:07 pm

Olá a todos!!

Então e os cuidados com os olhinhos e a pelagem em redor, nomeadamente as preguitas, o que aconselham?
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 20, 2007 1:33 am

Oi Artemysa.

Há varias tecnicas e teorias.
Pode aplicar N tipo de "tratamentos" uma vez que vai muito do gosto pesoal de cada um.

Entre muitos criadores a nivel internacional com quem mantenho contacto, quase permanente, são da opinião de usar toalhitas de bebé para limpeza da ruga ou então uma toalha turca humedecida com agua morna para limpar a ruga e a batatinha do nariz.
Esta limpeza comvem ser feita uma vez por dia, principalmente a cães que tenham tendencia a ter o STOP, entrevalo entre a ruga e a batatinha do nariz muito humido.
Este espaço profundo chamado de STOP quando humido e não limpo com frequencia, tem tendencia a produzir mau cheiro e incomodo ao proprio exemplar, o mesmo pode começar a esfregar o focinho em tudo o que lhe apareça à frente e ai podemos ter problemas oculares com o Cachorro.

Quando o cão em causa não tem por habito ter o mesmo STOP humido, as limpezas a mais podem trazer irritação, pelo que não se deve abusar na mesma limpeza, nem fazer qualquer tipo de fricção no STOP, a ideia é só manter o STOP e rugas limpas de humidade. Se estiverem secas, optimo, melhor ainda.

Os olhos podem ser lavados com uma botita de algodão e agua de rozas ou malvas, mas nunca com soro fisiologico por provocar secura ocular ou mesmo cegueira a longo prazo. Outro problema que podemos originar com o soro fisiologico a nivel de aplicação ocular, o entupimento das vias lacrimais.

A aplicação de VitaminaOftalminaA em conjunto com Clorocil, ambas em pomada, devem ser aplicada nos olhos quando os mesmo estão muito avermelhados e irritados.

Penso que é tudo.
Certamente há mais metodos de higiene diaria que possa fazer à cara destes miminhos, mas... como faz com os seus??
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

terça fev 20, 2007 12:59 pm

Eu sou adepta da toalhita húmida...a minha diabinha é que odeia que lhe limpem essa zona (ela trinca literalmente a toalha lol), por isso perguntei se haviam mais truques.

Quanto às toalhitas de bébé é uma óptima solução, mas queria deixar uma nota: é que alguns tipos trazem detergentes, que são irritantes, e pior, algumas têm álcool, que desidrata a pele (tornando-a mais sensível a irritações e infecções). Por isso gostaria de deixar o alerta para as pessoas que lerem isto e usam toalhitas para darem sempre uma vista de olhos à composição, preferindo sempre toalhitas sem detergentes ou à base de aveia (são mais caros mas os nossos peques merecem).

Qual é a frequência com que limpa os olhitos (não as pregas, mas os olhos propriamente ditos) dos bichos?
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

terça fev 20, 2007 1:31 pm

Oh Ana! Isso de que falas é um Coat King ( mais marca menos marca). Existem com várias quantidades de dentes, mas é semelhante a um corta-nós. Eu também uso isso qdo quero retirar sub-pelo (quantidade) ou volume. Mas isso corta, e não é de todo aconselhado a um pequenês de exposição.

Mais o pequenês de exposição não devem de tomar banho com tanta frequência, é anual depois da muda. Isto se se quer manter o sub-pelo (o que lhe dá o volume). Apenas se deve lavar com shampô seco, escovar com talco, mas com cuidado para não retirar o sub-pelo.

Maiores cuidados: Limpeza dos olhos frequente e corte das unhas, que crescem depressa.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 20, 2007 5:54 pm

Olá Isabel,

Eu não sei muito bem o que é o pente, ou qual a sua devida apliacação, desconheço totalmente.
Mas uma vez que tira o volume, não deve ser grande ajuda em cães de Show, mas em caso de algumas fémeas que não são tão abituais em Show, algumas têm tendencia para fazerem nós com bastante facilidade.

Uma vez que as fémeas não são providas de tanta subpelagem, talvez não seja mau de todo.

Mas um corta nós se aplicado neste tipo de pelagem densa como cães de exposição, acredito que o mais certo, é que entrava no pelo e depois seria um sarilho dos grandes para sair.

A pelagem por natureza proporciona a realização de nós devido à subpelagem. Mas conhecer e entender, estou sempre disposto, vou ver se encontro a Analee para ela mostrar.

Em relação às toalhitas... esqueci referir o que a Artemysa falou, devem ser em base de aveia, sem alcool tal como ela referio.
Em relação à frequencia da limpeza ocular, sempre que necessario, ou antes sempre que reparar que os mesmos estão com remelas, pó nos olhos do pó talco, olhos vermelhos ou irritados, ou antes, sempre que veja que é necessario.

Penso que é tudo.
Alguem aqui vai a Vila Franca de Xira???

;)
Miguel
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

terça fev 20, 2007 7:17 pm

Que água de rosas é que usa? A da farmácia é igual à dos supermercados e tem um tensioactivo, pelo que tenho receio de usar nos olhos da minha pestinha...
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 20, 2007 7:25 pm

Geralmente uso um produto proprio para a limpeza ocular, chama-se OCRIL, é azul e deve ter uns 25cl, é um pouco careiro mas há outros.

A agua de rozas uso poucas vezes, aliás é raro usar, quando uso geralmente é de receitas caseiras não é dificil de fazer.
Existem varios tipos de rozas, umas chamadas Rozas de Sta Terezinha e outras que têm um cheiro muito agradavel, mas nesta altura do ano não consigo encontrar com facilidade.

Geralmente uso produtos naturais e fujo às farmacias e produtos muito activos, em falta de melhores opções temos os produtos do Vet.

E... será que vale a pena estar a comprar agua de rozas ou malvas quando pode fazer em casa? hehehe :lol:
Pergunte à Céu como faz, eu actualmente como não tenho nem rozas nem malvas, vou recorrendo mesmo aos produtos Vet.

Não sei se o seu Vet tem mas se incomendar não é dificil de obter.
;)
Miguel
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

terça fev 20, 2007 7:55 pm

OK, bem me pareceu que aquela coisa não era adequada para a minha bichana!! :)

Fico então à espera que a Céu (que eu não sei quem é) divulgue aqui a receita caseira dela...acho que é de interesse de todos os donos de Peques :)

Já agora fiquei curiosa, quais as características dos cães espanhóis?
Responder

Voltar para “Pequinês”